NACHOS

Atendendo o pedido da nossa querida Carol Bivard, chega até vocês a receita de nachos! Não vou colocar neste post os recheios possíveis, senão vai ficar muito longo. Todavia, ele pode ser degustado com queijo cheddar, chilli com carne, guacamole etc.

Resolvi aqui colocar uma receita com a maior parte de farinha de milho, diferente de alguns que você acha na internet que são com farinha de trigo, e que colocam temperos prontos para dar cor e sabor. Inclusive, coloco poucos temperos, já que ele é para ser mais básico, pois os pratos que acompanha são, em geral, condimentados. A função da farinha de trigo nesta receita é só para ajudar a dar elasticidade na massa. Caso não possa consumir glúten, retire a farinha de trigo. Vai ficar uma massa um pouco mais quebradiça, não dá pra abrir tão fina, mas dá certo também.

Aí está a receita.

MASSA DE NACHOS

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de milho em flocos ou para polenta (tipo Milharina)

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1/2 colher (café) de sal

1/2 colher (chá) páprica doce ou picante – opcional (ajuda a ficar a massa mais colorida)

1 colher (sopa) óleo de milho ou azeite

Água para dar ponto

Óleo para fritar

Modo de preparo: Passe a farinha de milho pelo liquidificador para ficar mais fina (independente de qual usar). Misture com a farinha de trigo, sal e páprica. Adicione todo o óleo, e a água aos poucos, misturando até ficar uma massa que desgruda das mãos, que não esteja mole. Comece a sovar até que esteja lisa e homogênea. Deixe na geladeira por 20 minutos, coberta com filme de PVC. Abra a massa entre dois plásticos, com um rolo, até ficar com espessura entre 1 e 3mm. Corte triângulos e frite-os em óleo quente a mais ou menos 160/180ºC. O óleo não pode esfumaçar. Escorra em papel absorvente.

Obs1: Se quiser corte toda a massa, e disponha os triângulos em uma vasilha enfarinhada, coberta com plástico, para não ressecar.

Obs2: Não gosto de usar fubá comercial, pela qualidade. Se acharem algum artesanal, que é um pouco menos fino, pode ser.

Caso não saiba sovar uma massa, volte no post do Pão caseiro e veja o vídeo que coloquei. Se não usar a farinha de trigo, não dá pra sovar muito.

Vou deixar aqui um vídeo de como abrir a massa entre plásticos. É um vídeo de empada, mas a técnica e a textura da massa são similares. Está lá pelos 30 segundos do vídeo.

 

Espero que tenham gostado da dica. Fiquem a vontade para comentar e pedir outras receitas.

Abraços.

O que achou deste texto?

2 Responses to NACHOS

  1. Que isso, Carol! Fica sussa! Fico feliz que tenha gostado da dica! Espero que você faça por aí e me dê notícias se gostou da receita.
    Abraços!

  2. Oi, Naty!
    Mil perdões por não ter agradecido a você ainda! A outra semana estava confusa para mim, mas eu amei que você tenha atendido meu pedido. Assim que fizer o nacho, dou um feedback para você.
    Obrigadão mesmo!
    Um beijo grande!

Leave a reply

© 2015- 2018 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.