LOMBO RECHEADO COM DAMASCO

Oi, meninas! Tudo bem? Desculpem pelo sumiço. A correria com o fim de ano fica cada vez pior!

Fim de ano chegando e comecei a pensar em posts para o Natal. Na minha casa, como na maioria das situadas em Minas Gerais, comida de festa é carne de porco. Vou colocar uma receita aqui que fiz para uma foto do Facebook de um cliente. Esta é um pouco diferente, mais simples e mais a cara do que eu faço em casa. Se quiserem dar busca por foto, vão achar a outra receita, um pouco mais sofisticada.

Enfim, segue a receita.

LOMBO RECHEADO COM DAMASCO

INGREDIENTES
1 peça de lombo de mais ou menos 1,5kg
Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Raspas de 2 laranjas + suco de 1 laranja

1 pedaço de 3 cm de gengibre novo ralado
200g de damasco seco cortado/aberto ao meio
1 caixa de bacon fatiado bem fino

ACOMPANHAMENTO
4 maçãs médias verdes

20ml de azeite + 30g manteiga

Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO

Faça um tempero com sal, pimenta, gengibre e raspas de laranja. Reserve. Abra o lombo como um filé bem fino e tempere com a mistura feita anteriormente e regue com o suco de laranja. Sobre a superfície interior do lombo, distribua os damascos. Enrole como um rocambole. Cubra o lombo com as fatias de bacon e amarre com um barbante. Coloque o lombo numa assadeira forrada com papel alumínio, faça um envelope com a carne dentro. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC para assar por aproximadamente 2 horas. Retire o papel e volte ao forno para dourar. Enquanto o lombo assa, prepare o acompanhamento.

ACOMPANHAMENTO
Lave as maçãs, retire o miolo e corte-as em 6 gomos. Numa frigideira aqueça o azeite e a manteiga e acrescente os gomos de maçãs. Salpique sal e pimenta e mexa delicadamente até dourar. Depois do lombo assado, retire-o da assadeira e arrume-o num prato de servir. Sirva o lombo acompanhado dos gomos de maçã.

Algumas observações: em relação às raspas, podem usar o ralador, o zester ou o microplane para extraí-las. O importante é não ralar a parte branca, pois amarga.

Vocês sabem que não sou dada a falar de marcas aqui, já que não temos patrocínio, no entanto, alguns produtos são imprescindíveis para determinadas situações. No caso do bacon fatiado, compre o mais fino que achar, pois vai te facilitar a vida na hora de enrolar. Por aqui, já comprei diversas marcas, e a que mais acertou foi a Sadia. Sou daquelas que se a qualidade é boa, atende minhas necessidades e de quebra é mais barato, compro esse produto, independente se a marca é famosa ou tradicional.

Vou deixar aqui 1 vídeo de como abrir o lombo em manta e 2 outros com técnicas diferentes de como fazer a amarração dele.

 

 

Eu, pessoalmente, uso a técnica de amarrar feita no primeiro vídeo. Porém, achei interessante essa do segundo.

Espero que tenham gostado da dica. Se quiserem algo específico pro Natal, façam seus pedidos!

Abraços e boa semana a todas!

 

O que achou deste texto?

2 Responses to LOMBO RECHEADO COM DAMASCO

  1. Bom como grande admiradora do tipo de comida agridoce amei a receita, só que aqui no norte não somos muito amantes de porco na ceia de Natal rss, mas eu adorei as dicas e principalmente a receita.
    Ps: fizemos o ceviche em casa e ficou incrível, bom eu não tenho costume de tirar fotos de comida, mas na próxima prometo tirar. Rssss

    • Marcela, obrigada pelo seu comentário.
      De onde você é? Que tipo de comidas fazem no Natal? Quem sabe consigo sugerir outra coisa.
      Que bom que o ceviche foi feito e vocês gostaram! Vai me contanto dos testes.
      Abraços e boa semana!

Leave a reply

© 2015- 2018 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.