TOSCANA

Uma das regiões mais famosas em termos de gastronomia e beleza enfim chegou à coluna: Toscana! É parte da região central da Itália e sua capital é a magnífica Florença. Não sei se vocês sabem, mas Leonardo da Vinci era muito adepto da alimentação natural e em suas incursões gastronômicas, dizem que chegou a ter um pequeno restaurante vegetariano nesta cidade. Obviamente, faliu em pouco tempo. 

As paisagens são belíssimas e dirigir em suas estreitas rodovias locais é um desafio. Tem curva até com espelho, e dizem alguns italianos que se vê a traseira do carro, de tão fechadas que são! Rrrssss… 

Muitas cidadezinhas, cada qual com suas delícias típicas. Um ingrediente que me deixou bastante curiosa foi o javali. Encontramos embutidos e muitos pratos com sua carne como base. Sua caça é permitida, ainda mais que eles fazem altos estragos nas plantações de uva e nos automóveis, na estrada. Comi um Ragu de javali com polenta e salada de radiccio inesquecível em San Giminiano!

Enfim, vamos a algumas receitas típicas da região! Primeiramente um antepasto, que significa “antes da pasta ou massa”. Ou seja, qualquer tipo de entrada.

Crostini de tomates frescos
Ingredientes
6 tomates maduros
6 fatias de pão italiano
1 pimenta dedo de moça picada
Ervas frescas picadas (manjericão, orégano, tomilho)
1 dente de alho bem picado
Sal e azeite a gosto
Modo de preparo: Faça uma cruz no fundo dos tomates e retire os olhos. Leve em água fervente até rachar a pele. Retire e coloque em água gelada. Retire as peles, corte e remova as sementes. Corte em cubos pequenos. Acrescente as ervas e o alho. Tempere com pimenta, sal e azeite. Toste as fatias de pão e coloque os tomates sobre elas.

Obs.: Parece, mas não é uma bruschetta!

Lombo de porco ao limão
Ingredientes
500g Lombo suíno em bifes não muito finos
Sal e pimenta a gosto
30 g Farinha de trigo
75 g Manteiga
500ml caldo de carne
90 g Suco de limão
01 galho de alecrim fresco
Modo de preparo: Bater os bifes levemente e temperar com sal e pimenta do reino. Passar na farinha de trigo, retirando o excesso. Aquecer a manteiga numa frigideira, colocar os bifes, dourar em fogo alto de ambos os lados. Adicionar o caldo de carne, o suco de limão, o galho de alecrim e continuar o cozimento para concentrar o molho e igualar o sabor. Temperar com sal e pimenta a gosto.

Espero que tenham gostado do post. Abraços e boa semana!

O que achou deste texto?

Sorry, comments are closed for this post.

© 2015- 2022 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.