ABRUZZO

Olá, pessoal, tudo bem? Espero que sim, e que sigam se protegendo. Chego neste post com mais uma região do centro da Itália, Abruzzo. É pouco conhecida pelos brasileiros, de forma geral, mas igualmente linda. Seus pratos são mais camponeses, e não tão refinados. Isso não quer dizer que sejam menos saborosos. As carnes de cordeiro e ovelha, assim como o queijo pecorino estão muito presentes nos pratos locais. Coloco aqui duas receitas que gosto bastante. Sei que já dei uma receita de cordeiro, porém esta é um pouco diferente. E, como sobremesa, a famosa Panna Cotta. “Panna” diz respeito ao creme de leite e “Cotta” cozida.

RAGU DE CORDEIRO COM PIMENTÕES
Ingredientes
25 ml Azeite extra virgem de oliva
50 ml Vinho branco seco
250 g Tomate picado
125 g Pimentão amarelo picado grosseiramente
125 g Pimentão vermelho picado grosseiramente
300 g Pernil de cordeiro limpo e cortado em cubos médios
Sal e Pimenta do reino a gosto
1 folha de  Louro
10 g Alho amassado ou batido
Caldo de legumes o suficiente
Modo de preparo: Colocar a carne numa travessa com sal, pimenta moída na hora, alho batido, o louro e deixar tomar gosto por algumas horas na geladeira. Numa panela esquentar o azeite, dourar a carne, deglaçar com vinho e deixar evaporar. Juntar o tomate, pimentões, um pouco de caldo de legumes e uma pitada de sal. Cozinhar em fogo baixo por cerca de uma hora, repondo o caldo quando necessário. Corrigir o sal e a pimenta e servir.

PANNA COTTA 
Ingredientes
1 Baunilha em fava ou gotas de extrato
8 folhas de gelatina ou 12g gelatina incolor sem sabor em pó
50 g Açúcar refinado
150 ml Leite
850 g Creme de leite fresco

Modo de preparo: Aquecer o creme de leite com o açúcar, o leite e a baunilha (abrir a fava no sentido do comprimento e raspar as sementes dentro) até desmanchar o açúcar. Reservar. Prepare a gelatina conforme instruções na embalagem. Acrescentar a gelatina na panna cozida, ainda quente e misturar bem. Colocar a mistura em potinhos e resfriar até que estejam firmes para desenformar (em geral, de um dia para o outro). 

Ingredientes da calda

100 g Framboesa
100 g Morango limpo e picado grosseiramente
100 g Mirtilo
100 g Amora
200 g Açúcar refinado
Modo de preparo: Colocar todas as frutas em uma panela com o açúcar e ferver em fogo baixo até que se torne uma calda não muito espessa. 

Finalização: Desenformar a Panna Cotta e servir com calda de frutas vermelhas.

Obs.: Pode ser servida com calda de caramelo, damasco ou outras frutas.

Obs. 2: Se suas forminhas forem de vidro ou alumínio, passe água gelada e retire o excesso antes de colocar a Panna Cotta. Ajuda na hora de desenformar. 

Espero que tenham gostado das receitas. Boa semana a todas! Abraços.

O que achou deste texto?

Sorry, comments are closed for this post.

© 2015- 2022 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.