CHURRASCO – POST 9 – ACOMPANHAMENTOS QUENTES

Boa tarde, pessoal! Tudo bem? Peço desculpas pelo atraso do post desta semana. O meu notebook deu problema na fonte e fiquei sem ter como tirar o texto de dentro dele…

Antes de mais nada, espero que estejam todas bem e seguras. Chegamos, enfim, ao último post desta série! Caramba, que tanto de assunto, hein?! Hoje vou falar dos acompanhamentos quentes para o churrasco. Isto depende muito da região, e novamente, do que você projetou para seu cardápio, horário do churras, etc., como falamos lá no primeiro post.

A vantagem dos acompanhamentos quentes é, em primeira instância, oferecer uma refeição completa e variada, além de baratear o custo deste tipo de refeição. Não sei por aí, mas aqui as carnes subiram mais uma vez, então tá meio complicado alimentar os convidados só com elas…

Na casa da minha mãe, não pode faltar arroz, feijão gordo (feijão com caldo, mas com bacon, calabresa dentro), mandioca cozida. Aqui em casa, farofa é algo obrigatório, além da mandioca, mas esta tem um preparo para além do cozimento com sal. Quando faço arroz, gosto de variar igualmente.

Então, vou colocar no cardápio aqui: arroz, tutu de feijão (coisa de mineira!), mandioca ao alho, farofa de banana da terra, e a pasta para pão de alho que uso e a galera aqui adora. Bora lá!
ARROZ BIRO-BIRO AO MEU MODO
Ingredientes

03 xícaras de arroz cozido

80g de manteiga

02 cebolas médias cortadas em julienne (tirinhas)

04 ovos

200g de bacon em cubos frito

Cebolinha picada a gosto

140 g de batata palha

Modo de preparo: Dourar a cebola na manteiga até ficar com a cor caramelo, acrescentar os ovos e mexer delicadamente. Juntar o arroz, a cebolinha, o bacon e finalizar com as batatas palha.

Obs.: Algumas pessoas fazem a cebola tirolesa, ou seja, empanam em farinha de trigo e fritam por imersão (igual batata frita), escorrem e misturam no arroz. Eu, como não sou muito adepta da fritura, faço com a cebola bem refogada. Detalhe importante: só coloque a batata palha e a cebola, se resolver fritar, quando for servir, para que não fiquem murchas com a umidade do arroz. Se preferir, faça sem o bacon.

 
TUTU DE FEIJÃO
Ingredientes

200g de feijão cozido amassado juntamente com o caldo

02 dentes de alho picados/amassados

1/2 cebola picada (eu prefiro em julienne – tirinhas)

50 g de bacon em cubos pequenos

50 g de linguiça calabresa em cubos pequenos

Farinha de mandioca ou milho o suficiente (cerca de 02 colheres de sopa para um tutu mole)

Sal, pimenta, cheiro verde picado a gosto

Ovos cozidos fatiados – para decorar

 Modo de preparo: Colocar o bacon e a calabresa na panela e ligar o fogo baixo. Deixar soltarem a própria gordura, e dourar as carnes. Acrescentar a cebola e o alho e depois o feijão. Ferver. Acertar o sal e a pimenta. Acrescentar a farinha de mandioca ou milho até dar o ponto desejado. Finalizar com cheiro verde. Decorar com ovos cozidos fatiados.

Obs.: Se quiser o preparo sem carne, é só usar óleo para refogar a cebola, e pular a etapa de dourar o bacon e a calabresa.

FAROFA DE BANANA DA TERRA
Ingredientes

120 g manteiga

50 g cebola em julienne (tirinhas)

200g banana da terra em cubos grandes (pode ser a marmelo também)

200g farinha de milho de biju

01 dente alho repicado

Cheiro verde, Sal, Pimenta a gosto.

 Modo de preparo: Refogar o alho na manteiga. Adicionar a cebola e mexer até ficar murcha.  Colocar a banana e misturar. Acrescentar a farinha mexendo continuamente. Temperar com sal, pimenta e cheiro verde a gosto.

 
MANDIOCA AO ALHO
Ingredientes

50 g manteiga

03 dentes de alho grandes bem picados

500g mandioca cozida com sal

Pimenta e cheiro verde picado a gosto

Modo de preparo: Refogar o alho na manteiga até que fiquem levemente dourados. Adicionar a mandioca bem escorrida e misturar. Temperar com pimenta e cheiro verde a gosto.

 
PASTA PARA PÃO DE ALHO
 Ingredientes

06 dentes de alho grandes

150g maionese

150g manteiga

100g muçarela ralada

Salsinha a gosto

Modo de preparo: Amasse o alho e coloque no processador com a maionese, a manteiga, a muçarela, a salsinha e triture bem. Para o preparo do pão de alho, serre o pão como se fosse cortar fatias grossas, mas sem separá-las. Passe a pasta entre as fatias. Asse em forno alto ou na churrasqueira até o ponto desejado.

Na coluna há vários posts que podem ajudar na formulação deste cardápio de acompanhamentos, que vou colocar a seguir. Se bater uma vontade de servir uma torta, deixo a sugestão da Torta de Cogumelos e Queijo. Ou ainda, Batatas rústicas assadas. Se quiser servir uma massa, em nossa coluna você pode encontrar as seguintes receitas: Gnocchi de batata e ricota ao molho de gorgonzola, Spartelli, o Pesto de beterraba (que é só adicionar à massa de sua preferência já cozida). Para beber, ainda temos posts de drinks alcoólicos (parte 1 e parte 2) e não-alcoólicos.

Por fim, antes de começarem a cozinhar, não se esqueçam de afiar suas facas! Facas sem fio exigem força na tarefa de cortar, e por isso acabam escapulindo e cortando nossos dedos. Segurança na cozinha em primeiro lugar!

Bem, meninas, chegamos ao fim desta série! Gostaria de agradecer a todas que me acompanharam nesta jornada, tendo comentado ou não. Se ficou alguma dúvida ou quiserem compartilhar a forma de fazer churrasco ou acompanhamentos aí na sua cidade/região, por favor, fiquem a vontade. O espaço dos comentários é para esta partilha entre nós. Ninguém sabe tudo, e me alegro imensamente em descobrir novos pratos e hábitos alimentares.

Agradeço ainda as meninas aqui do site que me abriram este espaço, e me enchem de ideias para a coluna!

Um grande abraço a todas e um bom fim de semana.

 

O que achou deste texto?

Leave a reply

© 2015- 2020 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.