CASSOULET

Oi, meninas, tudo certo aí com vocês? Estão se cuidando e dos seus? Espero que sim.

Aproveitando as águas de março que trazem um tempo mais ameno, vou continuar na série dos grãos, e hoje trazer uma receita francesa, que ganhou muita interpretação errada aqui no Brasil: Cassoulet.

O prato é típico da região de Languedoc-Roussillon, ao sul da França, perto da Côte d’Azur, e faz divisa com a Eha. É uma preparação de camponeses, que ganhou fama entre os senhores, e eventualmente se tornou bastante representativa no país. Ao contrário do que muitos dizem por aqui, não é uma feijoada com feijões brancos. A receita leva os legumes do mirepoix , o perfumado bouquet garni, os quais já expliquei como fazer em outro post, além de carne de pato e outros embutidos. Sim, Cassoulet leva carne de pato!

Viram como não é uma feijoada na qual só se troca o tipo de feijão? Então vamos à receita:

CASSOULET

Ingredientes

500 g de feijão branco
150 g de bacon cortado em cubos de 3 cm
300g de lombo de porco em cubos de 3 cm

300g costelinha de porco defumada
300 g de linguiça fresca cortada

300g de linguiça defumada em rodelas grossas

02 coxas e sobrecoxas de pato separadas
125g cebola picada

125g alho-poró picado

125g salsão picado

125g cenoura picada
03 dentes de alho picados
05 tomates sem pele, sem sementes, picados
150 ml de vinho branco
01 bouquet garni
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Caldo de frango ou de legumes o suficiente
Farinha de rosca ou migalhas de pão

Modo de preparo: Deixe o feijão de molho por 12 horas. Tempere o lombo e o pato com sal e pimenta e reserve. Troque a água do feijão e cozinhe em panela aberta até ficar al dente. Em outra panela grande, frite o bacon e a linguiça defumada em fogo baixo, até que solte bastante gordura. Retire da panela e reserve.  Faça o mesmo com a linguiça, o lombo e o pato (se necessário, acrescente um pouco de óleo). Acrescente a cenoura e a cebola picadas, o salsão, o alho poró e o alho, e deixe dourar. Acrescente o vinho branco e 500ml de caldo, e deixe reduzir um pouco.  Acrescente os tomates e as carnes reservadas e cozinhe por 1 hora e meia (ou até que as carnes fiquem al dente, acrescentando mais caldo, se necessário). Junte o feijão e cozinhe até que tudo esteja macio deixando um caldo bem grosso, mas não muito seco. Em uma panela que possa ir ao forno ou um refratário, coloque o prato preparado. Salpique a farinha de rosca e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC para que gratine.  Sirva bem quente.

Espero que tenham gostado da receita. E agora, parto para um assunto espinhoso.

A segunda onda está rolando, com força maior que a primeira, e ainda por cima com uma nova cepa, mais transmissível que a anterior. Por favor, não neguem a existência dele e os cuidados para não se contaminarem ou às suas famílias. Lembrem-se que as pessoas que nos negam a vacina, dizem que usar a máscara é besteira, que existe prevenção para o Covid (tem gente com o fígado fodido por causa disso!) são as mesmas que nos negam direitos por sermos lésbicas, que dizem que “apanhamos pouco e por isso somos assim”, que somos menos por sermos mulheres.

Sejamos conscientes de nosso lugar, de nosso valor, e principalmente que comecemos a pensar que este horror político é também nossa falta de posicionamento e de envolvimento. Não entendam minha fala como “comunista”, “petista” ou sei lá o quê. Não existe política boa para o povo, se o povo não participa dela e não luta pelos seus direitos. Precisamos ter consciência de classe, representatividade, participar das discussões que nos dizem respeito. Isso se chama democracia. A alternância de poder é sadia, porém não somos obrigados a aceitar a omissão do poder público nesta pandemia, enquanto nossos amigos e familiares morrem. E a falta de empatia neste momento também. Pensem, participem, pressionem, ajudem a tornar nosso país melhor para todas e todos.

E, por fim, não se esqueçam de comentar o post (pode ser para criticar, elogiar, perguntar, sugerir) e doar para nossa nova página! Estou separando alguns livros de cozinha para sortear entre as comentaristas, na ocasião do aniversário da coluna, no próximo mês. E outros para quem está fazendo as doações para o site. Desde já agradeço o esforço coletivo para que sigamos existindo e resistindo no ambiente virtual.

Abraços e boa semana!

O que achou deste texto?

2 Responses to CASSOULET

  1. Ohhhh mon Dieu! Très Magnifique!! 🤣 e paramos por aqui por meu francês só chega até aqui 😂😂😂!
    Mas meu apetite para esse prato é absoluto e fluente 😆😆😆!
    Adorooo!
    Só digo uma coisa, Naty, nessa toada de praticar a culinária com essas suas dicas, ao terminar a pandemia, não vai prestar… alugando guindaste em 3,2,1!!😆😆😆😆

    • kkkk… Nefer, vamos ficar roliças! Obrigada pelo comentário.
      Depois me conta se fez e como ficou.
      Abraços!

Leave a reply

© 2015- 2021 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.