CHURRASCO – POST 2 – TIPOS DE CHURRASQUEIRAS

Olá, meninas, tudo joia? Estou eu aqui novamente com a nossa nova série de posts sobre churrasco. Se você perdeu o primeiro, que falava sobre como calcular a quantidade de comida para o seu, é só acessar o post anterior aqui

Na cozinha, quando vamos fazer qualquer refeição, seja ela profissional ou familiar, nós podemos definir o cardápio a partir da estrutura de equipamentos e utensílios que temos. Ou a partir do cardápio, providenciamos aquilo que vamos precisar para executar os pratos. Equipamentos e utensílios são de suma importância para podermos fazer um bom churrasco, pois ele não existe se não tivermos a estrutura adequada, ou até existe, mas não fica “aquele churrasco”… Bora então conhecer os tipos disponíveis de churrasqueiras no mercado.

Primeiramente, a gente tem que escolher a fonte de calor, que pode ser:

  1. Carvão: a mais comum e barata em nosso país, que dão aroma e sabor inconfundíveis para a carne. Pode ser de metal (ferro fundido ou algum metal mais leve) ou alvenaria (construídas ou pré-moldadas).
  2. Gás: tem chegado aos poucos, e tem a vantagem de acender rapidamente, sem fazer sujeira. Algumas são para uso no próprio fogão, portáteis e tem modelos mais sofisticados, em carrinhos.
  3. Eletricidade: Há modelos giratórios ou de bancada, com uma resistência abaixo da grelha. Temos ainda as mais sofisticadas, estilo char broiler, americano. O problema aqui é você ter uma tomada adequada, e a preocupação com o tamanho da sua conta de energia, se o uso for contínuo.

Vamos expandir a conversa a partir das de carvão, que são as mais usadas. Temos as convencionais que comportam grelha ou espeto:

Podem ser feitas de metal

Ou de alvenaria, que também pode ter aquele módulo giratório elétrico para os espetos:

Há também as de bafo: este é um modelo portátil, porém existem vários outros. O importante é ter uma tampa para que o calor e o vapor fiquem concentrados lá dentro e ajudem a assar a carne e a deixem com mais sabor de defumada.

Não podemos esquecer dos modelos usados mais ao sul, Argentina e Uruguai: a Parrilla. Também existem outros modelos, este é um bem parecido com o que já usei.

 

No Sul o pessoal também faz fogo de chão, que não precisa necessariamente de uma churrasqueira, e sim de campo aberto (com segurança!), madeira/carvão e espetos apropriados para aplicar a técnica:

Falando ainda sobre o carvão, a que uso aqui em casa há alguns anos é a Gengis Khan.

A minha é das mais antigas, só tem opção do primeiro encaixe, de cima para baixo, que é convexo. Pra que tem TOC, é um baita incômodo! Rrrsss… Tem suas desvantagens e um certo talento para o equilíbrio de determinados tipos de carne, entretanto, é extremamente econômica no uso do carvão, rápida, dá pra controlar a entrada de oxigênio para turbinar o fogo ou deixá-lo mais manso, com uma “tampa de papel alumínio”, e tranquila de limpar, durável (não enferruja com facilidade – a minha tem uns 7 anos de uso contínuo!). O nome vem do Imperador Mongol, que levou este equipamento para todos os lugares que conquistou. Não sei como chegou ao Brasil exatamente, no entanto podemos ver algo similar em restaurantes coreanos, na mesa dos clientes.

Enfim, se você tem uma churrasqueira e os espetos ou grelhas, já é meio caminho andado! Particularmente, só preciso de uma tábua de carne (não recomendo vidro, pois ela tira o fio da faca), uma faca afiada (se não sabe afiar, veja o post sobre o assunto aqui) que não seja de serra, as tigelas para colocar as carnes cortadas e o que mais for para o fogo, separadamente.

Quanto ao carvão, cada região tem uma marca que é melhor. Acredito que o mais importante é a gente se informar sobre a procedência dele, se a empresa não está relacionada ao trabalho escravo (existe, e muito no setor carvoeiro, infelizmente…), e principalmente, não comprar este produto sem marca, na rua. Em geral, este carvão vem de áreas desmatadas indevidamente.

Pra finalizar, deixo abaixo vídeos sobre como acender a churrasqueira, que são bastante úteis. Este é o método que eu uso:

Porém, existem vários outros, que estão neste outro vídeo:

Bem, espero que tenham gostado do post e que compartilhem suas experiências nos comentários!

Aproveito para lembrar a todas que o aniversário da coluna é em abril, e assim como no ano passado, serão sorteados prêmios entre as que mais comentaram durante o ano!

Abraços e boa semana a todas!

O que achou deste texto?

7 Responses to CHURRASCO – POST 2 – TIPOS DE CHURRASQUEIRAS

  1. Oi, tô adorando!
    Vocês poderiam ter feito um tutorial próprio sobre o acendimento da churrasqueira, o que fazem com maestria.

    • Então, Victor, creio que esses tutoriais que estão aí, já prontos, englobam as técnicas que usamos, por isso os escolhi. Valeu pelo comentário!

  2. Oiii Naty

    Aqui faço um pouquinho diferente, uso óleo usado e jornal. E tb pinha que é ótima e não precisa do óleo. O jornal faço rolinhos, tipo umas 5 folhas e o carvão vai ao redor e o óleo respingo por cima.

    Assim Quê fizer faço um vídeo e te envio.

    Abraço,

    Suzi

    • Oi, Suzi, tudo bem? Obrigada pelo comentário!
      Olha, com pinha eu nunca tinha ouvido falar, mas faz muito sentido! Que massa!
      Eu também sou do óleo usado por aqui. Um pouco diferente, mesmo combustível.
      Espero que esteja gostando dos posts.
      Abraços!

  3. Que bom que está curtindo, Meg. Vou continuar sim. As minhas postagens são quinzenais. Hoje mais tarde tem outra.
    Obrigada pelo comentário!

    • Oh, Meg, não tinha visto este seu comentário, mil desculpas! Você já deve ter tido a resposta, não?

Leave a reply

© 2015- 2020 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.