ÚMBRIA

Olá, meninas! Feliz 2022 a todas! Continuando nossa série sobre a Cozinha Italiana, agora vamos continuar na região Central. 

A capital da Úmbria é Perugia, que fica no alto de uma montanha. Toda esta região, vizinha da Toscana, é cheia de florestas, cidades e vilas com ares medievais. É muito comum ver peregrinos nas estradas e trilhas, seguindo os passos de São Francisco de Assis.

A gastronomia encontra suas raízes nos etruscos, e apesar de possuir trufas, como outros locais do país, não são tão famosas. Isso não quer dizer que não sejam boas ou usadas nos pratos. Os chocolates da Perugina são bem famosos aqui no Brasil, trazidos principalmente pela rede Pão de Açúcar.

Assim como no restante da Itália, existem pratos comuns, como a Porchetta, que podemos ver na Toscana, na Emilia- Romana e no Lázio. Os presuntos crus, creio que em todas as regiões, bem como os vinhos e os azeites. Trouxe duas receitas que gosto bastante de lá. A primeira é um antepasto, ou seja uma entrada. A segunda é uma sopa, que cai bem para essas noites chuvosas de verão, que a temperatura cai um pouco.

Tomates recheados
Ingredientes
6 tomates maduros
3 filés de anchova dessalgados
2 ovos cozidos picados
100 g de atum em conserva
10 g alcaparras dessalgada
20 g maionese
30 g ricota fresca
20 g de farinha de rosca
Salsa, manjericão, sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo: Retire as tampas e as sementes dos tomates, vire-os para baixo sobre um papel absorvente para escorrer todo o líquido. Em uma tigela, misture os filés de anchovas cortados, os ovos picados, o atum, as alcaparras, salsinha picada a farinha de rosca e tempere com sal e pimenta. Acrescente a maionese, a ricota e amasse os ingredientes com um garfo. Recheie os tomates e feche-os com a própria tampa. Servir gelado decorado com manjericão. Outra opção é finalizá-los ao forno pré-aquecido a 200ºC por 20 minutos. 

Sopa de alho-poró
Ingredientes
500 g alho-poró fatiado finamente
Louro, salsa, alecrim, sálvia, pimenta e sal a gosto
150 g Presunto cru em cubos pequenos
50 g bacon picado
1 L caldo de legumes
50 g pecorino em lascas
Modo de preparo: Em uma panela dourar o bacon, em seguida o alho porró. Na sequência adicione o caldo de legumes e as ervas aromáticas. Deixar cozinhar por uns 20 – 25 minutos. Juntar o presunto à sopa e cozinhar mais 5 minutos. Corrigir o tempero. Servir com o queijo pecorino em lascas.

Obs.: Essa sopa exige cuidado redobrado com o sal, em função do bacon, do presunto cru e do pecorino. 

Espero que tenham gostado do post. Desejo a todas um ótimo 2022 e que tenhamos consciência na hora da escolha presidencial. 

Abraços e boa semana!

O que achou deste texto?

Sorry, comments are closed for this post.

© 2015- 2022 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.