FEIJÃO

Olá, meninas, tudo certo com vocês e suas famílias? Se protegendo? Espero que todas estejam bem e se prevenindo, já que a segunda onda da Covid-19 está fazendo estrago por todos os lados. Enquanto a vacina não chega às reles mortais aqui, o jeito é continuar os ritos de uso de máscara e álcool 70º.

Bem, falando de coisas boas agora, fiquei pensando sobre o post de hoje e resolvi falar de um ingrediente que é um dos meus preferidos: feijão. Além de ser parte da cultura alimentar brasileira, em vários países do mundo todo existem receitas com essa leguminosa. Esta categoria de alimentos é super importante para nossa saúde, pois contém proteínas, vitaminas e minerais, além de contribuir para a saciedade e pode ajudar a manter os níveis de colesterol, glicemia e o funcionamento do intestino em dia. Infelizmente, o consumo de feijão tem diminuído muito entre os brasileiros, em detrimento de alimentos ultra processados como bolachas recheadas, salgadinhos de saquinho, refrigerantes etc.

Entre as leguminosas estão as favas, o grão de bico, a lentilha, a soja, além dos feijões. Alguns pesquisadores dizem que existem mais de mil tipos deles no mundo todo. Pensando assim, lanço à queima roupa a pergunta: Quantos tipos você conhece? Ficou triste com o resultado? Então bora conhecer mais.

Os tipos de feijão dependem muito da região. Alguns, como o Branco e o Azuki, vieram de fora, mas o Carioca, Preto, Fradinho, de Corda, entre outros, são brasileiros. De algumas variedades não temos comprovações se são nacionais realmente ou não, como: Jalo, Roxinho, Rosinha.

Existem os frescos, chamados de feijões verdes e também os secos, que são os que encontramos nas prateleiras do supermercado. Os verdes, por aqui só comprando direto do agricultor ou em feiras de rua ou em carriolas nas ruas do centro da cidade, e normalmente são do de Corda. Esses são bem legais para saladas e para o famoso Baião de Dois, que é um prato único com arroz, feijão, carne de sol, leite de coco, entre outros ingredientes. Um dos preparos da cozinha do nordeste que mais gosto.

Os preparos com os secos, variam de acordo com o tipo de feijão e da região do país ou do mundo. O feijão branco, por exemplo, é usado por aqui com a dobradinha; na França para o preparo do Cassoulet (que é um prato com embutidos, pato e legumes, ou seja, não é uma feijoada com feijão branco, como dizem por aí!), e em Portugal fazem um pudim com ele, na região dos Açores. Achou esquisito doce de feijão? Na cultura japonesa o doce feito com feijão Azuki, chamado de Anko, é comumente usado para rechear varias sobremesas.

Um ponto importante é deixar de molho. As cascas das leguminosas, lamentavelmente, são de difícil digestão para algumas pessoas, e acabam gerando alguns problemas intestinais. O remolho, como chamamos na cozinha, melhora muito essas questões. Para uma xícara de feijão, coloque umas quatro de água, após ter escolhido e lavado os grãos. Mantenha na geladeira, se for fazer o processo de um dia para o outro. Esqueceu de fazer? Use água quente e deixe de molho por uns 20-30 minutos. Jogue sempre esta água fora e coloque uma nova para cozinhá-lo na panela de pressão, por provavelmente uns 15 a 20 minutos, dependendo da variedade. Sim, o remolho reduz em uns 30% o tempo de cozimento.

Vou deixar aqui duas receitas para vocês. Uma com inspiração nordestina e outra da cozinha árabe, que normalmente é feita com grão de bico. Creio que sejam bem adequadas a esses dias quentes que estamos vivendo.

SALADA DE FEIJÃO VERDE

Ingredientes

400g feijão verde cozido e escorrido

02 tomates cortados em cubos pequenos

01 cebola roxa média, em cubos pequenos

Azeite, suco de limão, sal, pimenta vermelha, cominho, cebolinha e coentro picados a gosto

Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes. Gelar para servir.

 

HOMMUS DE FEIJÃO PRETO

Ingredientes

250g feijão preto cozido e escorrido

01 colher (sopa) tahine – pasta de gergelim (se não tiver, pode fazer sem ou substituir por pasta de amendoim integral sem açúcar)

Suco de 01 limão cravo ou 1/2 limão-tahiti

02 colheres (sopa) azeite

Sal a gosto

Modo de preparo: Processar todos os ingredientes. Gelar e servir com pão ou torrada.

Bom, meninas, espero que tenham gostado das receitas. Qualquer dúvida, deixem nos comentários que respondo.

Não se esqueçam que, em abril, teremos o aniversário da coluna. Algum presente será sorteado entre as comentaristas do ano. Então, saiam da toca e deixem seu alô, sua dúvida, ou simplesmente me contem como preparam seu feijão.

Ah, e não se esqueçam de dar uma força pro site doando o quanto puderem e quiserem.

Obrigada pela audiência, abraços e boa semana!

 

Foto da capa: Alimento foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

O que achou deste texto?

2 Responses to FEIJÃO

  1. Naty!! Que coisa! Eu não creio nas bruxas, mas que elas existem, ah se existem! Que coincidência! Ganhei nessa semana mesmo feijão verde da minha secretária que é de Pernambuco e ela me passou alguns modos de prepará-los. Optei pela salada, dei uma incrementada e adorei. Nunca tinha comido. Na minha ida ao Nordeste pouco degustei dos pratos originais. Fui com uma turma chata que só!
    Bom, o que digo é que gostei demais e imagine a minha surpresa em você postar justamente sobre feijões!!
    Hehe… “feijão feijão feijão… feijão tem gosto de festa” rsrs… essa é velha, rsrs

    Ah… ainda vale pedidos? Cara, gostaria de receita do Cassoulet e do Puchero… que óbvio adoro comer, mas não sei fazer rsrs

    Muito bom! 😊🤗

    • Nossa Nefer, que coincidência! kkkk… A comida nordestina é fantástica, tem que experimentar mais coisas. Acho que talvez a Tattah possa ajudar nisso, não?
      Seus pedidos são ordens! Para as próximas semanas, Cassoulet e Puchero (o da família da minha esposa) estarão na coluna.
      Que bom que gostou das receitas e obrigada pelo comentário.
      Abraços e boa semana!

Leave a reply

© 2015- 2021 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.