VÊNETO

Olá, boa noite! Hoje vamos falar do Vêneto. Esta é a região onde fica Veneza, sua capital, que foi palco da entrada de muitos produtos vindos das Índias, pelas mãos dos árabes. Tinha uma economia extremamente próspera, justamente por esta razão, e ao lado da rival Gênova, seus mercadores faziam a venda de diversos produtos para toda a Europa. 

Veneza é famosa por seus canais (sim, até as feiras lá são dentro dos barcos!). Não me recordo de ter visto carros quando estive lá. Cheguei e parti de trem. Me recordo da cidade ter, além de muitos portos para todo tipo de barcos, um aeroporto. A cidade sofre com constantes alagamentos, e creiam, o cheiro não é nada agradável, assim como as centenas de ratos que ganham as ruas para fugir da água. Isto à parte, a arquitetura da cidade é linda, as lojas de máscaras, fantásticas, e a comida, nem se fala! Uma das entradas mais famosas nos restaurantes vem de lá: o carpaccio.

Carpaccio
Ingredientes
Coração do filé mignon (parte central, de maior calibre)
Sal e pimenta do reino q.b.
185g maionese
30ml molho inglês
30ml suco limão siciliano
30 ml leite
Modo de preparo: Limpe bem o filé, envolva a peça em um filme plástico e leve ao freezer para ficar bem firme, mas sem congelar. Corte bem fino em um fatiador, se possível. Coloque no prato em que for servir, salpique com sal e leve para gelar. Misture a maionese, o molho inglês e o suco de limão, junte o leite aos poucos até obter um molho consistente, tempere com sal e pimenta. Despeje o molho sobre a carne, fazendo um desenho em forma de teia.

Obs.: Este é o molho tradicional. Aqui no Brasil, o mais comum leva mostarda, suco de limão, azeite e alcaparras, tudo processado no liquidificador. O carpaccio é servido com parmesão sobre o molho e torradas para acompanhar.

Bacallà alla vicentina
Ingredientes
150 g Queijo grana padano (ralado)
6 g Anchovas
1 l Leite
500 g Cebola
Sal refinado, pimenta, noz moscada e salsa q.b.
10 g Alho
100 ml Azeite de oliva
1 kg Bacalhau dessalgado
Modo de preparo: Lave o bacalhau, seque-o, retire as espinhas e corte em postas grandes. Coloque metade do azeite, o alho e 1 colher de sopa de salsa numa caçarola que possa ir posteriormente ao forno. Sele as postas de bacalhau de ambos os lados, tempere com um pouco de sal e pimenta e junte a cebola picada. Retire a caçarola do fogo e tire o alho. Cubra totalmente o bacalhau com leite morno, rale um pouco de noz-moscada sobre o bacalhau e deixe cozinhar em fogo brando durante, aproximadamente, 2 horas, até o leite ter sido quase totalmente absorvido. Enquanto isso, aqueça o azeite restante numa caçarola pequena, refogue os filetes de anchova e coloque sobre o bacalhau. Polvilhe com a salsa restante e com o queijo parmesão ralado. Leve então o bacalhau na caçarola sem tampa ao forno previamente aquecido a 200°C durante cerca de 10 minutos.

Tiramisù
Ingredientes
8 gemas
120 g açúcar
800 g Mascarpone
80 g cafe
70 g Cacau em pó
500 g Bolacha champanhe
50 ml Vinho marsala
Modo de preparo: Em uma tigela, misturar gemas com o açúcar. Leve ao banho-maria (a água não pode ferver, e a tigela não pode estar imersa na água), batendo com um fouet até que fiquem claras, cremosas e dobrem de volume. Juntar o mascarpone após o creme esfriar. Fazer um café bem forte e, quando frio, acrescentar o Marsala. Mergulhar neste líquido as bolachas, duas a duas. Dispor as bolachas num refratário, uma ao lado da outra. Terminada a primeira camada, cobri-la com o creme de Mascarpone e prosseguir fazendo camadas alternadas (por tradição, nunca mais que 3) até o fim de todos os ingredientes. Levar à geladeira por algumas horas. Antes de servir, pulverizar com cacau em pó.

Na série não poderia faltar o Tiramissú, não é mesmo? É minha sobremesa italiana preferida! O carpaccio também curto bastante, fora que já preparei milhares de vezes nos locais onde trabalhei. E esse bacalhau é dos deuses! Comi só uma vez, e nunca me esqueci. Bem, espero que tenham gostado do post. Abraços e boa semana!

O que achou deste texto?

Sorry, comments are closed for this post.

© 2015- 2022 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.