COZINHA DA AMÉRICA LATINA – BOLÍVIA

Salve, meninas! Tudo bem? Infelizmente, de agora até o fim do ano, os posts da coluna não terão horários regulares. Minha vida está louca demais com a reposição das aulas do primeiro semestre!

Hoje vamos fechar a série de Cozinha da América Latina com a Bolívia. Eu fui à Feira Kantuta em São Paulo e pude ver a variedade de produtos lá. Fiquei encantada com os tipos de milho, as pimentas aji amarillo e panca, mas o que mais me chamou a atenção foi  variedade de batatas. Algumas pareciam frutas, de tão coloridas, como mostra a foto abaixo:

Fonte: Site Horta e Flores

Os sabores, as cores e as texturas também são diversas. Me recordo de já ter lido um livro que falava que eles têm um museu da batata, com mais de 800 variedades catalogadas. Pois bem, a batata é das Américas, assim como o milho, o tomate e o cacau.

A comida típica da Bolívia varia dependendo da região do país, e sua cozinha é um misto da indígena local e da ehola. Alguns pratos bacanas são as salteñas, que são parecidas com as empanadas argentinas, a humita, que é bem parecido com nossa pamonha. Há outras preparações que são compartilhadas com o Peru, como o lomo saltado (carne bovina salteada com elgumes) e o anticucho (espeto de carne de coração de boi).

Um ingrediente boliviano que ficou muito famoso recentemente, foi a Quinoa. Já deixei aqui na coluna uma receita de tabule, feito com ela. É um delícia, super fresca esta salada. E hoje deixo a receita de Humitas salgadas

HUMITAS SALGADAS
Ingredientes
8 espigas de milho verde (guarde as palhas)
1 cebola picada
1 colher(es) de sopa de azeite
2 colher(es) de sopa de manteiga
Sal e pimenta a gosto
1 e 1/2 pimentão vermelho
2 copo(s) de leite

Modo de preparo Rale as espigas de milho para extrair o suco dos grãos. Coloque as palhas de milho em um recipiente com água quente para que amoleçam um pouco. Reserve. Numa panela, refogue a cebola com a manteiga e o azeite até dourar. Adicione o milho ralado e o pimentão cortado em fatias bem pequenas, mexendo bem para não grudar. Tempere com sal e pimenta. Use um pouco de leite para diluir, se o creme ainda estiver muito grosso. Dobre as palhas formando copinhos. Recheie com o creme de milho (se quiser adicione queijo ralado ou mozarela) e feche dobrando a boca do copinho. Amarre os pacotinhos com pedaços das folhas de milho ou barbante. Ferva em água por cerca de 20 minutos e sirva.

Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/cozinha/receitas/2012/10/27/humitas.htm

Bem, meninas, espero que tenham gostado da receita. Boa semana a todas!

O que achou deste texto?

Leave a reply

© 2015- 2020 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.