PAD-THAI

Boa noite, meninas. Tudo bem?

Cada chef de cozinha tem suas preferências na hora de cozinhar. Uns gostam mais de pratos doces e outros salgados. Eu me enquadro nesta última categoria. Como professora na área de Gastronomia, já lecionei em diversas disciplinas, porém sempre tem aquela que te deixa com mais brilho nos olhos. No meu caso, é a Cozinha Asiática. Creio que isso se dê pelo fato de meu pai ter descoberto a comida chinesa nos anos 80, quando visitava a Liberdade, em São Paulo, a trabalho. Nessas, eu comecei a comer de hashi aos 5/6  anos. Da chinesa, fui provar a japonesa, e aí não parei mais. Sempre que tenho oportunidade, como foi o caso da semana passada, vou a um restaurante de um país diferente. Tanto para experimentar novos sabores, mas também para entender se estou executando corretamente os pratos dessas cozinhas.

Hoje minha receita para vocês é de um prato tailandês, ícone deste país.
PAD-THAI
Ingredientes

200g camarões médios

200g massa de arroz (tipo talharim)

40 ml óleo

05g alho em brunoise (picado miudinho)

01 pimenta malagueta vermelha ou dedo de moça picada

150g lombo de porco em julienne (tirinhas finas)

½ maço anirá em pedaços de 2 cm

40 ml molho de peixe

40 ml suco de limão

08g açúcar mascavo

02 ovos

90g broto de feijão

50g polpa de tamarindo

40g amendoim torrado e triturado grosseiramente

Folhas de coentro, hortelã, cebolinha picadas finamente

Modo de preparo: Corte os camarões em 3 e reserve (se eles não estiverem muito grandes, mantenha-os inteiros). Cozinhe a massa e reserve. Em uma wok, refogue em óleo o alho, a pimenta e a carne de porco. Adicione os camarões e mexa. Coloque o anirá, o broto de feijão, a polpa de tamarindo e a massa cozida e misture. Junte o molho de peixe, o suco de limão, o açúcar e os ovos batidos, deixando pedaços grandes (se preferir, pode fazer os ovos em uma frigideira separada e adicionar ao final). Misture bem, com garfos. Salpique o amendoim e as ervas aromáticas para servir.

Este prato é extremamente aromático e um pouco apimentado. Eu adoro!

Espero que tenham gostado da receita. Se tiverem alguma dúvida, coloquem nos comentários, que respondo.

Abraços a todas e boa semana!

O que achou deste texto?

0 Responses to PAD-THAI

  1. Oi Naty,

    adorei a receita, gosto muito da cozinha tailandesa e até fazia alguns molhos agridoces para salada e para acompanhar o salmão grelhado (com suco tamarindo, açúcar de palmeira , limão siciliano).

    Ainda tenho em casa ?uns 4 potes de açúcar de palmeira, já utilizou este no lugar do mascavo???

    O suco de tamarindo tenho muita dificuldade de encontrar, somente indo para Porto Alegre. Tem como substituir por outro que não fique tão diferente o sabor?? Eu até testei com polpa de pêssego, massssss é mais doce.

    O nirá não tem aqui no Sul, posso substituir por cebolete?

    Abraço, ??

    • Olá Zoe,tudo bem?
      Originalmente se usa só açúcar de palmeira nesta cozinha. Como a dificuldade de encontrar é grande, sempre coloco mascavo. Mas, já usei sim, é bem bacana.
      Sim, pode substituir o nirá por ciboulette ou mesmo cebolinha.
      Sobre o tamarindo, pode usar limão Tahiti no lugar. A função é dar acidez, e aí não cabe tanto o siciliano, que é menos ácido.
      Esse molho pra salada é bem bacana! Sempre coloco pimenta fresca e nam-pla (molho de peixe), além dos ingredientes que você falou.
      Deu pra entender?
      Obrigada pelo comentário.
      Abraços

Leave a reply

© 2015- 2018 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.