RISOTO PARA O VERÃO

E o calor continua aqui na infernal Ribeirão Preto! Juro que acho que o diabo fez estágio aqui pra poder criar o calor do inferno! Hahahahaha…

Brincadeiras à parte, mesmo que seja verão, sempre inventamos de fazer um risoto, que é um prato bem bacana pra um jantar com a namorada/esposa, né?! 

Acho relativamente simples de fazer, só precisamos de um bom arroz (pode ser carnaroli ou arbóreo), um bom caldo (sem caldos artificiais, por favor!), manteiga, parmesão (não usem o de saquinho!), e o que você quiser pra dar sabor.

Creio que a maioria saiba, mas é bom repetir: não se faz risoto com o arroz agulhinha convencional. Se eu pegar o arroz pronto e misturar com creme de leite e outros ingredientes, fiz um arroz composto, não um risoto. O tipo de arroz é diferente e necessita, portanto, de uma outra técnica. 

Bem, antes de passar a receita do risoto, vou passar a do fundo/caldo de legumes. Ele pode ser usado para qualquer sabor de risoto.

FUNDO DE LEGUMES

Ingredientes

03 litros de água

01 talo de salsão

10 grãos de pimenta-do-reino (se não tiver, não use a pimenta em pó)

02 folhas de louro

01 cenoura

01 cebola

Modo de preparo: Coloque a água em uma panela e adicione os legumes, condimentos e mexa. Deixe cozinhar por 30 minutos em fogo mínimo. Coe e utilize. 

Obs.: Se sobrar, resfrie e congele para o próximo risoto. Ou use no seu dia a dia, em qualquer preparação que utilize água.

Agora que você sabe fazer caldo (se alguém quiser saber como fazer de peixe, de carne, de frango, me pergunte nos comentários), vai aí a receita de um risoto que serve de acompanhamento ou prato principal.

RISOTO DE ABOBRINHA, MANJERICÃO E LIMÃO SICILIANO Ingredientes

02 dentes de alho repicados

80 ml de azeite

½ cebola repicada

250 g de arroz arbóreo

200 ml de vinho branco seco

Fundo de legumes o suficiente (mais ou menos uns 700 ml)

100 g de abobrinha em cubos médios

Raspas de 01 limão siciliano (se quiser, coloque também o suco)

Sal e pimenta do reino a gosto

50 g de manteiga

100 g de queijo parmesão ralado (pode ser qualquer queijo que derreta bem)

Folhas de manjericão a gosto

Modo de preparo: Refogue o alho em metade do azeite. Acrescente a abobrinha e mexa, até que fique al dente. Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve. Em uma panela diferente, esquente a outra metade do azeite e refogue a cebola até murchar. Acrescente o arroz e mexa. Coloque o vinho branco e continue a misturar, sempre em fogo médio. Quando o vinho evaporar totalmente, comece a colocar o caldo aos poucos (normalmente coloco de 2 em 2 conchas). Mexa constantemente o risoto. Quando o arroz estiver praticamente al dente, coloque as raspas de limão siciliano (se quiser, pode colocar o suco também) e o refogado de abobrinha preparado anteriormente. Misture bem. Desligue, adicione a manteiga e o queijo e mexa vigorosamente até que derretam e incorporem, dando mais cremosidade à preparação. Finalize com as folhas de manjericão. Corrija o tempero, se necessário. Sirva imediatamente.

Então, gente, o risoto é um prato pra ser feito e servido. Não dá pra fazer e deixar ele ali de lado pra “requentar” na hora que quiser, como o arroz convencional. Ele vai passar do ponto, ficar muito mole, perder a cremosidade, que é o melhor dele. Assim sendo, faça e sirva. 

Se você quer adiantar a vida, pra não ficar muito tempo na cozinha, longe da crush, minha dica é deixar tudo lavado, picado/ralado e separado nas quantidades certas, a abobrinha refogada, o fundo pronto e fazer um pré-cozimento do arroz. Funciona assim: refogue o arroz da maneira indicada na receita, coloque o vinho, deixe evaporar e comece a acrescentar o caldo. Quando estiver na 6ª concha, deixe evaporar e desligue o fogo. Antes de retomar, adicione umas 3 ou 4 conchas de caldo e comece o processo de mexer novamente. Não fica tão cremoso, todavia adianta a vida. É o pré-preparo que fazemos em restaurantes, para não demorar tanto a servir este prato. 

Lembre-se que não pode parar de mexer. A técnica é pra ajudar a liberar o amido do arroz e dar cremosidade, além do que, se parar de mexer ele gruda no fundo da panela e queima. 

Outro ponto que gosto de destacar: a base do risoto é essa aí. Você pode trocar a abobrinha, o limão e o manjericão por aquilo que quiser. Faça um salteado ou refogado daquilo que quiser dar sabor para seu risoto (iscas de carne, camarão, carne seca cozida e desfiada, abóbora, alho-poró, etc.) numa panela e na outra a base. Ao final, junte as duas. São poucos os risotos no qual se cozinha tudo junto. Ou ainda, é possível somente adicionar os itens na altura da mantecatura (ato de colocar a manteiga e o queijo e mexer vigorosamente), como é o caso do risoto da foto da capa do post, que tem uva itália (sem sementes e pele) e sálvia picada. Um dos meus preferidos!

Enfim, são essas as dicas de hoje. Espero que tenham gostado do post. Se quiserem me passar sugestões de receitas, deixem nos comentários!

Fiquei pensando aqui em fazer um teste: vou deixar meu e-mail pra vocês mandarem dúvidas, e aí respondo aqui na coluna. O que acham? O contato é: chefnaty@gmail.com. Creio que seja desnecessário dizer, mas vamos lá: é um endereço profissional, não me enviem propagandas e afins, please! Rrrsss…

Um grande abraço e boa semana a todas!

O que achou deste texto?

Leave a reply

© 2015- 2019 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.