CHURRASCO – POST 5 – VEGETARIANO

Boa noite, gente! Espero que estejam todas bem e no isolamento. Vamos aproveitar o tempo pra prestigiar as histórias mais antigas aqui do site ou mesmo ler um livro, fazer meditação, exercícios, faxina, assistir filmes, séries e cozinhar, obviamente!

Você pode ir experimentando as receitas da série e quando passarmos está fase, já estará craque pra fazer pras amigas.

Hoje o assunto não é carne, e sim vegetais e queijos. Para as moças que não comem carne, seu momento enfim chegou!

Acho que o mais importante é falar do que costumo preparar e a forma, além do tempero.

Alguns vegetais que costumo colocar na churrasqueira: abobrinha, berinjela, cebola, pimentões, pimenta doce/americana, alho-poró, batata, batata doce, jiló, quiabo, alho, milho, aspargos, cogumelos.

Em geral, para todos eu uso sal fino, azeite e pimenta do reino moída na hora, que é opcional. Normalmente eu corto abobrinha, berinjela e jiló, com casca, em rodelas de mais ou menos 1cm de espessura. Pimentões e pimenta doce eu abro, tiro as sementes e parte branca antes de colocar na grelha. Quiabo, aspargos e cogumelos eu coloco inteiros, por serem finos/pequenos. O milho vai inteiro também, só é um pouco mais demorado. Alho-poró eu divido ao meio no sentido do comprimento, lavo bem pra tirar a terra (isso não quer dizer que os outros não devam ser lavados, é que o processo aqui é mais trabalhoso), e depois tempero pra ir pra churrasqueira.

A forma de grelhar é  como um bife bovino, na grelha mais baixa, onde tem mais calor. Eles são vão levar uns 5 min de cada lado, dependendo da espessura e do tipo de vegetal. Espetar com a ponta da faca ou um garfo vai te dar esta dimensão. Se dourou, porém ainda não está bem cozido, leve para uma área onde tem menos calor, como as laterais da grelha, ou para a grelha superior.

Para cebola, alho, batata e batata doce, só coloco o tempero na hora de servir. O motivo é a forma de cozimento: dentro das próprias cascas. A cebola pode ir tranquilamente para o espeto, ou fazer como as batatas: colocar no meio da brasa. Lembre-se que para usar esta técnica você precisa de um espeto ou pegador longo para retirá-las de lá depois. Vão ficar uns 20/30 minutos e vão sair bem pretas por fora, com a casca totalmente queimada. O alho eu corto a ponta, tempero, embrulho em papel alumínio e deixo na parte mais quente. Quando ele estiver bem assado, você pode espremer para retirar as cascas e  fazer um patê (amasse os dentes com o garfo, coloque mais azeite e acerte o tempero) ou comê-los com outros itens (ele vai ter um sabor adocicado).

No caso dos queijos, o mais comum por aqui é o coalho, devido à consistência. No entanto, há outras opções como provolone bolinha (você coloca as bolinhas no espeto de bambu/madeira e depois vai pra grelha), fundo de provolone (a casca não deixa ele escorrer pela grelha – corte com uns 2 a 3 cm de altura a rodela), muçarela bolinha. Esta última é bem chata porque escorre fácil pelos buracos da grelha, quando assa. Minha dica é espetar as bolinhas e congelar o espeto pronto. Quando o fogo estiver pegando, mais alto, você coloca o espeto. O queijo vai descongelar e dourar rapidamente por fora, aí ele meio que “sela”, não derrete e se perde. Para as mineiras de plantão, o Canastra mais curado dá conta da grelha, fica espetacular.

Pra quem gosta do agridoce ou doce e salgado (são coisas diferentes!) sugiro deixar uma geleia pra servir junto com os queijos. O provolone com geleia de pitanga ou amora ou chutney de abacaxi é tudo de melhor que existe nessa vida!

Me contem aí nos comentários o que mais vocês têm o hábito de assar na churrasqueira, que não seja carne.

Espero que tenham gostado do post.

Lembrando a todas que o sorteio do aniversário da coluna está chegando (será no meio de abril)! Vão concorrer aquelas que comentaram pelo menos um post no decorrer do ano de 2019 (após abril) e 2020.

Boa semana para vocês e se cuidem! Abraços!

O que achou deste texto?

8 Responses to CHURRASCO – POST 5 – VEGETARIANO

  1. Deus! No caso dos queijos com casacas naturais, não poderíamos corte horizontalmente, e nos moles, tentar fazer uma casca?

    • Victor vou te chamar no zap pra entender melhor sua ideia. No primeiro caso, sim, é possível. Agora pensando nos sem casca, não entendi bem sua ideia. Vamos pensar em conjunto. Abraços!

  2. Naty, excelente esse post! Eu gosto de carne mas também gosto de vegetais na churrasqueira. Só que em geral não dão certo minhas tentativas. Vou seguir essas suas dicas, obrigada!
    Os outros posts sobre churrasco também estão excelentes!
    Valeu!
    Beijos para vocês!!

    • Espero que os testes dêem certo. Caso fique alguma dúvida, não deixe de escrever. Obrigada pelo comentário! Saudades

  3. Como vai, Naty?
    Acompanho sempre sua coluna e amo as dicas. Essa série de churrasco está sendo muito boa. Não sou vegetariana, mas tem amigos que são e já fiz algumas coisas para eles. Um dia uma amiga me pediu para fazer kafta com carne de soja na churrasqueira e não soube fazer. Você saberia como faz?
    Abraços.
    obs.: Não precisa colocar meu nome no sorteio, tá. Alias pediria encarecidamente para não colocar.

    • Oi, Meg, tudo bem? Obrigada pelo comentário.
      Olha, eu nunca comi kafta de soja. Aliás, acho que nunca vi pra vender. Ela tem que ser muito bem feita para não despedaçar ou esfarelar na churrasqueira. Se ela vier como a de carne, com um saquinho de chup-chup em volta, recomendo você deixá-la ficar semi-descongelada, passar uma faca de serra superficialmente, só pra cortar o plástico. Aí, você faz igual a carne, no fogo um pouco mais alto pra selar/dourar, e depois leva para a lateral, para terminar de descongelar e cozinhar por dentro.
      Tente desta forma e veja se dá certo.
      Anotado seu pedido para não participar do sorteio.
      Abraços.

Leave a reply

© 2015- 2020 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.