Turismo LGBT – Brasil gay-friendly

Parada do Orgulho LGBT de São Paulo – Foto Edilson Dantas / Agência O Globo

Texto: Luzagi Ágios

O Ministério do Turismo está se esforçando para atrair turistas LGBT, promovendo o Brasil como gay-friendly.

A Embratur, em parceria com a Associação Internacional de Turismo LGBT (IGLTA), patrocinou um encontro durante a 34ª Convenção Anual Global da IGLTA, realizada em St. Petesburg (EUA), para apresentar o Brasil como destino gay-friendly e abordar questões relevantes para o mercado sobre o turismo LGBT.

Recentemente foi criada a Câmara de Comércio LGBT Brasileira (CCLGBTB) que pretende fomentar negócios LGBT no Brasil. Também o Ministério do Turismo lançou a cartilha “Dicas para atender bem turistas LGBT“.

 

Vinicius Lummertz, presidente da Embratur, comentou que “com uma crescente participação em decisões político-sociais, o público LGBT é um importante nicho de turismo e negócios mundo afora. Eles buscam destinos em que sejam acolhidos e que participem de uma verdadeira evolução social, que também passa pelo serviço no turismo”.

Afinal, os turistas LGBTTT representam 10% dos viajantes no mundo e movimentam 15% do faturamento do setor, segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo). Percentuais que não consideram os “narnianos”.

Pena que, apesar dos esforços de bem receber esse público, nossa pátria registra altos índices de violência contra pessoas LGBT. Até o início deste mês, neste ano, 117 pessoas foram assassinadas no Brasil devido à discriminação à orientação sexual, conforme informação do Grupo Gay da Bahia (GGB). Uma pessoa morta a cada 25 horas no País por homofobia.

O empenho é válido, o caminho é longo. É preciso melhorar em muitos aspectos, entretanto as iniciativas públicas e privadas estão surgindo e são muito interessantes.

E o Brasil oferece tantos lugares lindos para se curtir: praias de nudismo e trilhas belíssimas no Rio de Janeiro; a maior Parada LGBT do mundo em São Paulo, cidade que acaba de ganhar, no tradicional bairro de Vila Mariana, a hamburgueria LGBT Castro Burger; em Santa Catarina, temos o Gay Surf Brazil, na Praia do Rosa, além de variados roteiros de ecoturismo e vinícolas ou bares gays em Porto Alegre.

Querem mais dicas? Cliquem nos links abaixo e escolham seus próximos destinos.

 http://viagemlgbt.com.br/

http://www.estrangeira.com.br/sites-apps-blogs-para-lgbts-planejarem-viagens/

http://viajabi.com.br/

http://viajay.com.br/

http://www.eduardogregori.com.br/?cat=352

Que o Brasil gay-friendly seja uma realidade; afinal, só queremos respeito!

 

 

Fontes:

http://www.hosteltur.com.br/150900_glbt-com-alto-numero-casos-violencia-forma-promover-brasil-como-gay-friendly.html

http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/7789-destinos-gay-friendly-no-brasil.html

O que achou deste texto?

Sorry, comments are closed for this post.

© 2015- 2017 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.