PEIXE À MODA DA INDONÉSIA

Tudo bem, meninas? Fim de ano chegando, meu trabalho é mais que dobrado. Panetones, encomendas de Ceias de Natal e Ano Novo, uma loucura! Mês que vem coloco algumas receitas mais focadas nestas datas.

Hoje eu pensei em uma receita inspirada nesse calorão que ainda não é verão, mas que já está exigindo comidas mais leves. Portanto, hoje vamos de peixe. Segue a receita:
PEIXE À MODA DA INDONÉSIA
Ingredientes

02 filés de peixe finos

Palitos de dente

Sal e pimenta a gosto

½ xícara (chá) de abacaxi cortado em pequenos cubos e escorrido

¼ maço de hortelã repicada

01 colher (sopa) de manteiga

¼ cebola repicada

Curry a gosto

Caldo de legumes o suficiente

01 copo de iogurte natural

200 ml de leite de coco

Raspas de laranja (opcional)

 

Modo de preparo: Temperar o filé de peixe com sal e pimenta a gosto. Misturar o abacaxi e o hortelã. Rechear o peixe e enrolar. Firmar com palitos de dente. Dourar a cebola na manteiga, colocar o curry, o caldo de legumes, o leite de coco e cozinhar por 1 minuto. Juntar o filé de peixe recheado e cozinhar com a panela tampada até que fique macio. Quando estiver quase pronto, acertar os temperos. Desligar e adicionar o iogurte natural.

Fresquinha essa receita, né?! Essa mistura de abacaxi com hortelã cai muito bem com o leite de coco, curry e iogurte. O mais importante aqui é usar um filé de peixe bacana, que seja fino, porque a ideia é enrolar. Eu uso normalmente a pescada branca. Pode ser tilápia também, se estiver fina. Merluza eu não gosto muito, sempre tem espinho, as que temos por aqui. Qualquer dúvida sobre os tipos, me chamem nos comentários pra eu opinar.

Quando tem algum pedaço de peixe meio quebrado, eu repico na faca e coloco junto com o abacaxi e o hortelã.

Algumas devem estar pensando assim: “ela não usa limão pra temperar o peixe?” Não uso, e vou explicar o motivo: o ácido cítrico “cozinha” o peixe. Isso vai despedaçar a carne na hora de enrolar ou no cozimento. Se você fizer questão do sabor do limão, coloque no molho. No entanto, lembre-se que a receita leva iogurte, que já tem alguma acidez.

Aqui em casa sempre sirvo com arroz branco, salada de folhas e legumes. Algo bem básico, sem muitos temperos diferentes: azeite, sal, limão/vinagre.

Bem, é isso. Espero que tenham gostado da receita. Até breve!

 

 

O que achou deste texto?

Leave a reply

© 2015- 2019 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.