COZINHA DA AMÉRICA LATINA – BRASIL

Tudo bem, gente? Boa tarde!

A Cozinha Brasileira sozinha poderia ser o tema central desta coluna por anos sem que eu repetisse receitas. Ela é variada, cheia de influências e cada vez que pego pra estudar algum dos seus aspectos, fico mais encantada.

A série Street Food aporta em Salvador, que foi a primeira capital tupiniquim. E lá mostra pratos que são conhecidos. Porém, a feijoada não é a mesma que a do Rio de Janeiro ou de Minas Gerais. A moqueca é diferente da cearense ou da capixaba.

Isto é muito comum, já que temos ingredientes e povos diferentes em todo o território, o que faz com que os pratos sejam adaptados. Nossa cozinha é basicamente formada pela cozinha indígena, cozinha portuguesa e cozinha africana. As variações são infinitas, já que tivemos milhares de indígenas em todo o território, de diferentes nações e hábitos alimentares. O que também vale para os africanos que aqui aportaram.

A cozinha da Bahia é bem diferente da de Minas Gerais. Porém, em ambas é possível perceber os sabores trazidos da África, assim como suas combinações. Para os baianos o dendê é  usado na moqueca e no acarajé, por exemplo. Os mineiros têm o frango com quiabo. Nem frango e nem quiabo são brasileiros, e esta mistura já era uma velha conhecida em países como Angola e Cabo Verde antes de chegar aqui.

Neste post vou abordar a mandioca, base da cozinha indígena. Pra quem tem interesse em história da alimentação, vou deixar um vídeo falando um pouco dos estudos do Câmara Cascudo, que tem um livro maravilhoso sobre o assunto:

 

https://vimeo.com/244996524/dd57729606

* O link vai ter enviar para o site da Vimeo, onde o vídeo será exibido. Devido às configurações do mesmo, não foi possível exibí-lo diretamente aqui na página.

E para ilustrar o uso da mandioca na nossa cozinha, vou colocar aqui uma receita com o produto em si, e outra com um dos seus sub-produtos mais comuns, o polvilho azedo. Como sou mineira, as receitas, logicamente, têm influência da minha origem.

VACA ATOLADA
Ingredientes

500g costela de boi

200g de mandioca em pedaços

Caldo de carne ou água quente

50g de cebola em cubos médios

10g de alho em brunoise

01 tomate sem semente em cubos médios

Óleo para refogar

Sal, pimenta vermelha, colorau, cheiro verde a gosto

Modo de preparo: Temperar a costela com sal e pimenta vermelha. Selar em óleo. Escorrer o excesso de óleo, caso haja e reservar a carne. Adicionar a cebola e refogar. Colocar o alho e o colorau. Voltar a carne para a panela e mexer. Acrescentar o caldo de carne/água quente e cozinhar na pressão por 40 minutos. À parte, cozinhar a mandioca em água e sal até ficar al dente. Quando a carne estiver macia, misturar a mandioca e ferver um pouco. Acertar o tempero e finalizar com cheiro verde a gosto.

 
PÃO DE QUEIJO
Ingredientes

250g de polvilho azedo

150 ml de leite

5g de sal

50 ml de óleo

02 ovos

250g de queijo meia cura

Modo de preparo: Leve ao fogo o leite, o sal e o óleo até ferver. Adicione o líquido quente ao polvilho e misture bem. Acrescente os ovos e mexa. Coloque o queijo e misture. Deixe gelar um pouco. Modele e leve para assar em forno a 200ºC.

Obs.: Há quem faça o pão de queijo com outros tipos de queijo. O importante é ser mais duro, como o parmesão. Outra coisa, tem gente que mistura polvilho doce e azedo ou que faz só com polvilho doce. Fica ao critério de quem faz.

Se alguém quiser saber mais sobre alguma receita feita com a mandioca ou um dos seus sub-produtos, ou receitas brasileiras, me chama nos comentários. Depois que eu acabar esta série da América Latina, creio que volto ao Brasil.

Espero que tenham gostado do post.

Abraços e boa semana a todas.

 

 

O que achou deste texto?

2 Responses to COZINHA DA AMÉRICA LATINA – BRASIL

  1. Olá Naty?. Bem diferente sua receita de vaca atolada. Aqui cresci vendo a família fazer com paleta desossada cortada em pedaços irregulares direto na pressão, depois de estar macia a ponto de quase desfiar se deixar grelhando com cebola, alho. A mandioca se faz separado até cozinhar e depois se acrescenta na panela com a carne e deixa cozinhar até ficar muito macia e o molho grosso.

    ???? que delícia kkķkk

    Abraço Naty

    • Adoro quando você comenta meus posts, Suzi, ressaltando as diferenças entre os preparos. Aprendo muito nesses momentos! A maciez da carne o molho grosso também fazem parte da nossa preparação. Cozinhar a mandioca a parte pode ou não ser feito. Mas, a ideia é essa: um corte mais duro que cozinha por bastante tempo e é misturado à mandioca, para gerar um molho grosso e saboroso.
      Obrigada pelo comentário.
      Abraços.

Leave a reply

© 2015- 2020 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.