FESTA JUNINA – POST 3 – BEBIDAS

Olha a cobra! É mentira! kkkkkk… Boa noite, meninas! Tudo bem? Foi só uma brincadeira com a quadrilha, que infelizmente este ano não dançamos. Sei que junho já passou, mas com esse frio que tá fazendo, um post sobre bebidas servidas nas quermesses cai bem. Vou ficar com as receitas mais tradicionais mesmo. Caso queiram outra, e eu souber, é só pedir nos comentários. Vamos às receitas!

QUENTÃO

Ingredientes

01 garrafa de cachaça/pinga branca

1/2 garrafa de água

01 xícara (chá) açúcar

03 cravos da Índia

02 paus de canela

Casca de 01 laranja

Casca de 02 limões taithi

Gengibre picado a gosto (eu coloco mais ou menos um pedaço de 5 cm)

Erva-doce a gosto – opcional

Modo de preparo: Em uma panela, com o fogo baixo, derreta o açúcar até formar um caramelo. Coloque a água (tome cuidado para não se queimar, vai liberar bastante vapor) e os demais ingredientes. Deixe cozinhar e derreter o  açúcar. Quando ele estiver derretido, adicione a cachaça. Deixe ferver por mais 5 minutos (se quiser menos alcoólico, cozinhe mais tempo), desligue, coe e sirva.

Obs.: Se quiser fazer a versão sem álcool, é só eliminar a adição da cachaça. Se a calda ficar muito grossa, é só colocar mais água.

 

VINHO QUENTE

Ingredientes

01 litro de vinho tinto seco
02 maçãs sem sementes cortadas em cubos pequenos
01 xícara (chá) de açúcar
Canela em pau e cravo a gosto
Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe cozinhar até que o açúcar derreta.

Obs.: Para a versão sem álcool, substitua o vinho tinto por suco de uva. Se preferir, troque o vinho seco pelo suave.

 

CHOCOLATE QUENTE

Ingredientes

04 xícaras (chá) de leite
10 colheres (sopa) de chocolate em pó
10 colheres (sopa) de açúcar
02 caixas de creme de Leite
02 colheres (sopa) amido de milho

Modo de preparo: Coloque em uma panela o leite, o chocolate em pó, o açúcar e o amido de milho. Misture bem com um batedor de arame, até que o amido esteja bem incorporado (se preferir bata tudo no liquidificador). Acenda o fogo baixo, mexendo sempre, até ferver. Desligue, adicione o creme de Leite e mexa bem até ficar homogêneo. Sirva quente polvilhado de chocolate em pó e/ou canela em pó.

Obs.: Se quiser fazer a versão alcoólica, adicione conhaque a gosto. Para a bebida não talhar, por causa do álcool, coloque o conhaque em uma panela separada e deixe que comece a ferver. Depois disso, junte com o preparo acima. Se não tiver conhaque, use cachaça.

Meninas, me contem o que vocês tomam nas quermesses em suas cidades. Sei que em alguns lugares do Nordeste o Aluá de abacaxi ainda é servido. Eu adoro! Ainda mais quando é adoçado com rapadura… Hummm… Salivei! Essas bebidas servem pra esquentar nossos dias e noites, independente da ocasião.

Espero que todas estejam bem e que não estejam iludidas que o pior já passou. Se cuidem, se protejam, e se puderem, segurem a onda mais um pouquinho e fiquem em casa!

Bem, é isso! Eu termino aqui mais esta série. Na próxima postagem começaremos uma nova. Ainda não defini o tema, então se quiserem sugerir, fiquem a vontade, coloquem nos comentários.

Abraços a todas e boa semana!

 

O que achou deste texto?

Leave a reply

© 2015- 2020 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.