CHURRASCO – POST 4 – FRANGO E PORCO

Oi, gente! Peço desculpas pelo atraso no horário da postagem. Mas, enfim, aqui estou! Semana passada prometi falar sobre outras carnes e cá estou eu pra apresentar meus temperos da carne de porco e do frango.

Uma amiga paulista fala que é só churrasco de mineiro que tem queijo e porco! Tanto faz a opinião dela, porque quando sou eu a comandar a churrasqueira, vou colocar o que gosto de comer! Hahahaha…

Sobre o queijo, o ideal é o coalho, em função da textura. Se quiser colocar muçarela, minha recomendação é congelar o espeto e colocá-lo assim. Daí, vai dourar por fora e à medida que assar descongela, e assim não escorre grelha abaixo.

Vamos falar do frango. Não é das minhas carnes preferidas na grelha, porém muitas pessoas gostam. Minhas recomendações são: 1) Não compre frango temperado; 2) Compre 1 dia antes do churrasco a carne e tempere. Se estiver congelada, compre 2 dias antes.

O tempero que uso é simples, no entanto é rápido e funciona. Se puder deixar de um dia pra outro, melhor. Se não der tempo, umas 4h antes do churrasco já ajuda. O que eu uso? Mostarda de bisnaga ou Dijon, alho, sal, pimenta e limão. Vamos às proporções:

1kg asa de frango

100g mostarda amarela ou 30g mostarda Dijon

02 dentes de alho amassados

Suco de 1/2 limão

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: misturar todos os ingredientes e reservar em geladeira até a hora do preparo.

Antes de temperar, dê uma olhada pra ver se não tem nenhuma penugem ou algo do tipo. Não é necessário furar a carne. A recomendação pra churrasqueira é selar em fogo mais alto e depois subir, pra cozinhar. Demora pelo menos uns 20/30 minutos. Não entendeu o que eu disse? Volte no post 3.

Sobre o porco, se gostam deste tipo de carne e nunca comeram na churrasqueira, não sabem o que estão perdendo! Kkkkk…

Eu fui criada a base de porco, então é meio complicado comparar. Quando penso em deixar de comer carne, o que mais pega é o porco… Enfim… Eu tenho o hábito de fazer dois tipos de tempero, dependendo de quem estará no churrasco. O primeiro é bem básico: limão, sal, pimenta e alho amassado. Deixo uns 20 minutos e depois removo o alho pra grelhar, de forma que ele não fique esturricado na churrasqueira. O segundo tem muito haver com minhas aulas, então faço um tempero chinês. Ele vai demandar produtos diferentes, e até por isso, quis apresentar a sugestão mais simples antes. Esse é pra quem gosta do agridoce.

Os ingredientes são (pra 1kg de carne):

50gmolho de malagueta doce

50g molho hoisin

Suco de 1 limão thaiti grande

02 dentes de alho amassados

Sal a gosto

Modo de preparo: misturar todos os ingredientes.

Os produtos molho de malagueta doce e hoisin são encontrados em lojas de produtos asiáticos, em geral. Se alguém estiver em SP capital e quiser saber onde compro é só colocar nos comentários. São produtos que uso para várias receitas, incluindo pipoca (molho de malagueta doce!).

Normalmente, faço esse preparo umas 2 horas antes do churrasco. Como tem açúcar, vai dourar muito rápido e precisa de atenção pra não servir porco mal passado ou queimado. Hoje em dia, pelo que temos de legislação sanitária, honestamente falando, o risco de comer porco e boi mal passado é o mesmo, se pensarmos nas doenças. Não como por causa do sabor, que não me agrada (do porco, pois boi só mugindo! Kkkk). Entretanto, ao ponto vai bem. Diferente do frango, que não desce mal passado ou ao ponto. Só bem passado mesmo!

Falando sobre os cortes, a asa anda inflacionada. Então, use a sobrecoxa, ou coxa e sobrecoxa desossadas, que ando vendo com frequência a bons preços. Filé de peito acho seco, mas critério seu! Sobre o porco, recomendo a sobrepaleta ou copa lombo, cortada com minimamente 1 dedo de altura. Este corte é a extensão do lombo, próximo à cabeça. Tem uma gordura entremeada fantástica! Minha preferida! A esposa gosta de panceta ou barriga de porco. Outro corte é a  paleta ou o pernil, em bifes grossos.

Bem, agora já deu pra baratear bem esse churrasco hein?! No próximo post falarei sobre os itens vegetarianos pra colocar na grelha, que ficam top de linha, e tenho o hábito de colocar, por mais que curta a carne

Espero que tenham gostado do post. Abraços e boa semana! Vamos comentar aí, que o aniversário da coluna tá chegando. As que comentaram durante o ano concorrem a um prêmio!

Vamos deixar as grandes reuniões pra depois, por causa do COVID-19. Tomem cuidado! Evitem aglomerações!

Abraços a todas e boa semana!

 

O que achou deste texto?

4 Responses to CHURRASCO – POST 4 – FRANGO E PORCO

  1. Naty, pra causar aquela inveja aqui, eu sei o gosto do porco que você faz, e penso que vale uma coluna só dele, com os cortes mais nobres e o mais comuns. Humm

    • Porco é tudo de bom, né Victor? Esse tempero é muito legal. Vou deixar os outros cortes pra posts sobre pratos com este tipo de corte. Abraços

  2. Oi, Naty!
    Li seu post de churrasco vegetariano. Bem legal, mas resolvi comentar aqui por que é sobre carnes. rsrs Já fez fígado de galinha na brasa? Eu já fiz, por conta de um ex-sogro meu que fazia. rs Não gosto de fígado de boi, mas esse de galinha na brasa eu gosto muito. rs
    Vou dizer como faço e depois, se quiser, experimente e me fale.
    Tempero o fígado de galinha com alho e sal (aí você é a expert e pode ser que outros temperos fiquem melhores. rs) depois coloco envolvido num laminado com um pouco de manteiga dentro. (Faço com manteiga, mas ainda quero experimentar com azeite.) Deixo assar para que ele fique consistente e depois retiro o laminado, espalhando na grelha, pois ele já estará firme. Isso é para dourá-lo e defumá-lo. Para não ressecar, continuo pincelando com manteiga.
    Se resolver fazer, depois me fala se gostou. rs
    Um beijão!

    • Oi, Carol, tudo bem? Obrigada pelo comentário.
      Cara, fígado de galinha nunca fiz. Adoro! Mas, a esposa detesta, então sou uma pessoa morta se fizer aqui em casa.
      Parece muito bom, hein? Uma hora dessas, quando tiver mais gente que também goste, eu faço e te conto.
      Abraços.

Leave a reply

© 2015- 2020 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.