BANQUETAÇO PRÓ-CONSEA

Através da Medida Provisória nº 870, o atual presidente da República extinguiu em seu primeiro dia de mandato o CONSEA – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Este conselho era ligado diretamente à Presidência da República e tinha uma composição bastante interessante: 2/3 dos participantes eram da sociedade civil (pessoas como eu e vocês) e 1/3 de funcionários do governo. Um detalhe de máxima importância: a participação de TODOS era voluntária, incluindo os funcionários, que não recebiam a mais para serem membros.

Esta medida foi recebida com surpresa por todas as pessoas e instituições que se preocupam com a segurança alimentar no Brasil. Falar nela não quer dizer somente chegar um alimento em boas condições à mesa de todos. Quer dizer, acima disso, chegar alimentos a todos, ou seja, não existir gente passando fome. Pra quem não sabe, existe um mapa da fome no mundo. Nós, através do trabalho de articulação do CONSEA, conseguimos sair dele em 2014. Porém, estamos quase voltando.

Destituir este Conselho faz com que a nossa voz seja calada. Muitas demandas da sociedade viraram políticas públicas porque a sociedade civil foi ouvida pela presidência. Além do combate à fome, existia a luta pela redução do uso dos agrotóxicos, o incentivo à agricultura familiar, à agroecologia, e mudanças na lei de rotulagem de alimentos só foram possíveis devido à este contexto.

Pensando nisso, um coletivo chamado Banquetaço (https://www.facebook.com/banquetaco.nacional/), que é totalmente apartidário, se reuniu mais uma vez e resolveu fazer algo, agora em nível nacional: chamar todas as pessoas que são contra a extinção do CONSEA a se manifestar. Qual a nossa maneira? Servindo comida de verdade!

Há cerca de 1 mês eu vi este chamado num grupo de Whatsapp e pensei que gostaria de participar deste ato pacífico. Tem sido um caminho interessante, pois pela primeira vez na minha vida eu peguei a minha indignação com nossos governantes e estou fazendo algo produtivo. Eu resolvi falar, independente de quem esteja me ouvindo.

O mais curioso é que encontrei muita gente boa no meio do caminho, que me fez despir de muitos preconceitos, como por exemplo, o pessoal do MST – Movimento dos Sem Terra. Eles doaram boa parte do que vamos cozinhar e servir! Além deles, várias pessoas estão doando ingredientes, dinheiro, ajudando a divulgar.

De repente, há 1 semana do evento, comecei a interagir com a coordenação em nível nacional. E hoje, descobri que somos mais de 70 cidades no Brasil todo. É um alento para o meu coração pensar que tem muito mais gente, que assim como eu, resolveu fazer algo concreto além de reclamar via Facebook. Já escrevi, por exemplo, pra deputada que elegi aqui no estado de SP para cobrar uma posição sobre o assunto. Sem a adesão deles, a MP vira lei.

E é por isso que nosso ato acontece no dia 27/02. Dia 28 está marcada esta votação. Aqui em RP, estaremos na Praça XV a partir das 9h. Se você quiser conferir se na sua cidade haverá Banquetaço, veja o link do evento: https://www.facebook.com/events/2062677720447351/

Descobri mais uma coisa: a maioria das pessoas não sabia da existência do CONSEA e nem o que ele fazia. Nessas de pedir doação pra deus, todo mundo e mais alguém, o trabalho tem sido informativo também. Precisamos entender nossa estrutura e participar mais dela. Nenhum político vai fazer nada que favoreça a população senão nos colocarmos de forma mais ativa.

Por fim, deixo aqui uma matéria que tem vários links ao seu final, com todas as fontes utilizadas nela e também das ideias que utilizei neste texto: http://www.ipea.gov.br/participacao/destaques/161-noticias-destaques-grande/1796-extincao-do-consea. E, além disso, um vídeo que gravei para o nosso evento daqui.

https://www.facebook.com/graziele.morelli/videos/2701137783244631/

 

Se você, assim como eu, tem fome de direitos, se junte a nós nesta quarta-feira. Se não der pra ajudar, venha compartilhar um bom almoço, conversar sobre tudo isso, saber mais sobre estes vários assuntos. Segurança alimentar é para todos, já que todos temos fome, independente da classe social e de quanto você dispõem para comprar alimentos/comida mensalmente.

Deixo um abraço a todas e um desejo de boa semana! Volto no carnaval com o post dos drinks sem álcool.

#VoltaConsea #Banquetaço #TodosPeloCONSEA #VoltaCONSEA #DireitoDeComerDireito #FomeDeDireitos #ParticipaçãoPopularJá #ComidaParaTodos #BrasilSemFome #Banquetaço #DireitoDeComerDireito #FomeDeDireitos #AgroecologiaAlimentaOMundo #SegurançaAlimentar #ComidaParaTodos #BrasilSemFome #ComidaBoaLimpaJusta #ComidaDeVerdade #AgroecologiaÉoCaminho #BrasilSemFome #FicaCONSEA #CONSEAresiste

O que achou deste texto?

6 Responses to BANQUETAÇO PRÓ-CONSEA

    • Gratidão pelo espaço cedido e pelo comentário! Alguns mudam as coisas com as palavras, outros com a comida!
      Bjs

  1. Marquei um “raiva”, mas convém informar que é raiva do governo e não de você, Naty. Sinta-se abraçada e apoiada pela iniciativa :-*

  2. Importante sua informação Naty, eu p.ex.desconhecia tal órgão e sua importante atuação. É preciso que a população como um todo saiba a que riscos estão sendo expostas por um governo que nos coloca em situação de vulnerabilidade, haja visto todas as outras ações que reforçam esse estado de coisas como o afrouxamento na permissão do uso de determinados agrotóxicos.
    Abraço e obrigada pela informação

    • Lilian, obrigada por deixar seu comentário aqui. Realmente, precisamos nos informar melhor! E acima de tudo, ter atitude.
      Abraços!

Leave a reply

© 2015- 2019 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.