PUCHERO

Gente, desculpa o horário do post!

A origem da palavra Puchero tem algumas origens. Uma delas diz que designa uma panela de cerâmica, ou ferro fundido, usado na cozinha ehola. Nela, os ingredientes disponíveis eram cozidos no calor da lareira, bem devagar, e daí saíram as mais diversas receitas.

Esse tipo de cozido a base de grãos e carnes existe em muitos locais. Pensem na França, que tem o Cassoulet, o Brasil com a Feijoada, o Cozido Português, na Eha há também o Cocido Madrileño. As classes mais baixas são a origem desse tipo de prato.

O Puchero tem suas versões latinas, dada a colonização, na Argentina, no Uruguai ou Paraguai. Algumas delas levam milho e abóbora, típicos das Américas.

Segue agora a receita:

PUCHERO

Ingredientes:
300g de grão-de-bico
03 colheres (sopa) de azeite
150g de bacon em cubos
1 gomo de linguiça paio em rodelas
1 gomo de linguiça calabresa em rodelas
250g de lombo suíno em pedaços
250g de acém bovino em pedaços
1 cebola picada
1 pimentão amarelo picado
04 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de páprica doce
02 folhas de louro grandes
2 litros de água ou o suficiente
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 cenouras em rodelas
2 batatas em cubos
2 tomates picados

Salsa picada a gosto

Modo de preparo: Coloque o grão-de-bico em uma vasilha, cubra com água e deixe de molho por 12 horas. Escorra e reserve. Aqueça uma panela de pressão grande com o azeite e frite o bacon e as linguiças e frite por 3 minutos. Adicione o lombo e a carne e frite até dourar levemente. Adicione a cebola, o pimentão, o alho, a páprica e o louro e refogue por 3 minutos. Cubra com água, tempere com sal e pimenta, tampe a panela e cozinhe por 25 minutos após iniciada a pressão. Acrescente o grão-de-bico e os legumes e se necessário cubra com mais água. Cozinhe com a panela semi aberta por mais 30 minutos ou até todos os ingredientes estarem macios. Acerte o tempero com sal e pimenta, acrescente e cozinhe por mais alguns minutos. Finalize com salsa picada.

Obs. 1: Já comi um Puchero que tinha cominho no tempero.

Obs. 2: Se quiser acrescentar milho, coloque-o já tirado da espiga junto com os legumes. Ou cozinhe a espiga a parte, dívida em 3 ou 4 pedaços e coloque uns 10 minutos antes de finalizar o cozimento.

Obs. 3: Se quiser colocar abóbora, coloque faltando uns 10 minutos para o fim do cozimento. Ela é mais rápida que a cenoura e a batata.

Espero que tenham gostado da receita. Quem pediu essa, foi a Nefer. Assim como ela, você também pode fazer seus pedidos de dicas nos comentários.

E para fechar o post, lá venho eu de novo com a ladainha da doação. Os hackers andam dando canseira em todos os sites, reuniões e até mesmo apresentações de TCC (pasmem, aconteceu com a orientada de um colega no Norte semana passada!) que dizem respeito a algo que “ataca” os conceitos da “família de bem” (como se fôssemos o mal!). Termos um site melhor e mais seguro para existirmos e resistirmos na rede é importante. Se você curte este espaço, dá uma força aí. Com qualquer quantia. De antemão, agradecemos.

Abraços e boa semana a todas!

O que achou deste texto?

2 Responses to PUCHERO

  1. Naty!! Que delícia de dica. Vou aproveitar o tempinho chuvoso e fazer nesse final de semana. Gosto demais.
    Bateu saudades de uma amiga que vivia preparando esse prato nos encontros dos tempos de república. Bons tempos!!
    Aliás a culinária tem esse “plus” né? Trazer à memória momentos e pessoas especiais…
    Valeu!! Bom findi pra você!!🤗🤗🤗

    • Nefer, obrigada pelo comentário.
      É, a gastronomia tem dessas de reunir pessoas e trazer boas lembranças de volta.
      Depois me conta como ficou.
      Abraços!

Leave a reply

© 2015- 2021 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.