LICOR DE JABUTICABA

Boa noite, meninas. Tudo bem?

Peço desculpas pela minha falta. Não tenho conseguido publicar semanalmente, dados os compromissos profissionais, que estão me exigindo mais do que pensei.

Porém, hoje trouxe uma receita de bebida. Estamos em época de jabuticaba, e nada melhor que um licor suave, docinho, pra fechar a refeição, e ajudar a descer alguns amargos da vida…

Vamos à receita:

LICOR DE JABUTICABA 

Ingredientes

250g de fruta

250g de açúcar

Modo de preparo: Selecionar as frutas e lavar muito bem. Esmagar de leve, colocar em um vidro e despejar o açúcar por cima. Fechar (não muito apertado) e colocar em local seco e ao abrigo de luz por 15 dias. Filtrar em peneira fina e engarrafar.

Obs.1: Coloque em um vidro com uns 2 dedos de espaço acima da jabuticaba, na fermentação pode acontecer de derramar.

Obs.2: A parte do “ao abrigo de luz” é muito importante!

Obs.3: Pode ser feita a mesma receita com caju (tem que tirar a castanha) e goiaba.

Obs.4: Lave muito bem a garrafa onde vai colocar o licor, passe um álcool 70º e deixe secar. Se a tampa for de rolha, passe um filme de PVC nela, pra não ter perigo de mofar.

Existem outras técnicas, como adicionar açúcar e cachaça à jabuticaba. Este licor fica bem mais doce e alcoólico. A técnica é diferente, pode ser aplicada à uma infinidade de frutas, e se quiserem, me perguntem que explico nos comentários. É só pedir lá.

Espero que tenham gostado da receita!

Abraços e boa semana!

O que achou deste texto?

0 Responses to LICOR DE JABUTICABA

    • Obrigada, Esmeralda!
      Espero que esteja gostando da coluna.
      Se tiver algum pedido ou dúvida, fique a vontade pra deixar aqui nos comentários

  1. oiii Perfeito Naty????????.Eu faço um pouquinho diferente kkkkk mas gostei da dica de fazer separado e colocar a calda depois de maturar um pouco no álcool.

    obrigada,

    bjssss?????

    • Desta forma, a gente extrai mais sabor da fruta! Fico feliz em ajudar.
      Acho que toda técnica que dá certo é válida. Saber várias, melhor ainda!
      Se quiser sugerir temas pra nossa coluna, fique a vontade!
      Abraços e volte sempre!rrsss…

  2. oiii Naty,

    Sou apaixonada por licores, faço com vodka ou cachaça. Como procedo pra fazer com a jabuticaba??

    bjs

    • Oi, Zoe, tudo bem? Obrigada pela participação aqui na coluna! Você pode fazer da seguinte forma:

      LICOR DE JABUTICABA
      Ingredientes
      250g jabuticaba madura (casca fina)
      250ml álcool de cereais/vodca/cachaça branca (ou até cobrir a fruta)
      Calda base a gosto
      Modo de preparo: Colocar a fruta levemente amassada em um vidro limpo, juntamente à vodca ou cachaça. Chacoalhar o vidro diariamente por 15 dias e deixar em local ao abrigo de luz. Filtrar (normalmente uso peneira fina e/ou filtro de papel) e adicionar a calda morna até dar o ponto de doçura desejada.

      Para a calda, use a proporção de 1 pra 1, ou seja, pra 1 copo/xícara de água, coloque a mesma quantidade de açúcar. Leve ao fogo e quando começar a engrossar (ponto de fio médio), desligue e deixe esfriar um pouco.

      Depois de misturar a calda ao líquido filtrado, deixe a mistura esfriar totalmente para engarrafar. Deixe “assentar” o sabor do álcool. No caso da vodca isso acontece mais rápido, cerca de 15 dias. A cachaça ou álcool de cereais requerem até 6 meses de descanso. É claro que o licor pode ser consumido antes disso, porém o sabor alcoólico vai sobrepor o da fruta.

      Deu pra entender? Se tiver mais alguma dúvida, me diga.

  3. que delícia! Meu pai faz um licor de jabuticaba que é coisa de outro mundo. A receita dele leva cachaça e calda de açúcar ao invés do açúcar, em si. Fica maravilhoso e você não sente que tem alcool. Aí, sai bebendo à moda louca, e quando tenta ficar em pé… nocaute! rsssssssssss O danado do licor é forte pra carai

    • kkkkkk… Licor, seja qual for é assim mesmo! Docinho, desce fácil, e aí pra trocar as pernas é dois palitos! Tem esta técnica também, a calda ajuda a dar textura. É das que mais gosto.
      Obrigada pelo comentário, querida autora! Abraços!

Leave a reply

© 2015- 2018 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.