CANJIQUINHA COM COSTELINHA

Hoje vou deixar meu lado mineiro aflorar pra trazer um caldo que gosto muito e tem sabor de casa: Canjiquinha com Costelinha! É comida de roça, de festa junina, extremamente saborosa. Pra quem não come carne, pode fazer a versão sem a costelinha e o bacon que fica “bão tamém”! Rrrrsss…

Antes de passar pra receita principal, vou colocar aqui uma que é parte dela: fundo de legumes/vegetais. Se você não tiver tempo ou ingredientes para fazer, use água mesmo. Só não use esses caldos prontos. Ok, eles são práticos, porém a quantidade de sódio e gordura dentro não justificam. Fora que independente do sabor do caldo industrializado (frango, peixe, feijão etc.), a comida sempre fica com o mesmo gosto, cansa o paladar! Ou você nunca parou pra pensar porque não dá conta de comer naquele restaurante mais de 1 semana/mês seguido? Então…

Aqui no fundo usamos um conjunto de legumes aromáticos, que se chamam mirepoix (se pronuncia mirrepoá), que já citei no post do Velouté de Cogumelos, além de mais alguns ingredientes. No entanto, pode adicionar outros itens como aproveitamento, tipo cascas de alho, de cebola, de cenoura, talos de salsinha, pontas de tomate, abobrinha. Eu não costumo colocar cascas de batata ou mandioca (aquela parte branquinha não jogo fora, dá um picles excelente!) e pontas de pimentão, pois diminuem o tempo de conservação. Pode fazer uma panela grande e congelar por 3 meses ou guardar na geladeira por 4 dias. Aqui, costumo congelar e usar pra risotos, molhos, carne de panela, arroz, ou seja, qualquer preparação que tenha água.

FUNDO DE LEGUMES

 Ingredientes

05 litros de água

01 talo de salsão em fatias grossas

Folhas de 01 alho-poró

10 grãos de pimenta-do-reino (se não tiver, não use em pó)

02 folhas de louro

01 cenoura em rodelas

02 cebolas cortada em 8

Modo de preparo: Colocar todos os ingredientes em uma panela e completar com água fria. Cozinhar por 20 minutos após o início da fervura. Coar e utilizar.

O fundo vai ser a base líquida para nosso caldo. Veja que ele não tem gordura e nem sal, e deve permanecer assim. Vai agora a receita principal.

CANJIQUINHA COM COSTELINHA

Ingredientes

250g de canjiquinha amarela*

500g de costelinha suína cortada em pedaços pequenos

Sal e pimenta vermelha a gosto

100g bacon em cubos pequenos

Óleo o suficiente

01 cebola grande bem repicada

04 dentes de alho repicados

Fundo de legumes o suficiente

Cheiro verde e couve picados a gosto

Modo de preparo: Temperar a costelinha com sal e pimenta a gosto e reservar. Cozinhar a canjiquinha em fundo de legumes fervente. Quando estiver macia, desligar o fogo e reservar. Refogar o bacon e deixar que ele solte sua gordura. Quando estiver dourado, retirar da panela e reservar. Selar a costelinha até ficar dourada, usando o óleo do bacon (se necessário, use um pouco mais). Adicionar a cebola, e quando ela estiver brilhante, colocar o alho. Assim que ele exalar seu aroma (não precisa dourar), juntar fundo de legumes o suficiente, o bacon reservado e deixar cozinhar. Quando a carne estiver mais macia, acrescentar a canjiquinha cozida e deixar ferver para apurar. Temperar com sal, se necessário e pimenta vermelha a gosto. Finalizar com cheiro verde e couve picados a gosto.

* A canjiquinha também é chamada de xerém ou quirela de milho. É aquele bem quebrado, miúdo, às vezes encontrado em seções de ração pois são dados para passarinhos.

O ideal é servir quente. Se for pra festa junina, minha recomendação é cortar a couve fina, mas não em fios longos, e também desossar a costelinha e cortar a carne em pedaços pequenos, pra facilitar a vida, já que não existem talheres para o serviço. Quando esfria, tende a engrossar bastante. É só colocar água ou fundo de legumes e ferver novamente para que a textura fique bacana.

Bem, espero que tenham gostado da receita. Boa semana a todas!

 

 

O que achou deste texto?

2 Responses to CANJIQUINHA COM COSTELINHA

  1. Eita! Amo Canjiquinha com costelinha! Não sou mineira, mas adoro comida mineira. Por incrível que pareça, embora gostar muito, nunca fiz em casa. Vou me embalar na sua receita, Naty!
    Um beijão!

    • Oi, Carol, que bom que curtiu a receita! Tenho certeza que será um sucesso!
      Obrigada pelo comentário.
      Abraços

Leave a reply

© 2015- 2019 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.