CAMARÃO COM POLPA DE CUPUAÇU

Olá, meninas, tudo bem? Estava eu pensando numa receita pro Ano Novo e todas as superstições que rolam por aqui de não comer aves (elas ciscam, ou seja, vai tudo pra trás! Rrrsss…), e como muitas pessoas acabam indo pro litoral nesta época, resolvi colocar uma receita com camarão.

Esta é bem fora da casinha, uma combinação nada usual, pelo menos aqui no sudeste. Vou ser honesta em dizer que da primeira vez que a li, achei estranha. Mas, como a fruta é ácida e camarão combina bem com este tipo de ingrediente, resolvi arriscar. Olha, posso dizer que foi uma grata surpresa! Fiz em algumas aulas, e em geral, a galera curte muito.

Segue a receita:

CAMARÕES COM POLPA DE CUPUAÇU

 Ingredientes

700g camarão médio ou grande limpo

Sal e pimenta do reino a gosto

250g polpa de cupuaçu

03 fatias de gengibre em conserva ou 1 cm de gengibre fresco bem picado

02 colheres (sopa) mel ou açúcar mascavo

200g creme de leite

Castanha do Pará picada para decorar

Modo de preparo: Tempere os camarões com sal e pimenta do reino a gosto. Salteie em azeite e reserve. Para fazer o molho, coloque numa panela a polpa de cupuaçu, o gengibre, o mel/açúcar e deixe apurar. Acrescente o creme de leite e desligue. Despeje o molho na panela dos camarões e misture, deixando aquecer em fogo bem baixo. Passe os camarões com molho para uma travessa. Polvilhe a castanha do Pará picada e sirva.

Vamos às considerações importantes sobre as técnicas que sempre passo aqui:

1) Escolha do camarão: se puder, compre fresco, em locais que têm reposição diária. No litoral, o indicado é ir aos mercados de peixe. Vá cedo, pra pegar os melhores e mais frescos. Vai comprar no supermercado? Se informe sobre o dia que os pescados chegam (nunca pergunte se o que está na banca está fresco, vão dizer que sim! Rrsss…). Cuidado com camarões cujas cabeças estão meio soltas do corpo, é sinal de que já não estão tão frescos. Não tem camarão fresco na sua cidade e vai encarar o congelado? Fuja daqueles que já são pré-cozidos ou cozidos. Como você vai grelhar para realizar a receita, ou minimamente aquecer, é perigoso ele passar e ficar duro. Fuja também daqueles blocos de gelo e camarão. Normalmente, vem mais água que outra coisa.

2) Nunca tempere camarão com limão. O ácido cítrico vai “cozinhar” o camarão e quando ele for pra panela, vai ficar borrachudo. Quer sabor de limão no camarão? Adicione depois que estiver pronto.

3) Saltear exige uma saltese ou frigideira, gordura e fogo alto. Outra coisa, escorra o camarão o máximo possível. Pra não dar água na frigideira. Tente não colocar tudo de uma vez. Segue um vídeo que explica de forma simples a técnica. Não precisa de tanto azeite pra uma frigideira antiaderente.

4) Qualidade da polpa de cupuaçu: tente comprar uma que não seja aguada. Se por aí só tiver dessas congeladas, deixe descongelar e ferva por alguns minutos até você sentir o sabor da fruta mais presente.

Por fim, na receita eu coloco uma quantidade de mel ou açúcar mascavo. Pode ser outro tipo de açúcar, se não tiver nenhum desses dois itens mencionados. Porém, se o molho ficar muito azedo (isso depende da concentração da fruta), pode adicionar mais. Ao contrário do que muitos pensam, o açúcar não tira a acidez, ele apenas a mascara. Balanceie com sal ao final.

Ah, e se não tiver castanha do Pará, use qualquer outra pra dar crocância. Entretanto, a do Pará se integra de uma forma fantástica nesta receita, recomendo.

Bem, gente, é isso aí. Espero que tenham gostado da receita. Se quiserem algo específico, fiquem sempre a vontade para pedir.

Abraços e boa semana!

 

O que achou deste texto?

2 Responses to CAMARÃO COM POLPA DE CUPUAÇU

  1. Cara duas coisas que amo camarão e cupuaçu, minha mãe costuma fazer um molho de cupuaçu e usar em algumas espécies de peixes também fica uma maravilha.
    Super amei a receita. ?

    • Hum, com peixe ainda não experimentei, mas deve ficar tão bom quanto com camarão. Boa ideia!
      Valeu pelo comentário.
      Abraços

Leave a reply

© 2015- 2018 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.