LIGÚRIA

A Ligúria é uma região no noroeste da Itália, que está bem coladinha com a França. Na Itália, o Mar é o Lígure, mas é o Mediterrâneo, na famosa Cote d’Azur francesa. Nesta costa, chamada de Riviera Italiana, está a famosa Cinque Terre. A capital desta região é Gênova, na gastronomia muito conhecida pelo Pesto Genovês, que é aquele de manjericão, super conhecido por aqui. Já deixa receita em um post. Falei também de outro pesto, o de beterraba. Se pensarmos que a palavra pesto traz esse lance do “pilar”. Sendo assim, podemos encontrá-lo em diversas versões. 

Para sair um pouco dele, que já falei anteriormente, vou passar aqui outras receitas.

Molho de Nozes
Ingredientes
100 g Ricota
Sal a gosto
05 g Manjerona
03 g Alho
20 ml água 
25 g pão dormido
75 g Nozes
50 ml Azeite extra virgem
125 ml Leite
Modo de preparo: Escaldar as nozes em água fervente rapidamente e escorrer. Molhar o miolo do pão com água e retirar o excesso de líquido. Num pilão de mármore ou no mixer, trabalhar o miolo de pão colocando as nozes aos poucos. Juntar o alho, a manjerona e o sal. Trabalhar até a mistura ficar lisa, uniforme e cremosa. Com uma espátula, incorporar a ricota e o azeite. O molho deve ficar cremoso. Acertar o sal e deixar na geladeira.

O uso do molho de nozes, com um pouco de manteiga é como tempero de massas frescas ou batatas cozidas. Também é tradicional na Ligúria como recheio dos pansotti, massa triangular, semelhante aos ravioli, recheada com uma mistura de ervas. Em algumas regiões da Ligúria é preparada também com pinoli ao invés das nozes. 

Para adoçar os corações, como está chegando a época dos pêssegos, segue uma receita de sobremesa também.

Pêssegos Recheados
Ingredientes
500g Pêssegos
50 g Biscoito amaretti 
30 g Manteiga
30 g Chocolate amargo 70% cacau
30 g Açúcar cristal
05 ml Rum
Modo de preparo: Lavar os pêssegos, cortá-los pela metade, retirar o caroço e alargar levemente o furo com um boleador e picar a polpa retirada. Triture os biscoitos amaretti. Cortar o chocolate e a manteiga e levar ao microondas por 30 segundos para derreter. Adicionar o chocolate, os biscoitos triturados, o rum e a polpa de pêssego, misturando bem. Reservar. Colocar os pêssegos numa assadeira untada de manteiga. Rechear as metades de pêssego com o composto reservado. Assar em forno a 150-160°C até que estejam macios e levemente murchos. Podem ser servidos quentes, mornos ou frios.

Obs.: Para quem não sabe o que é um boleador, é um utensílio que usamos na cozinha para fazer bolinhas. Para quem tem aqueles descascadores de legumes plásticos, que tem uma bolinha na ponta inferior, é a mesma coisa. Se não tiver, use uma colher de café com cuidado que dá certo também. 

Espero que tenham gostado das receitas. Abraços e boa semana a todas!

O que achou deste texto?

Sorry, comments are closed for this post.

© 2015- 2022 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.