PETIT GATEAU

Boa noite, meninas. Tudo bem?

Venho com uma receita de sobremesa hoje, pedido da minha grande amiga Sabrina: Petit Gateau de Chocolate.

É uma receita meio batida, dirão algumas, mas amada por grande parte das pessoas, e eu considero um clássico. Sempre agrada!

Para uma boa receita, o mais importante é a qualidade do chocolate. Pra quem não sabe o que escolher, recomendo um 70%. Se não der, as marcas encontradas nos supermercados, como: Nestlé, Garoto, Hershey’s resolvem a vida. Se puder usar um Callebaut amargo então… Não há santa que resita!

O chocolate pode ser ao leite ou branco igualmente. O que acontece é que vai ficar beeeem doce.

As proporções entre os ingredientes também são importantes. Ou seja, se você não tem uma balança em casa, volte lá no post do Pão Caseiro e pegue o link que deixei de conversão de medidas.

Por fim, lembrem-se que é um bolo mal assado. Ou seja, ele fica mole por dentro porque não assou completamente.

Segue a minha receita:
PETIT GATEAU
Ingredientes

75 g manteiga sem sal

70 g açúcar

45 g farinha trigo (pode ser substituída por farinha de arroz sem problemas)

180 g chocolate meio amargo ou amargo

03 gemas

02 ovos

Sorvete para acompanhar

Modo de preparo: Picar o chocolate e derreter, em banho-maria ou no micro-ondas, juntamente com a manteiga. Misturar bem e reservar. Em outro recipiente, misturar os ovos, as gemas e o açúcar. Bater bem. Juntar a farinha e misture. Adicionar o chocolate derretido com a manteiga e mexa delicadamente. Untar e polvilhar as forminhas. Não encher demais as forminhas (no máximo 2/3 da capacidade). Assar em forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 10 minutos. Desenformar e servir quente com sorvete.

Obs. 1: Se quiser adicionar um licor ou destilado, pode colocar 50ml, junto com o chocolate na hora de derreter.

Obs. 2: O sorvete mais tradicional é o de creme. Todavia, a sobremesa é sua e você pode acompanhar com o sabor que mais lhe agradar.

Para untar eu uso manteiga. Para polvilhar, pode ser chocolate em pó 32 ou 50% ou farinha de trigo ou arroz. Não use achocolatado! Ele tem açúcar demais e vai colar a massa na forma.

Vou deixar um vídeo para vocês observarem a simplicidade da execução. A receita é diferente da minha em proporções, no entanto não em tipos de ingredientes. Prefiro a minha, que tem mais chocolate! rrrsss….

O tempo de forno colocado aí para mim é meio irreal. Mas, depende de vários fatores, como: tamanho da forminha, se o forno é a gás ou elétrico, se está bem aquecido. Então, meninas, o jeito é ficar de olho. O bolinho vai assar de fora pra dentro. Quando as bordas levantarem e o meio estiver como um “umbigo”, em geral está legal. O que não pode acontecer é você deixar o meio levantar e ficar arredondado (para cima). Estará completamente assado, não vai escorrer quando abrir.

Se você untou direitinho, é pra sair da forma tranquilamente. Se não confia o suficiente na forma ou no seu trabalho, passe uma faca de lâmina fina e reta em volta. Coloque o prato por cima da forma e vire tudo junto. Eu não gosto de polvilhar açúcar de confeiteiro para decorar. Porém, fique a vontade se achar bonito ou gostoso. O máximo que faço é colocar calda de sorvete ou polvilhar chocolate/cacau em pó.

E por fim, se sobrar massa, você pode congelar em uma vasilha plástica ou diretamente nas forminhas, embaladas individualmente. Depois, pode colocar para assar no forno já aquecido, com a massa congelada mesmo. Vai demorar um pouco mais pra assar, entretanto dá certo.

Bem, essa é a dica deste domingo. Queria saber o que estão achando da coluna. Deixem seus comentários e sugestões de receitas, além de dúvidas, claro!

Espero que tenham gostado. Boa semana a todas!

O que achou deste texto?

7 Responses to PETIT GATEAU

  1. Petit gateau pede sorvete de creme rsss, receita anota pedirei para os dirigentes da cozinha da minha casa para fazer. ?
    Ps: eu li a coluna mas esqueci de fazer comentário, voltei pra pegar a receita. Rssssssssss

    • Marcela, obrigada pelo comentário. Aliás, obrigada por estar sempre por aqui!
      Espero que em breve você arrisque uma receitinha aí…
      Abraços e bom fim de semana.

  2. Pelas barbas do Profeta!

    Isso foi golpe baixo, Chef! Quem resiste a um petit gateau?

    Posso dizer, sem medo de errar, que você tem a coluna mais gostosa do LW rsssss Já to babando, na expectativa da próxima receita

    • Hahahahaha…. Que formiga você é, Diana!
      Obrigada pelo comentário e pelo elogio. Esse dá pra fazer por aí, hein!?
      Abraços

  3. Cara que delícia! Amo petit gateau!
    Naty, não sei se é sua praia, mas gosto muito de comida mexicana. O lance é que fechou o restaurante mexicano aqui perto de casa e eu sempre pedia nachos e guacamole para comer assistindo um filme com minha esposa. Agora tô na lenha sem o nacho. É complicado fazer em casa? Bom sou do tipo que não gosta de doritos. Rs Gosto do nacho mesmo.
    Beijão!

    • Gratidão pelo comentário, Carol! Olha, pras aulas eu sempre compro os nachos prontos (Doritos Dipas – são sem aquele tempero vermelho horroroso!), mas rola de fazer sim. Preciso dar uma olhada aqui onde coloquei a receita. De qualquer forma, sugestão anotada!
      Abraços

Leave a reply

© 2015- 2018 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.