TRENTINO-ALTO-ÁDIGE

A região de Trentino-Alto-Ádige, assim como algumas outras na Europa, já foram de um país e de outro. Esta, especificamente, era território do Império Austro-Húngaro, que depois da 1ª Guerra Mundial foi anexada à Itália.  Por ter esta raiz, carrega tradições gastronômicas semelhantes às da Alemanha e Áustria, como o presunto Speck (defumado, ao invés de curado ou cozido), strudel (sobremesa à base de maçãs) e Knodel (umas bolinhas a base de pão, farinha, temperos, que tem vários nomes ao redor do mundo). 

Vou colocar aqui algumas receitas de lá para vocês.

POLENTA DE BATATA
Ingredientes
Sal e pimenta do reino a gosto
50 g Manteiga
25 g Bacon picado miúdo
50 g Cebola picada
100 g fubá
500 g Batata inglesa descascadas e cortada em cubos pequenos
500 ml Água mineral
Modo de preparo: Refogar o bacon e deixar ele soltar a gordura (se não soltar, pode colocar banha ou azeite) e depois a cebola. Adicionar as batatas e água para cozinhar, juntamente com o fubá (o fubá é dissolvido em água fria antes de ir pra panela).  Adicionar sal e cozinhar em fogo baixo. Se estiver muito líquido, adicione mais fubá. Se estiver muito grossa, coloque mais água quente. Mexa continuamente. Ao final, a polenta deve estar cremosa e as batatas desmanchadas. Finalizar com manteiga e pimenta do reino a gosto.

CANEDERLI
Ingredientes

300 ml Leite
Noz moscada, pimenta do reino e sal a gosto
3 ovos
300 g pão de leite cortado em cubos pequenos
50 g pancetta picada em cubos pequenos
60 g Farinha de trigo
65 g Salame picado em cubos pequenos
30 g Salsa bem picada
250 g Cebola picada
125 g Speck ou Presunto cru picado em cubos pequenos
250 ml caldo de carne
50 g Farinha de rosca (se necessário)
Modo de preparo: Colocar o pão em uma tigela. À parte, bater os ovos com o leite e despejar sobre o pão. Deixar descansar por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Levar speck e pancetta numa frigideira, juntar a cebola e metade da salsinha e deixar dourar por 2 minutos. Juntar o salame à mistura de speck. Adicionar também a salsinha restante. Misturar com o pão amolecido e juntar a farinha. Temperar esta massa com sal, pimenta e noz moscada recém moídas. Ferver o caldo. Com as mãos umedecidas moldar 10 bolinhos do mesmo tamanho e colocar no líquido fervendo. Deixar cozinhar lentamente, se necessário, engrossar com farinha de rosca. Servir em um prato fundo ou xícara de consomé.

STRUDEL DE MAÇÃ E MEL 
Ingredientes
400 g Massa folhada (eu gosto de usar massa filo também)
50 ml Rum
2 g Canela
15 g raspas de limão siciliano
50 g açúcar de confeiteiro
50 g uva passa
50 g Pinoli (se não der, use castanha do Pará picada)
70 g açúcar cristal
75 g farinha de rosca
100 g manteiga
50 g mel

Modo de preparo: Molhar a uva passa com o rum. Misturar o açúcar com as especiarias e a casca de limão. Derreter a manteiga em banho-maria. Retirar o miolo das maçãs e cortá-las em fatias não muito finas. Pincelar a folha de massa com pouca manteiga ainda morna, espalhar a farinha de rosca sobre uns 10cm, por cima espalhar as maçãs, os pinoli, a uva-passa e pulverizar com o açúcar com especiarias. Enrolar a massa. Colocar o strudel numa assadeira antiaderente e pincelar com o restante da manteiga. Assar em forno pré-aquecido a 200-220°C, por 30-40 minutos. Retirar do forno, deixar amornar, pulverizar com o açúcar de confeiteiro. Servir quente ou em temperatura ambiente com Zabaione ou Sorvete de creme. 

Bem, meninas espero que tenham gostado das receitas. Abraços e boa semana!

O que achou deste texto?

Sorry, comments are closed for this post.

© 2015- 2022 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.