PIEMONTE

A região do Piemonte fica ao norte da Itália, cuja capital é Turim. Faz divisa com a Suíça e também com a França. Tem uma região de alpes, e inclusive pistas para jogos de inverno. Para além disso, tem vinhedos maravilhosos, plantações dos melhores tipos e marcas de arroz do país, e as trufas mais famosas do planeta, tanto pretas quanto brancas.

Falando sobre as trufas, elas são cogumelos subterrâneos. Elas ficam enterradas a mais ou menos 30 centímetros de profundidade próximo às raízes de algumas árvores, como castanheiras, carvalhos e aveleiras. São usados cães muito bem treinados para farejá-las. Antigamente, porcos também eram usados, porém acabavam comendo o produto, pois sentiam um cheiro próximo ao do cio da fêmea. São itens raros e caros, e são muito comumente encontrados em azeites, manteigas, mas também em conserva ou frescos (não por aqui). Os grandes chefs do nosso país que as usam em usas preparações, chegam a fazer consórcios para trazer em maior quantidade, com preço melhor da Itália. 

E como o arroz é um ingrediente típico, vou colocar a receita de um risoto e de uma sobremesa.

Risoto ao Vinho Tinto
Ingredientes
500 g Arroz arbóreo
750 ml Vinho tinto seco
160 g Queijo grana padano
100 g Manteiga
100 g Cebola
50 g Tutano de vitelo
1 g Louro
1 g Pimenta preta
1 g Zimbro
1 g Noz moscada
1 g Cravo
10 g Sal refinado
2 L Caldo de legumes
Modo de preparo: Levar o caldo à fervura e, separadamente, reduzir a um terço o vinho com as especiarias, coar e reservar. Limpar e picar finamente a cebola e o tutano. Numa panela, aquecer a metade da manteiga, juntar a cebola picada, o tutatano e o louro, refogar em fogo baixo até dourar levemente. Adicionar o arroz, levantar a chama e tostar cuidadosamente. Proceder como para todos os risotos, molhando antes com a redução de vinho e depois com o caldo, ambos fervendo. Quando o arroz estiver al dente, apagar a chama e adicionar o queijo ralado e a manteiga restante.

Creme Zabaione
Ingredientes
100 g Açúcar 
05 Gemas peneiradas
200 ml Espumante moscatel
Modo de preparo: Num recipiente colocar as gemas com o açúcar bater com batedor até obter um creme fofo. Acrescentar o vinho e misturar bem. Colocar o recipiente em banho-maria sobre o fogo e continuar batendo até o creme começar a engrossar e dobrar de volume. O zabaione está pronto para ser colocado em taças e resfriado antes de servir.

Obs.: O Zabaione pode ser servido sozinho ou acompanhando frutas frescas.

Para quem quiser mais informações sobre o risoto, já fiz um post anterior que traz mais detalhes. O mais importante é sempre ter em mãos arroz carnaroli ou arbóreo para o preparo deste prato, e também um bom caldo. 

Espero que tenham gostado das receitas. Abraços e boa semana.

O que achou deste texto?

Sorry, comments are closed for this post.

© 2015- 2022 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.