PUGLIA

A Puglia é uma região que se encontra no “salto da bota”, bem ao sul da Itália. É muito famosa pela qualidade dos seus azeites. Nas minhas pesquisas vi uma comida de rua bem parecida com uma que experimentei em Milão, o Panzerotto. É uma massa de pizza recheada, dobrada como um calzone (só que o tamanho não é tão grande), e frita.  As receitas que trouxe hoje são típicas da região. A primeira, é feita lá com a folha de um nabo típico local, que aqui adaptamos para o brócolis. E a segunda, conhecida por aqui. 

ORECCHIETTE COM MOLHO DE BRÓCOLIS
Ingredientes
2 g Anchovas picadas
0,5 pimenta dedo de moça sem sementes picada
8 g Alho picado
20 g Ricota ralada
130 ml Azeite
450 g Brócolis
300 g orechiette
Modo de preparo: Limpar os brócolis (só as flores) e aferventar em água salgada rapidamente. Reserve a água do cozimento. Resfriar em água gelada. Escorrer os brócolis, e reservar. Numa frigideira suficientemente grande, juntar o azeite, o alho, a pimenta e a anchova. Refogar bem. Adicionar os brócolis e misturar. Levar a massa para cozinhar na água de cozimento dos brócolis. Escorrer a massa e colocar na frigideira com o molho. Saltear bem e servir com a ricota ralada por cima.

Obs.: O Orecchiette tem formato parecido com uma “orelha”. Pode ser encontrado em locais que vendem as marcas Molisana, Divela e De Cecco.

Pra quem quer fazer o formato “na mão”, deixo aqui um vídeo da Rita Lobo ensinando. https://www.youtube.com/embed/coTtvkLUCWk?feature=oembed&wmode=transparent

POLPETTONE 
Ingredientes 
800 g de patinho moído
200 g cebola pequena brunoise
200 g de queijo parmesão ralado
200 g de queijo mussarela ralada
100 g de farinha de rosca
Sal, pimenta e noz moscada a gosto
01 l de molho de tomate
200 g queijo parmesão
200 g mussarela para gratinar.
Modo de preparo: Tempere a carne com sal, pimenta e noz moscada. Junte a cebola, o queijo parmesão e a farinha de rosca. Faça uma mistura homogênea. Abra dois círculos com essa “massa”, coloque a mussarela em um deles e cubra com o outro. Alinhe e arrume os dois pedaços para que fique uniforme. Frite em óleo não muito quente. Coloque os polpetones em uma travessa, cubra com o molho de tomate, salpique com mussarela e parmesão e deixe acabar o cozimento no forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos.

Esse post dá um “senhor” almoço do domingo, hein?! Espero que tenham gostado. Abraços e boa semana!

O que achou deste texto?

Sorry, comments are closed for this post.

© 2015- 2022 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.