MOLISE

Molise está situado no centro-sul da Itália e fica entre a cordilheira dos Apeninos e o Mar Adriático. É uma região que ainda sustenta costumes e tradições que só existem por lá. Dentro da gastronomia isso se manifesta no preparo do maccheroni alla chitarra, como pode ser visto na imagem abaixo.  Para quem não entendeu como funciona, você coloca uma “folha” de massa de macarrão por cima dos fios e passa o rolo. Assim, vai cortar em tiras finas, como um espaguete ou talharim.

Os queijos são muito famosos, principalmente os de ovelha e o Caciocavallo, que é um formato chamado por aqui de “cabacinha”. Seguem algumas receitas: 

SALADA DE CEBOLA CARAMELADA E RÚCULA
Ingredientes
1 cebola roxa
1 maço de rúcula
20 g tomate seco
Fatias de pão italiano
20 g açúcar
30 ml de caldo de legumes
Azeite, sal e aceto q.b.
30 g queijo pecorino
10 ml vinagre de vinho tinto
8 g mostarda dijon
Modo de preparo: Regue o pão com azeite, toste na frigideira, corte em cubos e reserve. Em uma panela, coloque azeite, a cebola cortada em gomos finos e pulverize com açúcar. Tampe e cozinhe até a cebola dourar. Junte o caldo de legumes, o aceto e cozinhe até a cebola ficar bem macia. Tempere com sal e deixe amornar. À parte, faça um vinagrete com azeite, vinagre de vinho tinto e mostarda. Montagem: folhas de rúcula, cubos de pão, vinagrete, cebola caramelada, tomate seco e pecorino ralado.

TRUTA AO FORNO
Ingredientes
4 filés de truta
50 g cebola
2 tomates
100 g azeitonas verdes sem caroço
100 g azeitonas pretas portuguesas
10 g alcaparra
50 g farinha de rosca
Endro, ciboulette, azeite, pimenta calabresa e sal q.b.
Modo de preparo: Pique a cebola, as azeitonas verdes e os tomates em cubos pequenos, junte as alcaparras, azeitonas pretas, e endro, tempere com azeite, sal e pimenta. Disponha os peixes em uma forma sobre papel alumínio, coloque a mistura preparada com as azeitonas sobre eles. Pulverize com farinha de rosca e leve para assar a 180º até dourar.

Espero que tenham gostado das receitas. Bom fim de semana a todas! Abraços.

O que achou deste texto?

Sorry, comments are closed for this post.

© 2015- 2022 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.