SOPA DE CEBOLA

Oi, mulherada! Tudo bem? Bateu um friozinho por aí? Aqui, sim, continua.

E com ele, aquela vontade de tomar uma sopa, um caldo, creme à noite. Pelo menos pra mim, sopa é uma refeição leve pra esse período do dia. Na coluna, já fiz o posts sobre a Canjiquinha com Costelinha, Caldo de Mandioca com Costela, Caldo de Feijão, Velouté de Cogumelos e Filé, e na última postagem foi Tom Kah Gai.

Vocês estão abastecidas de opções, mas essa sopa de hoje é bem gostosa e difícil de ser encontrada por aqui, bem feita. É uma receita francesa que exige um pouco de paciência, pois tem duas partes que levam um pouco de tempo: fazer um bom caldo de carne e caramelizar a cebola.

Vamos então à receita:

SOPA DE CEBOLA
Ingredientes
500 g Cebola
20 g Manteiga
100 ml Vinho Branco
15 g Farinha de Trigo
1,2 l Fundo de carne
01 und baguete fatiada com mais ou menos 1 cm de espessura
100 g Queijo gruyère ralado (se não puder $er este, use o prato)
q.b. sal e pimenta do reino
Modo de preparo: Corte as cebolas em julienne (tirinhas bem finas). Derreta 20g de manteiga e refogue a cebola em fogo médio, mexendo com frequência para não queimar. Tenha paciência, e mexa até que as cebolas fiquem com um tom de caramelo. Isso vai demorar uns 30 a 40 minutos. Adicione o vinho e, quando evaporar o álcool, polvilhe com a farinha de trigo e mexa por cerca de 1 minuto.  Acrescente o fundo de carne aos poucos para não formar pelotas de farinha. Mexa devagar até engrossar levemente. Deixe cozer tampado por 30 min. Misture de vez em quando. Tempere a gosto com sal e pimenta do reino. Toste as fatias de pão dos dois lados em uma frigideira, ou no forno. Coloque a sopa em uma tigela que possa ir ao forno, coloque a(s) fatia(s) de pão sobre a sopa, e sobre as tostas, coloque o queijo ralado. Leve ao forno para gratinar em forno pré-aquecido a 200ºC. Sirva quente.

Obs.: Para quem tem forno elétrico, minha dica é ligar somente a resistência de cima, e aí o processo será rápido. Para quem só tem o forno do fogão, deixe a temperatura no máximo, para que o processo seja o mais rápido possível.

Deixo aqui pra você o link da Rita Lobo fazendo o caldo de carne e a sopa de cebola. Pessoalmente, acho 20 minutos pouco para o caldo. Costumo deixar 1 hora, e usar ossobuco ao invés de músculo. A diferença são os ossos, já que ossobuco é o músculo com o osso da canela do boi. Creiam, a presença dos ossos faz TODA diferença no sabor do caldo. E a carne pode sem consumida depois. Outro ponto que eu faço diferente, é selar a carne antes de colocar os legumes pra dar uma corzinha e um sabor a mais no caldo.

Fazer essa sopa tomando um vinho é bem bom, aquece em duas instâncias diferentes! Rrrsss…

Espero que tenham gostado do post. Até a próxima postagem. Um abraço e boa semana!

PS.: Nossa campanha de doações para o novo site ainda não acabou. Só conseguimos levantar grana para começar o processo. Por favor, doem o quanto e como puderem. Obrigada por nos ajudarem a manter este espaço.

Foto da capa: https://br.freepik.com/fotos/alimento’>Alimento foto criado por KamranAydinov – br.freepik.com

O que achou deste texto?

Leave a reply

© 2015- 2021 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.