COZINHA DA AMÉRICA LATINA – COLÔMBIA

Olá meninas, boa noite! Peço desculpas pelo atraso na postagem. Minha vida está uma loucura com a volta às aulas presenciais práticas.

Continuando nossa série, que está quase chegando ao fim, hoje o assunto é a Colômbia. O país tem uma parte voltada para o Caribe, porém faz divisa com o Brasil, ali no Amazonas, e com Venezuela, Peru e Equador. Assim como todos os países que foram colônias eholas, sua gastronomia é uma mistura da cultura indígena local, dos colonizadores e dos africanos que vieram como escravos.

Milho, banana e batata são soberanos nesta cozinha. O primeiro ingrediente é visto nas arepas, presentes em todas as regiões. Alguns consideram esta preparação como o “pão colombiano”, pois pode ser consumida no café da manhã com manteiga e queijo, ou ainda como acompanhamento de outros pratos. Das bananas se fazem os patacones. Com as batatas, ajiaco. É uma cozinha que não é minha especialidade, devo dizer. Entretanto, separei umas receitas que acho interessantes pra vocês. Espero que gostem.

AREPAS

Ingredientes
400 g Farinha de milho branca
03 g Sal
q.b. Água morna
q.b. Leite morno (opcional)
03 g Manteiga (opcional)
Modo de preparo: Misture a farinha e o sal. Acrescente aos poucos os líquidos (somente água ou um pouco de leite diluído em água) e trabalhe
constantemente a massa, acrescente líquido o suficiente para que a massa fique lisa, macia e homogênea. Deixe a massa descansar por 15 min.
4. Faça bolinhas e dê uma leve achatada na massa (1 cm de espessura). Em uma frigideira untada com óleo, sele a massa em fogo médio até que fique levemente dourada. Leve ao forno à 200ºC por 05 minutos ou até que fiquem bem assadas (douradas). Abra a massa e recheie com ropa vieja.

 

ROPA VIEJA

Ingredientes
250 g Acém
80 g Molho de tomate
70 g Pimentão verde em tiras finas
100 g Cebola em tiras finas
05 g Alho picado
q.b. Cominho em pó
q.b. Sal e pimenta do reino
Modo de preparo: Cozinhe a carne em panela de pressão por 30 min. Desfie e reserve. Refogue os ingredientes, acrescente a carne desfiada. Junte o molho de tomate, se necessário, ajuste a consistência do molho com água. Sirva com as arepas.

 

NATILLAS

Ingredientes

1 litro de leite integral

250 gramas de rapadura

3 paus de canela

1 xícara de amido de milho

1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo: Ferva metade do leite junto com a rapadura e a canela. Quando começar a ferver, vá tirando o excesso da espuma. Ferva por dois minutos. Dissolva o amido no leite restante e adicione à mistura que está no fogo, sempre mexendo. Em seguida, coloque na panela a colher de manteiga. Cozinhe por mais 10 minutos em fogo baixo, mexendo constantemente, e depois passe para uma travessa refratária. Deixe esfriar até atingir a temperatura ambiente. Depois de fria, leve à geladeira se quiser uma textura mais firme. Sirva em pedaços com caramelo ou coco ralado (opcional).

Obs.: Pode conter gemas de ovos ou coco ralado também, dependendo da região de origem.

Bem, é isso pessoal! Boa semana a todas! Abraços.

O que achou deste texto?

Leave a reply

© 2015- 2020 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.