FRUILI-VENEZIA GIULIA

Hoje falo de uma região ao nordeste da Itália pouco conhecida por nós aqui no Brasil. Ela faz divisa com a Eslovênia e Áustria. Apesar de ter Venezia no seu nome, a cidade de Veneza não fica nesta região, e sim, no Vêneto, que é o post anterior a este. A cidade de Trieste, já na divisa com a Eslovênia, foi capital do Imperio Austro-Húngaro, e hoje é capital somente da província em questão. 

É uma região que possui praias, lagos e montanhas, com cenários de tirar o fôlego. A gastronomia de Friuli-Venezia Giulia é influenciada pelas culturas eslava, europeia central e veneziana. A cozinha conta com receitas simples e ingredientes genuínos: carne, laticínios, embutidos e legumes, usados ​​para criar suas especialidades, como o presunto San Daniele. Das bebidas, os vinhos brancos e as grappas ganham destaque.

Vamos cortar o papo e passar para as receitas.

Figos ao forno com presunto cru
Ingredientes
20 figos maduros (firmes)
200 g de presunto cru finamente fatiado
25 ml mel trufado
Azeite e sal a gosto
Modo de preparo: Corte os figos ao meio, coloque-os em uma assadeira untada com azeite, regue com azeite e sal a gosto. Asse a 180º C por 20 minutos, sirva-os acompanhados com o mel trufado e com as fatias de presunto.

Ravioli de batata e hortelã
Ingredientes da massa e da finalização
400 g farinha de trigo
4 ovos
Sal q.b.
1 L de caldo de carne
100 g manteiga derretida
Parmesão a gosto
Ingredientes do recheio
250 g de batatas
2 g açúcar
Canela, salsa a gosto
75 g manteiga
1/4 maço hortelã
20 ml conhaque
Sal e pimenta a gosto
Para o recheio faça um purê com as batatas e junte os demais ingredientes. Faça a massa normalmente, abra os raviólis, recheie e cozinhe no caldo. Sirva regado com a manteiga derretida e parmesão.

Torta de ameixas
Ingredientes
250g de farinha de trigo
125 g de manteiga pomada
1 gema
50 g açúcar
45 ml água com uma pitada de sal
Manteiga q.b. (untar a forma)
1,2 kg ameixas frescas
120 g farinha de amêndoas
70 g açúcar
1 g canela em pó
Massa:
Forme um vulcão com a farinha, abra o centro e coloque a manteiga. Trabalhe a massa até incorporar os ingredientes, acrescente a gema, o açúcar e a água com sal. Forme um bola, envolva em filme plástico e leve à geladeira por uma hora. Unte uma forma de 26 cm de diâmetro com a manteiga e forre com a massa. Fatie as ameixas em meia lua. Cubra a massa com a farinha de amêndoas, decore com as fatias de ameixa, pulverize açúcar e canela e asse a 180º por 35 minutos.

Este cardápio está de matar, hein?! Maravilhoso! Espero que tenham gostado das receitas. Qualquer dúvida, já sabem: só me chamar nos comentários.

Abraços e boa semana!

O que achou deste texto?

Sorry, comments are closed for this post.

© 2015- 2022 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.