PÃO TERAPIA

Boa tarde, meninas! Tudo bem? Olha eu aqui novamente com um post sobre pães. Pra quem acompanha a coluna, já viu uma receita de Pão Caseiro, que coloquei aqui faz um bom tempo.

Hoje a intenção é um pouco diferente. É de falar da cozinha como um lugar de terapia, ainda mais para quem continua em confinamento. Não sei como anda a realidade de vocês, mas por aqui continuamos na fase vermelha, infelizmente. E nessas, deixar de ir ao supermercado ou à padaria é bem-vindo, bem como fazer um pouquinho de trabalho braçal, e aproveitar para sovar nossos desafetos, raiva, culpa.

Muitas pessoas falam que a comida tem que ser feita com amor, e isso é, sem dúvidas, um ingrediente que deixa os pratos mais gostosos. Porém, cozinhar pode ser um momento de reflexão, para colocar a cabeça no lugar, pensar em prós e contras de determinadas situações, analisar nossos comportamentos e dos outros. Eu faço muito isso quando estou no preparo dos pães. Já discuti mentalmente com meus pais, amigos, esposa… Hahahahaha… Faz parte.

Enfim, eu pesquisei alguns canais tanto do Youtube quanto do Instagram com vídeos sobre pães que vocês podem fazer em casa. E vou deixar também o link de uma live minha no Facebook, onde tenho mais seguidores, com coisinhas que acompanham os pães.

Então, vamos lá! No Insta, gosto muito da minha ex-professora, Juliana Pascal. Ela tem vídeos mostrando como fazer e alimentar o levain (se pronuncia “levã”), ou fermento natural, que tá super na moda. Alguns clientes me falaram da Anna Riccio. Não conheço seu trabalho, entretanto parece interessante. Tem também a Alma do Pão, que terá de 06 a 13 de agosto a Jornada do Pão, com Celi Anizelli, totalmente gratuita.

No Youtube, selecionei três canais que falam do assunto:

Canal Amo Pão Caseiro

https://www.youtube.com/watch?v=nAWHwvnO5SY

Canal Isamara Amâncio (tem várias receitas de doces e salgados também)

https://www.youtube.com/watch?v=4Jrat_NfSuo

Canal Padeiro de Apartamento

https://www.youtube.com/watch?v=FADe_quZF4c

Esse último aqui coloquei a pedido do pessoal que tem dificuldade com a sova do pão. Ele usa uma técnica chamada Autólise, que consiste em misturar a farinha e a água e deixar por 20 minutos sem mexer, pra depois misturar os outros ingredientes. Ajuda a quebrar mais a proteína e reforçar a cadeia de glúten, que é o que deixa seu pão fofo e leve. Acho que independente do canal que escolherem, não deixem de tentar. Pode ser que não dê certo na primeira vez, no entanto, a prática leva à perfeição!

Abaixo, a minha live. As receitas vou colocar logo abaixo do vídeo para vocês não terem que entrar lá e ficar procurando.

https://www.facebook.com/chefnaty/videos/10219478266125646

 

REQUEIJÃO

Ingredientes

01 litro de leite integral (tipo A) – aqueles de garrafa, que ficam na geladeira do supermercado

Suco de 01 limão pequeno – eu acho que o thaiti é melhor, mais ácido

25 g de manteiga em temperatura ambiente

Sal a gosto (mais ou menos ½ colher chá)

Modo de preparo: Coloque o leite numa panela e leve ao fogo. Assim que ferver, reserve ½ xícara do leite e desligue o fogo. Junte o caldo de limão e misture. Deixe o ácido do limão agir por cerca de 5 minutos, até talhar. Se demorar muito, acenda o fogo novamente e deixe ferver de novo. Despeje o leite talhado em um chinois e, com uma espátula, pressione a mistura para extrair o máximo de soro. Transfira o queijo drenado para o liquidificador, junte a ½ xícara (chá) de leite morno reservado, a manteiga e o sal. Bata bem até formar um creme liso. Transfira o requeijão para um pote de vidro e deixe esfriar completamente antes de tampar. Leve para a geladeira por, no mínimo, 2 horas para terminar de firmar.

 

ABOBRINHA AO LIMÃO E MANJERICÃO

Ingredientes

01 abobrinha italiana em julienne – tirinhas

30ml azeite

02 dentes de alho em brunoise – picadinho

Sal, pimenta do reino, raspas de limão siciliano, folhas de manjericão a gosto

Modo de preparo: Refogar o alho no azeite e depois a abobrinha, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta do reino. Finalizar com as raspas de limão siciliano e folhas de manjericão.

OBS.: Pode usar qualquer limão, mas o siciliano aqui faz toda diferença.

 

TAPENADE

Ingredientes

Pão fatiado e tostado

50 g azeitonas pretas sem caroço

10 g de alcaparras lavadas e drenadas

01 dente de alho pequeno

½ maço de salsinha repicada

30 ml de azeite de oliva extra virgem

01 colher (chá) de suco de limão siciliano

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: Processar todos os ingredientes sólidos, somente pulsando (para que não fique totalmente liso), deixando o limão e azeite de oliva por último. Coloque o tapenade sobre o pão tostado e sirva.

 

Se tiverem alguma dúvida acerca de ingredientes ou receitas, fiquem a vontade para perguntarem nos comentários.

Acima de sovar seu pão como terapia para o coração, lembrem-se que a comida de verdade também é terapia para seu corpo. Nada contra quem não come isso ou aquilo. Só pensem que nos dias atuais, os donos da indústria de alimentos e das de agrotóxicos, são os mesmos das farmacêuticas. Ou seja, é interessante para esta “indústria” que sejamos pessoas obesas (pelo excesso de gordura na comida ultra processada), com problemas de pressão (pelo excesso de sódio na comida ultra processada) e diabéticos (pelo excesso de açúcar na comida ultra processada). Reflitam meninas, e decidam pela sua saúde, pela biodiversidade do planeta, pela agricultura sem veneno.

Um grande abraço a todas e boa semana!

 

O que achou deste texto?

2 Responses to PÃO TERAPIA

  1. Eu sigo o site Amo pão caseiro. Aprendi mto lá, ate fazer pão integral!
    Qto a alquimia, em todos os sentidos, na cozinha… ah isso é impagável!
    Fabulações! Amoooooo

    • Obrigada, Giane, pelo comentário! A cozinha é e sempre será uma alquimia. A nós resta tentar desvendar estes mistérios!
      Abraços e boa semana!

Leave a reply

© 2015- 2020 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.