RAGU DE OSSOBUCO

Oi, Meninas, tudo bem? Aqui continua um clima um pouquinho mais frio, e como muita gente por aqui gosta das massas, resolvi trazer um molho que cai bem nestas refeições.

O ossobuco é um dos cortes do boi que mais gosto para os cozidos, pois nada mais é que o músculo com o osso no meio. Ou seja, o corte “músculo” é a desossa e o ossobuco é a perna do boi cortada com o osso dentro. O osso faz TODA diferença no sabor do molho. Se não encontrar ossobuco, use o músculo ou qualquer corte dianteiro, como paleta, acém, peito, ou mesmo costela.

RAGU DE OSSOBUCO

Ingredientes
30 ml de azeite
500g de ossobuco
01 cebola pequena em cubos
01 cenoura pequena em cubos
01 talo de salsão em fatias
Folhas de alho-poró em fatias
02 folhas de louro
250g de molho de tomate ou 01 lata de tomate pelado
250ml de caldo de legumes ou carne
200ml de vinho tinto seco
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo: Tempere a carne com sal e pimenta a gosto. Leve a carne ao fogo para selar no azeite. Em seguida, refogue todos os legumes. Acrescente o vinho tinto, o caldo e o molho de tomate/tomate pelado. Feche na pressão e deixe cozinhar até amaciar a carne, cerca de 45 minutos. Quando abrir, veja se o a carne está soltando do osso. Se estiver, e o molho ralo, deixe reduzir. Tempere a gosto.

Obs.1: Eu gosto de finalizar com cheiro verde picado.

Obs. 2: Ragu de cordeiro também fica top. Pode usar paleta ou pernil.

Se animarem, façam um nhoque para acompanhar. Eu deixei a receita num post anterior. Não precisa ser com ricota, salsinha. Só o básico mesmo. E se acharem bacana, pro próximo post, posso colocar uma receita de massa de macarrão, que cai muito bem com este molho também.

Espero que tenham gostado da receita. Boa semana a todas e não se esqueçam que as contribuições para a construção do novo site continuam. Teremos sorteio para quem contribuir!

Abraços!

O que achou deste texto?

2 Responses to RAGU DE OSSOBUCO

  1. Amo músculo, adoro “mocotó” mas nunca fiz ossobuco. Qualquer dia vou experimentar, de preferência como molho de nhoque!

    Valeu a receita!

Leave a reply

© 2015- 2021 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.