BACALHAU

Olá, meninas, tudo bem? Hoje venho aqui com sugestões para a Semana Santa. Muitas podem não ser católicas, porém a tradição de consumo do Bacalhau na Sexta-feira Santa ou no Domingo de Páscoa acabou por ficar em nossas famílias. Fora que é um peixe que eu, particularmente, acho saboroso, quando bem preparado.

Vamos falar, antes das receitas, sobre o tal Bacalhau. Pra começar, ele não é um peixe, e sim, um processo de salga e secagem. A espécie mais comumente usada é o Gadus Morhua, que também é chamado de Bacalhau do Porto. Porém, pode ser usado o Gadus Macrocephalus, que também é chamado de Bacalhau do Pacífico. Pra quem já esteve no Reino Unido e comeu Cod, já conhece o peixe, no entanto, preparado fresco por lá.

Na prática, temos 5 tipos diferentes de peixes salgados secos no mercado brasileiro: Gadus Morhua, Gadus Macrocephalus, Saithe, Ling e Zarbo. A imagem abaixo traz diferenças visuais, que são importantes pra não comprarmos “gato por lebre”:

Para fazer receitas com Bacalhau em postas ou lascas grandes, o ideal é comprar Gadus Morhua ou Macrocephalus. Se for pra fazer desfiado, tipo recheio de torta, salada, bolinho, os outros são igualmente bem-vindos. Outro ponto: lascas de bacalhau e lascas “tipo bacalhau” são diferentes. As segundas são geralmente feitas com merluza salgada, e contém espinhos bem finos, que dão certo trabalho pra enxergar. Às vezes, vale a pena pagar um pouco mais caro.

Fiquem atentas ao seguinte: no Brasil não existe bacalhau fresco!!! Para este preparo, os peixes são pescados no Atlântico Norte (perto da Noruega) ou no Pacífico gelado. Eu já escutei esse “conto da carochinha” em algumas peixarias.

Ainda precisamos falar sobre a dessalga, que é de suma importância para sua preparação ficar bacana. A primeira coisa é ver a espessura da peça ou lasca para determinar o tempo dentro da água e o número de trocas. Independente disso, a água deve ser potável (não precisa ser filtrada) e a vasilha com água e peixe deve ser acomodada em geladeira, sempre tampada.

Minha conta é a seguinte: se forem lascas finas, lave-as para retirar o excesso de sal e coloque de molho com água até passar uns 3 dedos acima do nível do peixe. Com 12 horas na geladeira, estarão prontas para uso. Quando as lascas são grossas, pode trocar de água depois de 6 horas. Ou seja, lava, coloca de molho, depois de 6 horas escorre, coloca água limpa e usa depois de 12 horas. Já no caso das postas, depende da espessura. Até uns 3 cm de altura eu costumo deixar 24 horas, e troco de água umas 3 vezes. Acima disso, troco de água umas 4 vezes e deixo um dia e meio. Prefiram retirar a pele antes de colocar de molho.

Não deixem o bacalhau dentro da vasilha com um fiozinho de água correndo. A osmose (processo pelo qual o sal sai do peixe e migra para a água, a grosso modo) demora pelo menos 2 horas pra acontecer, então você vai gastar uma água danada! Fora a questão da sustentabilidade, né amigas?!

Dessalga em água quente? Pode ser também. Você vai trocando de água fervente até chegar no ponto de sal que quiser. O problema aqui é que no caso das postas e lascas grandes, elas se desmancham. Então, nem sempre é a melhor opção.

Mas, chega de falar do peixe e vamos falar das delícias que conseguimos fazer com ele! Separei duas receitas bacanas aqui pra vocês. Um Bacalhau a Gomes de Sá, super tradicional. E já atendendo ao pedido da leitora Preguicella, Bacalhau com Leite de Coco. Muito fácil de fazer e parece que deu trabalho!

 

BACALHAU AO LEITE DE COCO

Ingredientes

01 kg bacalhau em lascas dessalgado

02 vidros de leite de coco

02 caixas de creme de leite

01 copo de requeijão

02 pimentas comari vermelhas ou pimenta do reino moída a gosto

Sal, se necessário

50g queijo parmesão ralado

Azeite/manteiga para untar

Modo de preparo: Em uma bowl/bacia/tigela, amasse as pimentas, coloque o leite de coco, o creme de leite e o requeijão. Misture tudo e reserve. Ferva água e coloque o bacalhau para cozinhar até ficar macio. Escorra e veja se tem algum espinho. Prove o bacalhau para ver como ficou de sal. Se ficou muito fraquinho, adicione sal ao molho. Unte um refratário com azeite/manteiga e coloque o bacalhau. Por cima, adicione o molho e dê uma leve misturada com o bacalhau. Jogue o parmesão e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até que esteja gratinado;

 

BACALHAU A GOMES DE SÁ

 Ingredientes

01 kg de bacalhau em lascas dessalgado

200 ml de leite fervendo

200 ml de azeite

03 dentes de alho repicados ou amassados

04 cebolas cortadas em julienne

01 kg de batatas cozidas em rodelas grossas

04 ovos cozidos e cortados em 4

200g de azeitonas portuguesas

Sal e pimenta do reino a gosto

Salsa repicada a gosto

 

Modo de preparo: Ferva uma água e coloque o bacalhau. Quando voltar a ferver, escorra e coloque em um recipiente. Despeje o leite fervendo e tampe por 1 hora. Veja se tem algum espinho e retire. Refogue o alho e a cebola em metade do azeite, temperando com sal e pimenta do reino e Coloque-as no fundo de uma travessa, dispondo o bacalhau por cima. Salteie as batatas na outra metade do azeite. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e coloque por cima do bacalhau. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 15 minutos. Retire a travessa, decore com os ovos cozidos fatiados, as azeitonas e a salsa repicada.

 

Bem, peço desculpas pela extensão do post, todavia eram muitos detalhes! Boa semana a todas e se tiverem dúvidas, coloquem aqui nos comentários.

Ah, não se esqueçam que a promoção do aniversário da coluna ainda está rolando. Pra quem ainda não se inscreveu, corre lá no post que tem um naked cake na capa e descubra como participar.

 

O que achou deste texto?

4 Responses to BACALHAU

  1. Bah, Naty eu amei as receitas mas morri no dessalgue kkkk se a Preguiccela quiser fazer essa parte eu prometo caprichar nas tuas receitas. Assim fica a parte “difícil” pra ela kkkk, como pediu.

    Abraços gurias, ótima semana ?

    • kkkkkk… Nem sei o que responder! Uma alternativa à trabalheira do dessalgue é comprar o bacalhau já dessalgado. Hoje em todos os supermercados achamos caixas ou pacotes com postas, lombos, lascas. Eles ficam congelados. Só tenha bastante atenção, pois no caso dos lombos e postas, a maioria das marcas traz o peixe com pele e espinhas. No caso das lascas, eventualmente encontramos espinhos e algumas cartilagens. Pessoalmente, acho que a qualidade é melhor daquele que a gente dessalga. Mas, é indiscutível a praticidade deste congelado.
      Depois me conta se ficou legal!
      Abraços!

Leave a reply

© 2015- 2019 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.