NOVA SÉRIE – CHURRASCO

Olá, meninas, tudo bem? Hoje começo uma série de posts sobre algo que nós adoramos: Churrasco! A sugestão veio da Carol Bivard, e creio que vai ser bem legal. A ideia básica é falar de tudo que é preciso pra que ele aconteça: planejamento das quantidades, equipamentos e utensílios, os tipos de carnes ou legumes, os acompanhamentos (saladas, molhos, farofas etc.). Dá pano pra manga, hein gente?!

Antes de mais nada, acho interessante que vocês saibam que o churrasco, na forma de carne assada em brasa, existe desde que o homem começou a dominar o fogo e descobriu que o sabor da carne e sua conservação eram melhores depois do processo de cozimento. Aqui nas Américas, os responsáveis são os indígenas! Sim, quem foi morar lá nos Pampas, aprendeu a arte de assar com os habitantes de lá! Aliás, antigamente não existiam bois, porcos, galinhas por aqui. Os portugueses e outros europeus que pra cá vieram é que trouxeram estes animais. A cultura do pampa, baseada na criação do gado é que popularizou o churrasco com carne bovina. Importante dizer que esta cultura é compartilhada também pelo Uruguai e Argentina. Bem, a gente tem que ter história pra contar na beira da churrasqueira, né?! Faz a coisa ficar mais interessante… Rrrssss….

Vamos começar com o planejamento, que é sempre o primeiro passo de qualquer atividade. Depois de marcado o churrasco, mesmo que seja repentino, selecionados os convidados, chega a hora de fazer a lista de compras. Pra algumas é fácil, dada a prática dos anos, porém, para as girininhas nem sempre. Eu gosto de elencar algumas perguntas que costumam nos ajudar em qualquer tipo de evento, desde o mais simples ao mais sofisticado:

  1. Quando? Será no fim de semana ou em um dia útil? Pergunto isso, porque vai determinar a duração do churras, o que impacta diretamente em quanto as pessoas vão comer e beber.
  2. Horário? Se for na hora do almoço a quantidade de comida tem que ser maior.
  3. Hábitos da sua família/turma? É um churrasco somente para a refeição ou vão ficar o dia/noite todo no evento, até todo mundo tombar? Isso determina não só a quantidade, mas os tipos de carnes que dá pra colocar na churrasqueira.
  4. Quais as preferências alimentares? Tem que ter picanha ou pode ser outra carne? Tem alguém vegetariano/vegano? Que acompanhamentos vocês gostam? Aqui começamos a definir o cardápio.
  5. Quanto? Qual a grana disponível pra gastar? Cada um vai trazer algo pra colocar na churrasqueira e sua bebida, ou eu vou comprar tudo sozinha?
  6. O quê? Tenho uma churrasqueira que dê conta da quantidade de gente que vou servir? Quais outros utensílios eu preciso para este evento?
  7. Vai ser mais formal ou totalmente informal? Esta pergunta impacta diretamente na estrutura e na possibilidade de alugar um local, chamar alguém para fazer o churrasco, garçons para servir a bebida, aluguel de mesas, cadeiras, pratos, copos, talheres, toalhas, réchauds, decoração etc.

Parece complicado, né?! Quanto mais gente e mais formal é o evento, maior é o esforço da organização. Se for algo simples, somente para família e/ou amigos, fica de boas.

Então, pra começar este planejamento, acredito que o mais importante seja definir as quantidades dos alimentos. Nos posts futuros falarei sobre os tipos de carnes. Hoje, vou me ater a explicar como funciona o cálculo da comida, de forma geral. Primeiramente, temos que pensar se o churrasco vai durar o dia todo ou não, e quanto quero/posso gastar com a comida. Funciona assim: quanto mais acompanhamentos tivermos, menos carne as pessoas vão comer, de forma geral. É claro que sempre tem quem fica só na carne, né?! Ou seja, se você quer gastar menos com a carne, que anda bem cara, ultimamente, a primeira dica é servir, além do pão, vinagrete e farofa, um arroz, feijão gordo, saladas. Aqui no estado de SP, já vi gente colocando cuscuz paulista em churrasco. Aquilo enche, gente!

Como calcular a quantidade de acompanhamentos? Antes a gente pensa na quantidade total de comida. Eu sempre calculo 400g por pessoa, sendo que 200g é da carne e os outros 200g são dos acompanhamentos. Isso se for um churrasco mais almoço. Se for esses do dia todo, pode calcular uns 600g, sendo 300g a 400g de carne.

Voltando aos acompanhamentos, suponhamos que sejam: arroz, feijão, vinagrete, farofa e maionese. Teoricamente, se temos 5 opções e temos que servir 200g, a conta seria 40g de cada por pessoa, certo? Errado! Alguns pesam mais e são mais consumidos que outros. A farofa é muito leve, então pode colocar 20g por pessoa. O arroz, 50g, o feijão 40g, o vinagrete, 20g, e a maionese, 70g. Isso é do prato já pronto, ok? Lembrem-se que o arroz dobra de volume ao cozinhar e o feijão, se tiver caldo, triplica. Isso quer dizer que se eu cozinhar 1kg de arroz, terei 2kg dele pronto. No caso do feijão, terei 3kg.

