CHUTNEY DE BETERRABA

 

Boa tarde, gente! Tudo bem?

Hoje resolvi falar de um molho que gosto e é bem versátil: o chutney. É uma preparação indiana e pode ser feita à base de legumes e frutas. Em terras tupiniquins, o mais conhecido é o de manga, porém encontramos de tomate, de damasco, de mamão maduro, de tamarindo, de coentro, entre outros. Aqui não cabe uma definição acerca de textura. O que define o chutney é a explosão de sabores dada pelas várias especiarias utilizadas.

Ele pode ser usado como molho para legumes crus, para empanados, para colocar dentro do sanduíche… As aplicações são infinitas, na verdade, e dependem do item base utilizado em sua confecção.

Hoje, trago um inusitado, que é o de beterraba. Não sei se vocês pensam sobre isso, mas acho esta tuberosa sub-utilizada. A gente sempre a vê em saladas, cozida ou ralada crua, e só. Nunca em pratos muito elaborados. Esse semestre, elaborando minha apostila, vi esta receita, testei e achei interessante. Confira aí:
Chutney de beterraba
Ingredientes

01 beterraba

01 colher (café) gengibre picado finamente

20 ml óleo

01 colher (chá) vinagre de vinho tinto

01 colher (café) suco de limão

1/2 colher (café) pimenta vermelha ou a gosto

01 pitada de cominho em pó

01 colher (chá) coentro picado

Sal a gosto

Modo de preparo: Cozinhe a beterraba na panela de pressão com água até que fique macia (cerca de 30 minutos). Descasque, corte em cubos e bata no liquidificador juntamente com o sal, o gengibre, o óleo, o vinagre, o suco de limão, a pimenta e o cominho. Acerte o tempero e coloque o coentro. Misture e sirva.

A receita é bem fácil de fazer, né?! Tinha que compensar os mil passos do Velouté! Rrsss…. Enfim, o chutney tem que ter doçura (neste caso, da própria beterraba), apimentado (pimenta vermelha), picância (gengibre), aroma (cominho e coentro). O que manda aqui é o equilíbrio entre estes sabores, de forma que na degustação você consiga sentir todos.

Um detalhe importante, não use azeite. Aqui, precisamos de uma gordura neutra, em termos de sabor, para não sufocar o sabor dos demais ingredientes.

Bem, espero que tenham gostado da receita. Abraços e boa semana a todas!

 

Foto da capa: Rodrigo Cavassoni

 

 

 

O que achou deste texto?

2 Responses to CHUTNEY DE BETERRABA

  1. Oi Naty,

    Esse chutney não conhecia, bem diferente realmente. Gosto de fazer o de cebola para colocar no hamburguer. Vou experimentar esse, gente minha lista só cresce kkkkk.

    Abraço,
    Zoe

Leave a reply

© 2015- 2019 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.