CACHUPA

A pedido da nossa querida Nefer, que ficou “dijenani” da foto que mandei no nosso grupo, da Cachupa que estava fazendo, hoje o post é sobre este prato. A origem do mesmo é Cabo Verde, um país composto por várias ilhas no litoral do Atlântico do continente africano.

A primeira vez que o degustei foi na época que morava em Lisboa. Um rapaz gerenciava o bar do Albergue da Juventude nos levou em um restaurante, que mais parecia a casa de alguém, ao final da balada. É uma comida reconfortante, do meu ponto de vista, saborosa e nutritiva. Depois, com o ensino da Cozinha Asiática, inclui uma série de pratos de vários países da África, e assim comecei a prepará-lo com mais frequência.

Temos a diferença entre a Cachupa Rica e a Pobre: a primeira tem muitos ingredientes, tipos diferentes de carnes e/ou peixes; a segunda com milho, feijão e o que tiver de verdura. Em alguns lugares, ela é servida com um ovo frito. Segundo o Santiago, esposo da minha professora de yoga, que é de lá, na ilha de onde ele vem, no almoço é mais comum se servir o ovo, para dar sustância.

Sendo um cozido, é importante que quando você juntar todos os ingredientes, deixar ferver para apurá-lo, pois é um prato único. Segue a receita:
CACHUPA RICA
Ingredientes

150g canjica branca

150 g feijão carioca

100 g filé de frango em cubos

300 g de costelinha de porco

100 g de bacon em cubos grandes

02 cenouras em cubos grandes

02 tomates em cubos grandes

01 linguiça calabresa em cubos grandes

300g mandioca em cubos de 3 cm

300g batata doce em cubos de 3 cm

1/2 maço couve cortado finamente

200g cebolas bem picada

02 folhas de louro

02 dentes de alho bem picado

50 ml azeite

Sal e pimenta vermelha a gosto

Modo de preparo: Temperar a costelinha e o frango com sal e pimenta a gosto. Reservar. Cozinhar o feijão e a canjica em panela de pressão, separadamente, com uma folha de louro, cada. À parte, colocar o bacon e a calabresa para fritar, deixando soltar a gordura Reservar. Selar a costelinha nesta gordura, assim como o frango. Refogar o alho e a cebola no azeite, adicionar a cenoura, e depois de um tempo, a mandioca e a batata doce. Juntar o tomate e refogar mais um pouco. Colocar o feijão, a canjica, as carnes, e o caldo de cozimento de ambos. Deixar ferver e cozinhar os legumes. Quando estiver tudo cozido, acertar o sal e a pimenta. Finalizar com a couve.

Não se esqueça de só acertar o sal quando estiver perto do ponto de servir, com caldo mais grosso. Se lhe apetecer, frite um ovo e coma junto.

Sou sincera de dizer que não é um prato de verão. Mas, nada que o ar-condicionado ou um ventilador não resolvam! Rrrsss…

Espero que tenham gostado da dica. Um bom ano a todas, e não deixem de se prevenir. Infelizmente, o Covid não expirou com a virada do ano.

O que achou deste texto?

6 Responses to CACHUPA

  1. Naty, que é “dijenani”?
    O que sei é que já providenciei os ingredientes para fazê-la, só aguardando o próximo findi, com ou sem calor, afinal nada como um ventinho artificial para facilitar os efeitos gastronômicos rs…

    Pode continuar dando dicas!
    Bjs

    • Rrrssss… Gíria das bichas amigas, minha cara! Quando você vê uma coisa e já quer.
      Fico feliz que esteja animada para a receita. Uma dica pra sua vida ficar mais prática é colocar a canjica de molho e o feijão não. Aí os dois ficam com o mesmo tempo de cozimento, uns 25 minutos. Desta forma, você usa uma panela só.
      Qualquer dúvida, me chama.
      Abraços e obrigada pelo comentário.

    • Bastante,viu Marjori! Guarda a receita pra um dia frio, vale a pena!
      Obrigada pelo comentário. Abraços

  2. Deve ser uma delícia, Naty! Já tô com água na boca.
    Eu não sou muito de me deter com a questão de inverno ou verão. rs Como disse, nada que um ar-condicionado ou um ventilador não resolvam! rs
    Bjus

    • Obrigada pelo comentário, Carol!
      Eu liguei o ventilador e tudo ficou bem semana passada. Rrrssss…
      Acho que você vai gostar sim. Faz e depois me conta o que achou.
      Abraços!

Leave a reply

© 2015- 2021 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.