BOLACHA SEM GLÚTEN

Atendendo a pedidos das queridas Diana Rocco e Isie Lobo, minha primeira dica é de uma bolachinha sem glúten. Não entremos no mérito do biscoito ou bolacha, por favor! Em Minas, a gente chama de “quitanda” mesmo! Rrrsss….

Enfim, é uma receita à base de farinha de grão de bico, de origem persa, chamada Nochodchi (se pronuncia nokodki). Eu a retirei de um livro que ganhei de uma amiga muito querida, iraniana, pela ocasião do meu casamento, há uns vários anos. Eu a uso em aulas, então está mais do que testada.

Eu não sou especialista em cozinha sem glúten ou lactose, gente! Mas, transito por todos os meios, levando em consideração os sabores. Neste caso, um dos ingredientes que me chama atenção é o cardamomo, especiaria bastante perfumada e refrescante, usada tanto no Oriente Médio, quanto na Índia e seus arredores. Pra quem nunca experimentou, vale a pena comprar as “bagas”. Segue uma foto pra vocês não se enganarem na hora da compra.

Fonte: Temperosweb

Quanto mais verdinhas elas forem, mais novinhas e de boa qualidade são. Ou seja, não comprem as esbranquiçadas! Vocês devem abrir as bagas, retirar as sementes pretas, tostar levemente em uma frigideira sem gordura (quando começar a liberar o aroma, retirar do fogo), e por fim, amassar/pilar/triturar, antes do uso. Se isto for muito trabalhoso pra você, compre em pó. Porém, o aroma vai desaparecer rapidamente, após a abertura do pacote.

Vamos à receita!

 

NOCHODCHI

Ingredientes

150g farinha de grão de bico

10 bagas de cardamomo ou cardamomo em pó a gosto (penso que 1 colher de chá seja o suficiente, mas depende da qualidade da especiaria comprada)

50g açúcar demerara,cristal ou refinado (eu normalmente uso o refinado)

75g manteiga sem sal gelada

01 ovo

01 pitada de sal

Pistache ou amêndoa laminada (se não tiver, não deixe de fazer!)

Modo de preparo: Tostar as sementes de cardamomo, quebrar e misturá-lo à farinha de grão de bico, juntamente com o açúcar e o sal. Cortar a manteiga em cubos, colocar no meio da farinha e amassar, formando uma farofa. Bater o ovo e adicione aos poucos, sem sovar, até que a massa esteja uniforme, porém sem grudar nas mãos. Leve à geladeira por 30 minutos para firmar. Unte ligeiramente a forma com manteiga, faça bolinhas com a massa e as achate, colocando uma lâmina de pistache ou amêndoa “fincada” na massa. Asse em forno pré-aquecido a 160°C, por aproximadamente 45 minutos, ou até que esteja dourado por baixo e por cima. Deixe esfriar e sirva com chá ou café.

Observação importante: o ponto deste biscoito é um pouco capcioso. Se achar que está bom por fora, abra e confira se dentro não está com cor de massa crua, e para fechar o diagnóstico, prove, para ver se não está com gosto de farinha crua.

A imagem da capa é de uma feita com cortador de massa. É possível dar este formato também, e se preferirem assim, abram a massa entre dois plásticos, com um rolo. O modelo do cortador fica por sua conta!

A técnica usada para esta massa é a mesma para a massa sablée, aquela da torta de limão, entre outras. Como é uma massa sem fermento, o mais importante é ser delicada para misturar, não sovar. Este vídeo mostra bem a técnica, acho que será um tanto ilustrativo, apesar da receita ser outra. 

 

Bem, meninas, essa é minha dica de hoje. Espero que tenham gostado! Em caso de dúvidas, postem aí nos comentários, que respondo. Abraços e boa semana!

 

O que achou deste texto?

12 Responses to BOLACHA SEM GLÚTEN

  1. Nossa amei a receita, bom tá certo que provavelmente não me aventuro a faze-lá, mas vou dar a receita para minha mãe ou meu irmão, deve ficar mega bom.

    • Ah, não esqueci dos seus molhos de salada, viu Marcela! Está na lista pra próxima postagem. É que tive uma de filme pra fazer no meio do caminho. Semana que vem sai!

  2. Noooossa!

    Uma receita dedicada a mim… amei!

    Aliás, amei (e muito) a ideia em si de se ter uma receita base que poderia ser aproveitada para outros fins… como disse: nem sempre sigo as receitas, as vezes viajo nelas 🙂

    De posse do Cardamomo (super coincidência, pois recém ganhei um tanto deles, porque faço e gosto muito do Leite Dourado e quando vi outra pessoa usando num bolo, espichei os olhos pidões) compramos farinha de grão de bico e mãos a massa.

    Até colocamos as amêndoas em lâminas nos meninos e eles ficaram uma delicia

    Massssss… a farinha de grão de bico deu xabú, tivemos de recorrer a velha e boa xícara de café beeeem quente 🙁

    De volta a mesa de projetos. Farinha pronta?! No more

    Té a próxima experiência 🙂

    • Uai, Isie, não entendi o que deu xabú… A bolacha ficou muito dura? Se ficou, pode ter faltado líquido na massa ou o tempo de forno ter sido demasiado.
      Enfim, não deixe de repetir a receita. Às vezes, de prima não dá certo, mas depois você pega o jeito.
      E como a coluna não é minha, é de todas, poste aí receitas suas que já dão certo. Pelo visto, tem uma galera adepta do sem glúten por aqui.
      Abraços!

  3. Oi, Tattah, tenho sim! Façamos o seguinte: tenho um pedido de molhos de salada de uma outra leitora. Depois que eu postar essa dica, coloco a sua. Tá na lista!
    Se precisar com mais urgência, pede por e-mail: chefnaty@gmail.com.
    Obrigada!

  4. Gente! Que fofice! Obrigada, Naty! E parece uma delícia, hein? Concordo com a Tattah, deu água na boca! Valeu pela receita, Chef 😉

    Beijos, até a próxima guloseima 😛

    • Obrigada a você pelo comentário, Diana!
      Use seus master plus advanced dotes culinários e coloque em prática! Rrrsss…
      Abraços!

    • “Use seus master plus advanced dotes culinários” ham ham Brincando com meus parcos talentos culinários, não é? Pois saiba que faço miojo como mais ninguém! (sou a única pessoa que conheço, capaz de errar o ponto do miojo — viu só? Talento único! )

      Beijo enorme, Naty. Estou AMANDO sua coluna. Manda bala! (com a receita, é claro! kkkkkkkkkkkkk)

  5. Valeu pelo comentário, Tattah! Fico feliz que tenha gostado da receita e queira experimentar.
    Se quiser fazer pedidos, fique a vontade!
    Abraços!

  6. Hummm… Bateu uma fominha depois dessa receita. Tô com água na boca, Naty! Já dei aquela salvada para experimentar em breve! rs…

    Parabéns!

    Xêro pra tu!

Leave a reply

© 2015- 2018 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.