LAZIO

Boa noite, gentem! Desculpem o atraso da coluna essa semana. Peguei uns dias para descansar e nem levei o notebook pra viagem. Sabem como é a tentação de trabalhar, né?! 

Hoje vou falar do Lazio ou Lácio, região mais central do país, onde a capital, Roma, se situa. Esta cidade também foi a sede do Império romano e abriga muitas ruínas, que pessoalmente considero riquíssimas e merecem uma visita. Além, é claro, dos seus sabores. Tive a oportunidade de visitar a padaria mais antiga de Roma, chamada Antico Forno Roscioli. Fica bem perto do Consulado Brasileiro na capital, dá pra ir a pé. Vale, e muito, a visita!

Uma das preparações típicas da região que comi nesta padaria e amei profundamente foi a Porchetta. Ela é feita em várias regiões, de maneiras diferentes, mas aqui é preparada com a barriga do porco temperada com ervas, sal e uma generosa quantidade de pimenta do reino preta. Ela é enrolada, amarrada e assa lentamente na churrasqueira por cerca de 10 horas. É resfriada e fatiada finamente como se fosse um embutido. Eu experimentei dentro de um sanduíche. 

Outros itens e pratos típicos são: o espaguete alla matriciana e o a carbonara, a bruschetta, pratos com alcachofra, e o pecorino, queijo feito de leite de ovelha. Este, é bem picante quando mais maturado, e pode ser um tanto salgado também com a idade mais avançada.

As receitas hoje serão então o molho alla matriciana e o carbonara, um tanto diferentes do que pensamos por aqui.

SALSA ALLA MATRICIANA

Ingredientes

500 g tomate maduro sem pele e sem sementes
Sal e pimenta calabresa a gosto
100 g cebola bem picada
25 ml vinho branco seco
30 ml azeite 
150 g bacon ou pancetta cortado em tirinhas
Modo de preparo: Em uma panela, colocar o azeite, juntar o bacon e fritar. Adicionar as pimentas esfareladas e refogar em fogo alto. Deglaçar com vinho e deixar evaporar. Acrescentar a cebola picada e deixar murchar. Colocar o tomate e cozinhar a fogo baixo por alguns minutos, salgar e se necessário por mais água, até ter a textura de molho.

ESPAGUETE A CARBONARA
Ingredientes
10g banha
5 gemas de ovo
200g guanciale* ou pancetta ou bacon cortados em cubos pequenos

50 g Queijo pecorino romano ou parmesão 

Sal e pimenta do reino preta a gosto

250g macarrão tipo espaguete

Modo de preparo: Em uma frigideira, derreta a banha e refogue o guanciale. Em uma tigela, bata as gemas com sal, pimenta e queijo pecorino ou parmesão ralado. Cozinhe os espaguetes em abundante água salgada e fervendo. Junte uma concha da água de cozimento da massa ao composto de gemas e queijo e misture com fouet (à medida que colocar a água). Escorra os espaguetes ainda “al dente” e salteie na frigideira com o bacon. Retire do fogo e junte a mistura de ovos rapidamente. Sirva imediatamente.

* Guanciale é a bochecha do porco curada.

Vou deixar o vídeo do preparo para vocês entenderem a técnica do molho a carbonara. Existem algumas diferenças na receita, como o tipo da massa usada, e a forma de usar os ovos (ela usa algumas claras). Enfim, eu peguei uma receita mais tradicional. O mais importante de ver é a técnica. https://www.youtube.com/embed/pgh38V5EAm4?feature=oembed&wmode=transparent

Bem, espero que tenham gostado das receitas. Um abraço e boa semana a todas!

O que achou deste texto?

Sorry, comments are closed for this post.

© 2015- 2022 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.