COZINHA DA AMÉRICA LATINA – PERU

Ilustração: Tattah Nascimento

A Cozinha Peruana é tida como uma das melhores do mundo atualmente. Um trabalho intenso de pesquisa e volta às origens colocou-os neste patamar. É uma gastronomia rica e variada. Existem ingredientes para todos os gostos e bolsos, como no caso dos milhos ou das batatas. Um apontamento interessante é que o país não deixou com que empresas ligadas à venda de sementes transgênicas entrassem por lá. Isto mantém a biodiversidade, os sabores locais, a ligação entre o campo e a mesa.

Um dos ícones desta cozinha, o ceviche, tem influência direta da cultura japonesa, muito presente nas técnicas para trabalhar os peixes e frutos do mar. Outro acompanhamento constante é a guacamole, sobre a qual falei no último post.

Como a foto da capa mostra, as variedades de batatas e milho são muitas, com sabores e texturas inimagináveis. Tive a oportunidade de experimentar algumas em uma ida à Feira Kantuta, em São Paulo.

Eu escolhi aqui dois pratos bem frescos para vocês, que acho bem interessantes: Causa Limeña e Suspiro Limeño, ambos típicos da cidade de Lima, capital do país. Seguem as receitas.

CAUSA LIMEÑA

Ingredientes

500 g batatas cozidas e amassadas

01 ají ou pimenta dedo de moça picada

01 xícara de frango cozido desfiado

50 g milho verde

100 g maionese

Sal, coentro picado, azeite e suco de limão a gosto

 

Para decorar

Maionese

01 tomate cortado em 4

01 ovo cozidos cortado em 4

Azeitonas fatiadas

 

Modo de Preparo: Tempere as batatas com azeite, sal, suco de limão e pimenta. Misture bem.  Reserve. Misture o frango desfiado com o milho e a maionese. Tempere com sal e suco de limão a gosto. Divida o purê de batata, espalhe a metade em uma travessa, ‘recheie’ com a mistura de frango e cubra com o restante do purê. Decore com maionese, tomate, ovo e azeitonas. Leve a geladeira para resfriar até o momento de servir.

Obs.: Também é comum montar em aros vazados, para que fique mais bonito à mesa.

 

SUSPIRO LIMEÑO

Ingredientes

200 g leite condensado

100g creme de leite fresco

50 g leite em pó

02 gemas

Essência de baunilha a gosto

70 ml vinho do porto branco

100 g açúcar

01 clara

Canela em pó para decorar

Modo de preparo: Leve o leite condensado, o creme de leite e o leite em pó ao fogo, e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo sem parar até que a mistura comece a pegar cor. Retire a panela do fogo e deixe esfriar por 4 minutos. Bata as gemas com a essência de baunilha até que a mistura fique bem clara e espumosa. Junte as gemas batidas à mistura de leite e mexa bem. Despeje a mistura nas taças geladas, enchendo um terço delas, leve a geladeira até firmar. À parte, ferva o vinho do porto com o açúcar em uma panela, em fogo baixo, até formar uma calda em ponto de fio fino. Bata a clara em neve com a batedeira, despejando a calda em fio e continuando a bater até esfriar completamente. Cubra o creme das taças com o merengue, leve novamente a geladeira e deixe esfriar. Polvilhe canela na hora de servir.

 

Eu coloquei este vídeo, não pela receita em si, que é diferente da que estou usando, e sim por causa da técnica para misturar as gemas, sem que elas cozinhem.

Espero que tenham gostado das receitas.

Abraços a todas e boa semana!

 

O que achou deste texto?

Leave a reply

© 2015- 2020 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.