PAPARDELLE AO MOLHO DE FILÉ MIGNON E FUNGHI SECCI

Boa noite, Meninas. Me desculpem o atraso do post. Eu fiquei procurando aqui as fotos e tentando montar hoje um esquema mais legal pra vocês, e acabei me perdendo no tempo.

Este é um dos pratos que minha esposa mais gosta e eu fazia em um restaurante onde trabalhei há um bom tempo atrás. Tirei as fotos do processo quase todo. Só faltou a massa mesmo. Vou colocar um vídeo da forma como fazer a massa, cuja receita foi essa:

MASSA DE MACARRÃO

Ingredientes

250g farinha de trigo

01 colher (café) sal

02 ovos médios

Água, se necessário para dar o ponto

Modo de preparo: Em uma bacia, misture o sal com a farinha de trigo. Abra um buraco no centro e coloque os ovos. Misture com a mão e coloque água os poucos (sugiro de colher em colher), até que a massa desgrude das mãos e não fique farinha no fundo da bacia. Sove até que fique lisa e homogênea antes de abrir. Ou passe no cilindro.

No vídeo abaixo vocês podem ver o processo descrito acima.

Depois que a massa estiver pronta e cortada, reserve. Deixe para cozinhar quando o molho estiver pronto, já que a massa fresca cozinhar muito rápido (coisa de 3-5 minutos, no caso do papardelle, que é mais grosso). Se a massa ficar cozida por muito tempo, ela vai passar do ponto e grudar, virar literalmente uma gororoba.

Vamos ao Molho de Filé Mignon e Funghi Secci:

Ingredientes

50g funghi secci

200ml água

200g filé mignon em tiras

Sal e pimenta do reino a gosto

Azeite

1/2 cebola picada

02 dentes de alho picados

200ml creme de leite fresco

Parmesão ralado a gosto

Modo de preparo: Lave o funghi secci em água corrente para retirar a terra e a grama. Aqueça a água e coloque o cogumelo de molho nela. Reserve por 20 minutos. À parte, tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto. Retire o cogumelo da água com uma escumadeira e corte em pedaços menores. Não jogue a água fora. Enquanto isso, coloque uma panela com água para ferver.

Em uma frigideira, sele a carne no azeite, e depois que a carne estiver levemente dourada, adicione os cogumelos cortados.

Junte a cebola e mexa até que ela esteja murcha.

Acrescente o alho e misture.

Jogue a água do molho do cogumelo.

Deixe ferver por 3 minutos.

E coloque o creme de leite.

Deixe ferver em fogo baixo por mais 5 minutos. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Cuidado com o sal, por causa do parmesão.

Quando o molho estiver pronto, desligue e reserve. Coloque a massa para cozinhar em água fervendo com sal.

Quando ela estiver quase al dente, escorra e misture no molho. Deixe que o macarrão termine de cozinhar dentro do molho. Sirva o papardelle acompanhado de parmesão ralado a gosto.

Obs. 1: Deixe para colocar o sal na água quando ela estiver fervendo, pois o processo é mais rápido.

Obs. 2: Funghi secci é um cogumelo desidratado. Normalmente achamos o chileno, que é marrom escuro, e o porcini, que é mais claro. O primeiro tem sabor mais intenso, e o segundo, mais delicado. Ambos são deliciosos ao seu modo. Caso queiram fazer o molho com cogumelos frescos, é só pular a parte da hidratação.

Obs. 3: Caso desejem usar o molho para servir com a carne, sem a massa, é só tirar o filé da receita, fazer a parte. Aí vocês removem a parte de fazer a massa também. Fica maravilhoso!

Bem, espero que vocês tenham gostado desta forma de explicar as receitas. Se acharem que ficou melhor assim, me deem um alô nos comentários. Assim, para os próximos eu vejo se consigo fazer o mesmo.

Abraços e boa semana a todas!

O que achou deste texto?

Leave a reply

© 2015- 2020 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.