FESTA JUNINA – POST 2 – COMIDAS SALGADAS

Olá, meninas, tudo bem? Espero que sim. Cá estou eu para continuar esta minissérie sobre as comidas das festas juninas. Hoje vou falar das comidas salgadas.

Isso varia muito de região para região, assim como as preparações doces. Sou de Minas, e hoje em dia moro no estado de São Paulo. Muita coisa é parecida, porém existem diferenças significativas. A principal, ao meu ver, é o sanduíche disponível: em MG é de pernil e por aqui, cachorro quente.

Milho cozido, pipoca são comuns em ambos os estados, assim como os caldos. O que difere são os sabores. Ano passado, mais ou menos nesta época, deixei a receita de Canjiquinha com Costelinha, que cai bem demais, igualmente. Então, hoje vou trazer 3 receitas que gosto muito: caldo de mandioca, caldo de feijão e sanduíche de pernil.

CALDO DE MANDIOCA COM COSTELA

 Ingredientes

500g de costela cortada em pequenos cubos (se tiver os ossos, não descarte, cozinhe junto com a carne, vai dar mais sabor)

Sal e pimenta a gosto

Azeite

500g de mandioca descascada cortada em cubos

Fundo de legumes o suficiente

½ cebola repicada

03 dentes de alho repicados

Sal, pimenta vermelha e cheiro verde picado a gosto

Modo de preparo: Temperar a costela com sal e pimenta a gosto. Refogar a carne em azeite. Adicionar o alho e depois a cebola. Colocar fundo de legumes até cobrir a carne e cozinhar em panela de pressão por aproximadamente 30 minutos. Enquanto a carne cozinha, colocar a mandioca em outra panela com água/fundo de legumes para cozinhar (se for na pressão, uns 15 a 20 minutos são suficientes, dependendo da qualidade do produto). Bater a mandioca com o líquido do seu cozimento no liquidificador. Reservar. Quando a carne estiver cozida, adicionar a mandioca batida e deixar ferver uns 5 minutos. Se necessário adicione mais água/fundo de legumes. Se o líquido foi demais, deixe cozinhar em aberto para reduzir e apurar o sabor. Acertar o tempero e finalizar com cheiro verde.

PS1.: Se não quiser fazer com carne, use couve picada ao final, fica mara!

 

FUNDO DE LEGUMES

 Ingredientes

03 litros de água

01 talo de salsão picado grosseiramente

02 folhas de alho-poró picadas grosseiramente

10 grãos de pimenta-do-reino

05 folhas de louro

01 cenoura picada grosseiramente

01 cebola picada grosseiramente

Modo de preparo: Cozinhar todos os legumes e temperos na água por 20 minutos após o início da fervura. Coar e utilizar.

PS.: Este fundo serve para qualquer preparação na cozinha, incluindo risotos. Então, se sobrar, congele e aproveite em outras receitas.

 

CALDO DE FEIJÃO

 Ingredientes

200g de feijão carioca

01 folha de louro

50g linguiça calabresa cortada em cubos pequenos

50g de bacon cortado em cubos pequenos

03 dentes de alho repicados

½ cebola repicada

Sal, pimenta vermelha e cheiro verde a gosto

Torresmo e couve finamente picada para decorar

Modo de preparo: Cozinhe o feijão com a pele de bacon cortada por 25 minutos na panela de pressão. Abra e retire a folha de louro. Bata o feijão no liquidificador (pode bater com a pele, se quiser). Em outra panela, frite o bacon e a calabresa na própria gordura. Se soltar muita, retire o excesso. Reserve. Na mesma panela, refogue o alho e a cebola. Junte o caldo de feijão, bacon e calabresa. Ferva até encorpar. Acerte o tempero, se necessário. Sirva em canecas decorado com cheiro verde, couve e torresmo.

PS.: Novamente, se não comer carne, só o feijão já fica gostoso. Use couve, taioba, ora-pro-nobis refogada para incrementar.

 

SANDUÍCHE DE PERNIL

Ingredientes

01 pedaço de paleta de porco sem pele, de mais ou menos 01 kg

10g sal

02 pimentas comari vermelhas ou qualquer pimenta do seu gosto

02 dentes de alho

02 cebolas

Suco de 01 limão grande

Azeite o suficiente

01 pimentão verde

01 pimentão vermelho

Pão francês.

Modo de preparo: Bata no liquidificador o sal, a pimenta, o alho, a pimenta, 1 cebola e o suco de limão, formando uma pasta. Passe pelo pernil e deixe na geladeira em uma vasilha tampada por 12h. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC fechado com papel alumínio por 1,5 a 2 horas. Retire o papel alumínio, aumente o fogo e deixe dourar levemente. Fatie o pernil. Para o molho, refogue no azeite a outra cebola fatiada e os pimentões em tiras com sal e pimenta a gosto. Abra o o pão francês e acrescente o molho de cebola e pimentão e a carne fatiada. Sirva quente.

 

Esse pernil, em muitas festas juninas de MG, fica numa chapa, inteiro, e o pessoal vai fatiando à medida em que os pedidos chegam. Aí eles já jogam a carne na parte quente da chapa juntamente com os legumes e fazem o recheio. Só de pensar já estou com água na boca! Tem uma festa em julho, em Pocinhos do Rio Verde (perto de Poços de Caldas, Sul de Minas), chamada Festa do Biscoito, na qual eles assam biscoitos de polvilho grandes em fornos de cupim/barro. O sanduíche de pernil é servido nesse biscoitão! Gente, é das melhores coisas que já comi numa quermesse na minha vida!

Bem, espero que tenham gostado das receitas. Não deixem de falar o que vocês comem nas festas juninas por aí. Esse ano, em função da Pandemia, só fazendo em casa ou comprando do pessoal que está fazendo as quermesses virtuais. Não sei se na cidade de vocês tem esse esquema. Eles anunciam o menu junino nas redes sociais, a gente faz o pedido e retira no dia marcado, ou entregam em casa.

Na próxima postagem, apesar de já ser julho, como ainda estará um friozinho aqui, vou falar das bebidas. Se tiverem alguma dúvida ou quiserem alguma receita específica, coloquem nos comentários.

Abraços e boa semana a todas!

O que achou deste texto?

Leave a reply

© 2015- 2020 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.