AMMONITE

Estava esperando esse filme sair no Google Filmes desde o ano passado, coloquei até um lembrete pra me chamar quando fosse disponibilizado para locação.

A sinopse do site Omelete diz: “O ano é 1840. O cenário é Lyme Regis, cidade localizada no condado de Dorset, na costa da Inglaterra. Ali, num rico sítio arqueológico, apesar de seu trabalho pioneiro na descoberta de fósseis pré-históricos no início do século XIX, a paleontóloga Mary Anning (Kate Winslet) trabalha sem reconhecimento, numa sociedade científica dominada por homens.”

Kate Winslet já é uma velha conhecida, e quem contracena com ela é Saoirse Ronan, que tem tido destaque recente no cinema. Ambas estão muito bem nos papeis que interpretam. É um filme cheio de silêncios, que são meio que padrão em filmes ingleses. A trama é baseada na vida de Mary Anning, mas não há indícios de que ela fosse realmente lésbica. Meio difícil saber, já que apesar de várias contribuições para a ciência com as descobertas feitas, ela não teve uma educação formal, e na época as mulheres não eram sequer aceitas em universidades.

O nome do filme faz referência a um animal pré-histórico, que me parece ser algo anterior às lulas, pelo fato de ser um molusco. Tinha uma concha em espiral, e a imagem do fóssil da mesma aparece no decorrer do longa.

A Super Interessante fez uma reportagem bem legal, cujo link está no final desta dica, falando que realmente a situação da esposa de Roderick ficar hospedada em sua casa aconteceu, porém na condição de aprendiz. Charlotte não era mais nova, e sim mais velha que Anning e tinha grande interesse pela área.

Enfim, eu gostei do filme, vale a locação. As atrizes têm uma química muito boa em cena, o roteiro é bacana, retrata a época e a pessoa da paleontóloga de maneira fidedigna, pelo que andei lendo. Infelizmente, uma delas é casada e já sabemos de antemão onde a história vai dar.

Segue o trailer:

Espero que tenham gostado da dica.

Abraços e boa semana!

Créditos da imagem: Wikimedia Commons / BBC Films / British Film Institute/Reprodução

Para acesso à matéria da Super Interessante: https://super.abril.com.br/historia/quem-foi-mary-anning-a-paleontologa-do-seculo-19-que-vai-virar-filme/

O que achou deste texto?

2 Responses to AMMONITE

  1. Olá! Tudo bem?

    Não consegui esperar e já tinha assisto ao filme. O que mais me surpreendeu foi a interpretação de Kate Winslet — da qual não sou fã, mas tive que tirar o chapéu para ela nesse filme, cena após cena —, maravilhosa, apesar de Saoirse Ronan não deixar a desejar. Filme muito bom, mesmo.
    É isso!

    Post Scriptum:

    ”A razão pela qual intolerância, sexismo, racismo, homofobia existem é o medo. As pessoas têm medo de seus próprios sentimentos, medo do desconhecido. ”

    Madonna Louise Veronica Ciccone,
    Cantora, Compositora, Produtora Musical e Atriz.

    • Olha só! Assistiu nos scans da vida? Rrrssss…
      Fico feliz que tenha gostado do filme.
      Eu gosto muito da Kate Winslet como atriz. Tiremos Titanic da análise, por favor. Em “O Leitor” ela está magnífica!
      Mas, gosto é gosto, não é mesmo?!
      O importante é ter boas atrizes fazendo bons filmes LGBTQIA+.
      Abraços!

Leave a reply

© 2015- 2021 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.