Para as carnes, a divisão das quantidades tem muito haver com o gosto pessoal. Quando fazemos churrasco nos meus pais e têm mais crianças presentes, temos que colocar mais linguiça e frango. Quando são basicamente adultos, mais carne vermelha. Quando minha esposa está na lista, tem que comprar queijo. Quando eu organizo, coloco carne de porco. Há quem goste de peixe, carneiro, legumes, abacaxi, etc. No entanto, como eu disse antes, vamos voltar a este assunto nos próximos posts.

Para exemplificar meu raciocínio, farei uma conta rápida para um churrasco para 10 pessoas, para almoço, com o seguinte cardápio: arroz, feijão, vinagrete, farofa, maionese, asa de frango, alcatra, linguiça. Vou partir dos 200g de acompanhamentos e 200g de carne.

50g arroz por pessoa x 10 pessoas = 500g arroz

40g feijão por pessoa x 10 pessoas = 400g feijão

70g maionese por pessoa x 10 pessoas = 700g maionese

20g farofa por pessoa x 10 pessoas = 200g farofa

20g vinagrete por pessoa x 10 pessoas = 200g vinagrete

200g carne por pessoa x 10 pessoas = 2kg carne

Se eu tenho 3 variedades de carne, posso colocar 600g frango, 600g linguiça e 800g alcatra, totalizando os 2kg. O quanto você vai comprar de cada uma, fica ao seu critério, de acordo com o gosto das convidadas.

E aí, a partir da quantidade de cada item, você destrincha os ingredientes. Por exemplo: para fazer 400g de arroz, preciso de 200g dele cru. Além, disso, alho/cebola, sal, óleo/azeite. Você tem que fazer isso para todas as receitas. No final, terá todos os ingredientes necessários na lista de compras. Deu pra entender?

No caso dos acompanhamentos, se você acha que é pouco, que sua galera come mais que isso, aumente. Isso é uma média e não contempla os cunhados e os sobrinhos em fase de crescimento. O foco aqui é a carne. Se o seu pessoal não é tanto de carne, diminua a quantidade dela e aumente os acompanhamentos. Após fazer o primeiro com estes cálculos você vai poder ver se precisa aumentar/diminuir as quantidades, baseado nas sobras ou falta delas. Lembrem-se que meu cálculo é pensando que as pessoas vão chegar, sentar, comer e em pouco tempo irão embora. Por isso o quantitativo é pequeno.

Nós, brasileiros, temos mania de achar que tem que ter muita comida na mesa, e acabamos desperdiçando um monte. Gente, por favor, tenhamos mais consciência e não desperdicemos tanto! Vinagrete, por exemplo, no dia seguinte tá azedo, não dá pra comer. É lixo! Quanto de vinagrete você já não jogou fora por causa da mania da fartura, e no dia seguinte não tinha tomate pra comer na salada, na hora do almoço? Se com vocês nunca aconteceu, comigo já! E não foi só uma vez… Kkkkkk….

Bem, espero que tenham gostado deste post e da ideia da série. Se quiserem pedir algo específico, é só colocar nos comentários.

Aproveito para lembrar a todas que o aniversário da coluna é em abril, e assim como no ano passado, serão sorteados prêmios entre as que mais comentaram durante o ano!

Abraços e boa semana a todas!

 

O que achou deste texto?

9 Responses to NOVA SÉRIE – CHURRASCO

  1. Pra quem já curtiu aí vivo, o churrasco da chef Naty, é assim mesmo,organizado e na medida, uma delícia!

  2. Uau!! Adorei o artigo! Praticamente pega o leitor pela mão e faz todo o processo com ele. Vou ler os outros ????

    • Quanta honra um comentário seu na minha humilde coluna! Muito obrigada, de verdade! Abraços!

  3. Naaaatttyyy!! Adorei a ideia porque, sabe como é, eu juro que tento, tento mesmo me manter longe de uma boa “carninha”, mas não consigo… ai ai! Então já aprendi um tantão de coisas nesse primeiro post sobre churras.

    E como realmente tento vencer as “delícias da carne”, quero ver receitinhas de churras pra vegano porque azamigaaaaa tão no lance de comida muito saudável e a gente tem que agradar a galera, né?!

    Bjão!!

    • Nefer, quanta honra um comentário seu! Muito obrigada!
      Olha, também tento, mas não consigo ficar sem comer carne, viu?
      Agora churrasco vegano tem sido uma tendência. Eu fiz no aniversário da filha de uma amiga e foi bem legal. Incorporei pros nossos alguns preparos.
      Voltaremos a nos falar em breve. E se tiver pedidos, faça!

  4. Eita! Tô no sal! Kkkkk… Então você poderá me corrigir se eu falar alguma besteira ou complementar com seus amplos conhecimentos! Vai ser ótimo, vamos trocar muitas figurinhas!
    Pode deixar que já estão anotados seus pedidos.
    Obrigada pelos comentários.
    Abraços.

  5. Oi Naty, falar de churras pra uma gaúcha kkk bah!!! Então eu faço mais ou menos isso que você explicou. Gosto de fazer parrila, algo que aprendi morando próxima ao Uruguai. A carne fica muito saborosa. Ahhh eu queria fazer um pedido kķkk receitas de vinagrete e caponata de berinjela e pimentões.

    Abraço Naty

Leave a reply

© 2015- 2020 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.