TORTA DE COGUMELOS E QUEIJO

Tudo bem, meninas? Já não sei mais de quem estou atendendo os pedidos, mas na minha lista tinha a palavra tortas.

Resolvi passar aqui uma receita tranquila de fazer, sem carne, e que não é de uma torta tradicional daquelas com massa em volta e recheio dentro. Mas, se alguém quiser dessas, ou uma quiche, posso colocar em outro momento também, é só pedirem.

Segue a receita:

TORTA DE COGUMELOS E QUEIJO

Ingredientes

100g manteiga

200g farinha de rosca

02 pitadas de sal

01 galho pequeno de alecrim repicado (somente algumas folhas)

02 ovos

200 ml leite

150g farinha de trigo

08g fermento químico

200g queijo muçarela ralado

50g queijo gorgonzola ralado/picado (opcional)

200g cogumelos frescos refogados

½ xícara (chá) cebolinha em chiffonade (tiras finas)

Modo de preparo: Misturar a manteiga com a farinha de rosca, o sal e o alecrim repicado até formar uma massa. Bater  os ovos, o leite e a farinha de trigo no liquidificador. Acrescentar o fermento em pó e mexer (não bata novamente!). Untar a forma com manteiga. Abrir a massa na forma, despejar a mistura batida. Espalhar o queijo muçarela ralado, o queijo gorgonzola ralado/picado, os cogumelos frescos refogados e a cebolinha em chiffonade. Assar a torta em forno pré-aquecido a 180ºC por 40 min ou até que a torta esteja levemente dourada e desgrude das laterais da forma.

Vamos às observações: a manteiga dessa massa deve estar gelada, pois ajuda na liga da massa. Se ainda assim você achar esfarelenta e difícil de lidar, pode colocar um pouco de ovo, ajuda. Para refogar os cogumelos, sugiro usar azeite. Se gostar de alho, 1 dente picado vai bem também. Outro ponto importante: não lave os cogumelos! Eles são meio que uma “esponja” e puxam a água. Depois, na frigideira, vira uma loucura pra conseguir evaporar. Pegue um pano limpo e passe pra tirar a sujeira, e depois corte. Pra esta torta já usei shitake, shimeji, cogumelo Paris, hiratake. Pode ser um mix ou qualquer um deles. Se só tiver o em conserva em casa, pode ser também. Não tem o mesmo sabor e textura, mas funciona.

Sugiro não trabalhar com forma de fundo removível, pois o “recheio” é meio líquido, tipo torta de liquidificador. Não se esqueça de untar a foma! Nas laterais, pode polvilhar farinha de trigo pra ajudar a soltar o recheio. No fundo não precisa de farinha, pois a quantidade de manteiga na massa não vai deixar a massa grudar.

Se não gostar de cogumelos, pode substituir por frango desfiado, atum, legumes cozidos… Enfim, o céu é o limite!

Bem, é isso. Ficou alguma dúvida?

Abraços e boa semana a todas!

O que achou deste texto?

2 Responses to TORTA DE COGUMELOS E QUEIJO

  1. Oiíii Naty…tô sumida, mas sempre que da um tempinho venho ver se tem novidade sua. E hoje vejo essa receita???? ameiii. Tá na lista pro próximo findi.

    Mando fotos kkkk

    Ótima semana. Abraço Suh

    • Oiê! Que bom que não me abandona! Rrrssss…
      Mande sim fotos!
      Obrigada pela audiência.
      Abraços

Leave a reply

© 2015- 2019 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.