MARCHE

Olá, tudo bem? Nossa coluna hoje traz para vocês um pouco da região de Marche, também pouco conhecida dos brasileiros em geral. Ela fica entre os montes Apeninos e o Mar Adriático, e sua capital é Ancona. O berço dos calçados de alta qualidade do país é lá. 

O primeiro prato que trago é uma entrada, que nada mais é que azeitonas recheadas. Elas podem ser encontradas em toda a Itália, mas sua origem é Marche. A outra receita é de uma sobremesa bem simples, mas muito saborosa.

AZEITONAS ALL’ASCOLANA
Ingredientes
700 g de azeitonas verdes grandes sem caroço
100 g patinho moído
100 g lombo de porco moído
100 g frango moído
50 g presunto cru picado finamente
100 g parmesão
20 g extrato de tomate
1 talo de salsão cortado finamente
1 cenoura cortada bem pequena
50 g cebola cortada finamente
30 g miolo pão
2 ovos
1 gema
50 ml vinho tinto
100 g farinha de trigo
100 g farinha de rosca
Salsa, óleo, noz moscada, sal e pimenta a gosto
Modo de preparo: Refogue cebola, salsão e cenoura em óleo, junte as carnes e o presunto picado e refogue até dourar. Acrescente o extrato de tomate e o vinho, deixe evaporar, tempere com sal e pimenta e deixe esfriar. Passe no processador, incorpore 1 ovo, a gema, a noz-moscada, o parmesão, a salsa e o miolo de pão até formar uma pasta homogênea. Transfira para um saco de confeitar e recheie as azeitonas. Empane as azeitonas na farinha de trigo, ovo e farinha de rosca. Frite em óleo quente, escorra em papel absorvente e sirva quente.

FRUTAS COZIDAS

Ingredientes
4 peras cortadas em gomos
4 maçãs sem casca cortadas em gomos
150 g de ameixas pretas sem caroço
100 ml de vinho branco
150 g açúcar
Zests (raspas) de um limão siciliano
Canela em pau e cravos-da-índia a gosto
Bolas de sorvete de creme
Modo de preparo: Hidrate as ameixas em água morna por 15 minutos. Em panelas separadas, cozinhe em fogo baixo peras, maçãs e ameixas hidratadas com um 1/3 do vinho, do açúcar, água o suficiente para cobrir as frutas, 1 pedaço pequeno de canela, raspas de limão e 1 cravo, até que fiquem macias, mas não desmanchando. Misture as frutas e sirva-as mornas, regadas com a calda (apure um pouco mais se preciso) e decoradas com canela em pau. Servir com sorvete de creme.

Obs.: Se sobrarem, as frutas podem ser guardadas na geladeira imersas na calda.

Espero que tenham gostado do post. Abraços e boa semana!

O que achou deste texto?

Sorry, comments are closed for this post.

© 2015- 2022 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.