SARDEGNA

A Sardegna é uma ilha italiana, localizada no Mar Mediterrâneo, cuja capital é Cagliari. As fotos que já vi de lá são paradisíacas, e a influência catalã é notável em vários aspectos. Como em todos os locais que têm montanhas e mar, existem cozinhas voltadas para os ingredientes de ambos os locais. A cozinha do mar tem ganhado mais notoriedade nas últimas décadas, antes dominadas pelas carnes e queijos de ovelha. 

LAGOSTAS COM BATATAS
Ingredientes
1 kg Lagosta
500 g Batata inglesa descascada e cortada em 4 partes
250 g Molho de tomate
10 ml Azeite
10 g Cebola picada
30 g Salsa picada
10 g Alho picado
Sal, pimenta e tomilho a gosto
Cozinhar as lagostas de 15 a 20 minutos em uma panela com bastante água levemente salgada. Extrair as lagostas, cortá-las em duas partes no sentido longitudinal, destacar as pinças e as pernas, partir a carcaça e, separadamente, as caudas. Aquecer o azeite numa panela de barro e refogar as ervas picadas. Adicionar as batatas, o molho de tomate, a pimenta e os pedaços de lagosta, com exceção dos pedaços da cauda. Cozinhar com a panela tampada e em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos, controlar o gosto e, quando as batatas estiverem cozidas, juntar as caudas. Continuar o cozimento por alguns minutos e servir.

LULAS RECHEADAS NA FRIGIDEIRA
Ingredientes
1 kg Lula limpa – separar os tentáculos dos tubos
100 ml Azeite
70 g pão de forma (miolo)
50 g Salsa picada
50 g Anchovas picadas
2 ovos
20 g Alho picado
Sal e pimenta a gosto
Palitos de dente
Modo de preparo: Refogar os tentáculos das lulas numa frigideira com pouco azeite. Quando estiverem quase prontos, juntar os filés de anchovas e deixar que desmanchem. Adicionar o alho, a salsinha e o pão esfarelado, deixar tomar gosto, retirar a frigideira do fogo e picar ou triturar tudo finamente. Passar o composto para uma tigela, adicionar os ovos, sal e pimenta. Rechear as lulas com esta mistura e fechá-las com um palito. Dispor as lulas no fundo de uma panela com um pouco de azeite, temperar com o restante azeite, sal e pimenta (podem ser feitas no forno, com temperatura baixa). Cozinhar em fogo baixo até as lulas ficarem ao ponto. Retirar os palitos e servir. 
Obs.: As lulas assim preparadas podem também ser assadas na churrasqueira.

Penúltimo post para comentarem e poderem concorrer aos livros que vou sortear no aniversário da Coluna! Só valem os comentários feitos em posts posteriores ao aniversário de 2021. Aguardo vocês! Abraços e boa semana a todas!

O que achou deste texto?

Sorry, comments are closed for this post.

© 2015- 2022 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.