SICÍLIA

A nossa série de posts sobre a Cozinha Italiana chega ao final com um post sobre outra ilha, a maior do Mediterrâneo, a Sicília. A capital, Palermo, abriga muito da história dos gregos e romanos em diferentes épocas. Apesar de não conhecer este local, tenho boas lembranças de uma colega de intercâmbio que era de lá. Apesar de não ser o prato mais típico da sua região, foi ela quem me ensinou a fazer risoto, e explicou como eles fazem tomates secos ao sol. Deixo as receitas de 2 pratos bem famosos locais para vocês.

CAPONATA SICILIANA

Ingredientes
2 abobrinhas italianas cortadas em cubos
2 berinjelas médias cortadas em cubos
1 dente de alho picado
1 talos de aipo picado
2 cebolas média cortadas em cubos
1 colher de sopa de alcaparras
10 azeitonas pretas sem caroço picadas
0,5 colher de sopa de açúcar
Sal, pimenta, orégano e azeite a gosto
1 pimentão vermelho cortado em cubos
1 pimentão amarelo cortado em cubos
30 g pinoli
20 g uva passa clara
Modo de preparo: Em uma panela, aqueça o azeite e coloque o alho, em seguida a cebola e o aipo. Deixe refogar e amolecer o aipo. Em uma forma, coloque a berinjela, a abobrinha, os pimentões, a azeitona, alcaparra, o refogado e as uvas passas. Adicione o açúcar e depois corrija o sal, pimenta e orégano. Leve para assar a 180º C, cobrindo a forma com papel alumínio, por cerca de 30 minutos ou até os legumes ficarem ‘al dente’. Regue com mais azeite e sirva com os pinoli tostados.

CASSATA SICILIANA
Ingredientes
100 g Geleia de damasco
60 g Pistache cru
100 g Frutas cristalizadas
30 ml vinho branco
25 ml Rum
400 g Ricota
400 g Pão-de-ló
Canela em pó q.b.
25 ml Água de flor de laranjeira
100 g Fondant
25 g Açúcar confeiteiro
75 g Chocolate amargo 70% cacau
100 g Açúcar refinado
Modo de preparo: Dispor o açúcar numa panela com 100 ml de água e cozinhar até dissolver e a calda ferver. Passar a a ricota em uma peneira e levá-la à batedeira. Adicionar em fio o xarope de açúcar morno, até se obter um composto fofo. Adicionar o licor, o chocolate em cubos, a fruta cristalizada e os pistaches e misturar.  Forrar uma forma redonda de 26 cm de diâmetro com plástico filme e pincelar com a geleia de damasco diluída em vinho branco. Cortar o pão-de-ló em fatias finas.
Montagem: alternar as camadas de geleia de damasco, fatias de pão de ló, creme de ricota, repetir a operação até terminar o creme de ricota e as fatias de pão de ló. Cobrir e levar à geladeira por 1 hora. Desenformar antes de utilizar.
Levar ao fogo o açúcar de confeiteiro com a geleia de damasco que sobrou e deixar ferver por alguns minutos. Derramar sobre a cassata e espalhar uniformemente. Derreter o fondant com a água de flores de laranjeira. Despejar este composto também sobre a cassata e espalhá-lo formando uma camada uniforme e lisa. Decorar com frutas cristalizadas.

Meninas, esse é o último post para vocês concorrerem aos livros que vou sortear na próxima semana. Lembrando que com um único comentário em qualquer post que foi ao ar no último ano (depois do post de aniversário de 2021), vocês já podem concorrer. 

Espero que tenham gostado da série. Foi um desafio estudar sobre regiões que eram poucas conhecidas para mim, mas o mesmo tempo gratificante. Abraços a todas e até o sorteio!

O que achou deste texto?

Sorry, comments are closed for this post.

© 2015- 2022 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.