TALHARIM DE PUPUNHA AO PESTO DE MANJERICÃO

Tudo bem, meninas? Hoje trouxe uma receita mais leve, que pode ser servida quente ou fria, bem adequada para o calor que está chegando.

Aí vai a receita:

TALHARIM DE PUPUNHA AO PESTO DE MANJERICÃO

Ingredientes

500 g de palmito pupunha.

50 g de manjericão (folhas apenas)

01 dente de alho

100 ml de azeite extravirgem de oliva

50 g de queijo parmesão ralado

10 g de pinoli

Sal, se necessário

Modo de preparo: Para o pesto, higienizar e secar bem as folhas de manjericão. No liquidificador, coloque o azeite, o manjericão o alho, o pinoli. Bata lentamente até que a mistura vire um creme. Retire e misture o parmesão. Se necessário, adicione sal. Reserve.

Para o talharim, Retire a casca do palmito limpando bem e passe pelo mandoline, utilizando-se do pente mais largo. Se não tiver este equipamento, corte fatias finas no sentido do comprimento e depois tiras finas. . Numa panela com bastante água, adicione sal e cozinhe o talharim de palmito por cerca de 1 a 2 minutos, até que fique al dente. Escorra e misture o pesto.

 

Para este preparo o ideal é comprar o palmito de pupunha fresco, e não em conserva. Aqui em Ribeirão ele é vendido como “toco de palmito de pupunha”, porque é realmente o caule cru. E aí tem que descascar pra usar. Porém, em alguns lugares é possível comprar o palmito já descascado e até mesmo talharim já cortado. E se de tudo não achar nem um e nem outro, corte as tirinhas do palmito em conserva, e passe na água quente pra tirar o sabor advindo do processo de conservação.

Para fazer uma versão brasileira, certa vez troquei o pinoli por castanha do Pará e na outra, por baru (uma castanha do Cerrado que parece uma mistura de amendoim com amêndoa). Na foto, eu ralei um pouco de baru por cima, por isso aparece um pó meio marrom. Já deixei aqui no site a receita de pesto de beterraba, mas se você quiser continuar na linha dos pestos de folhas, pode fazer de agrião, de rúcula, de salsinha, de sálvia. Na Itália eles fazem também de tomate seco e azeitonas.

Curtiram? Espero que sim! Abraços e até a próxima!

O que achou deste texto?

Leave a reply

© 2015- 2019 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.